Acne é o problema de pele mais comum experimentado por milhões de pessoas. Essa condição pode ser causada por poros obstruídos acompanhados pelo acúmulo de células mortas da pele e bactérias. No entanto, existem alguns alimentos causadores de acne que correm o risco de afetar a produção excessiva de óleo na pele de pessoas com tendência à acne.
É verdade que existem alimentos que podem causar acne?
Geralmente, a causa da acne é o bloqueio dos poros da pele, acompanhado pelo acúmulo de células mortas da pele e excesso de produção de óleo. Os poros da pele obstruídos ou folículos pilosos inflamam devido a bactérias, causando acne. Basicamente, os alimentos para peles com tendência a acne que precisam ser evitados ainda são motivo de debate entre os especialistas. No entanto, um estudo recente publicado no Journal of the Academy Nutrition and Dietetics sugere que certos tipos de alimentos podem afetar significativamente o aparecimento da acne. Essa condição geralmente ocorre entre adolescentes durante a puberdade. Durante a puberdade, o corpo do adolescente produz mais hormônios que afetam a produção do excesso de oleosidade no rosto que acaba gerando problemas de acne. Embora ainda sejam necessárias mais pesquisas sobre os alimentos que causam acne, na verdade o que você ingere pode afetar as condições de saúde da pele. Portanto, é importante comer alimentos saudáveis para que a pele esteja sempre saudável.
Quais são os alimentos que causam acne que devem ser evitados?
Evitar alimentos que causam acne pode ajudar a prevenir futuros surtos de acne, bem como prevenir o agravamento das condições de acne existentes. A seguir estão alguns tipos de alimentos que causam acne que devem ser evitados.
1. Produtos lácteos
Os produtos lácteos podem aumentar a produção do hormônio insulina. Um dos alimentos que causam a acne são os laticínios. Acredita-se que o leite desnatado seja uma das causas da acne. Isso ocorre porque o teor de hormônio é muito alto nele. Acredita-se que as pessoas que apresentam desequilíbrios hormonais, como menstruar ou tomar pílulas anticoncepcionais, correm um risco maior de desenvolver acne. Na verdade, vários estudos mostraram uma ligação entre o consumo de produtos lácteos, que são mais ou menos propensos a causar acne. No entanto, não está claro como os produtos lácteos podem contribuir para a formação de acne. Existem apenas várias teorias científicas por trás disso. Acredita-se que isso seja porque os laticínios podem aumentar a produção do hormônio insulina, exacerbando assim as condições de acne. Além disso, o leite de vaca contém aminoácidos que podem estimular o fígado a produzir mais IGF-1 (
fator de crescimento semelhante à insulina 1) relacionado ao crescimento da acne. No entanto, mais pesquisas ainda são necessárias para ver a relação dos produtos lácteos com os alimentos que causam acne. Se você está preocupado com o fato de que os laticínios podem causar acne, consumir laticínios de origem vegetal, como leite de soja e leite de amêndoa, pode ser uma opção para reduzir o risco de desenvolver acne.
2. Açúcar e carboidratos refinados
Alimentos que contêm açúcar e carboidratos refinados são classificados como alimentos com alto índice glicêmico. Alimentos com alto índice glicêmico são considerados alimentos causadores de acne. Pão branco, biscoitos, massas e macarrão feito de farinha de trigo, arroz branco, alimentos doces, refrigerantes ou bebidas açucaradas são tipos de alimentos com alto índice glicêmico. Alimentos que contêm açúcar e carboidratos refinados podem aumentar os níveis de açúcar no sangue no corpo. Se o corpo produz mais insulina para estabilizar os níveis de açúcar no sangue, pode ocorrer inflamação no corpo. Além disso, os picos nos níveis de açúcar no sangue também podem tornar o hormônio andrógeno ativo no corpo, de modo que produza mais óleo natural ou sebo na pele. A inflamação e a produção excessiva de óleo são o que causa a acne. Portanto, os pesquisadores acreditam que comer alimentos com baixo índice glicêmico pode reduzir a acne. No entanto, mais pesquisas ainda são necessárias para entender os alimentos de alto índice glicêmico como alimentos que podem causar acne.
3. Chocolate
Acredita-se que o chocolate agrave as condições de pele propensa a acne. O chocolate é um alimento que causa acne, você já deve ter ouvido falar dele. Embora existam muitos estudos que discutem a relação do chocolate como um alimento que causa acne, os resultados não foram confirmados até agora. Um estudo publicado na revista Cytokines mostra que o chocolate pode piorar e tornar mais comuns as erupções de acne. Este estudo explica que o chocolate pode aumentar a liberação das proteínas interleucina-1B (IL-IB) e IL-10 que ao interagir com bactérias
Propionibacterium acnes ou
Staphylococcus aureus aumenta o risco de acne. Se você está preocupado em comer chocolate porque é o tipo de alimento que causa acne, escolha chocolate amargo com baixo teor de açúcar. Porque a mistura de açúcar e leite no chocolate pode aumentar o risco de acne.
4. Fast food
Prevê-se que o fast food seja um alimento que causa o aparecimento de acne. Isso é evidenciado em um resultado de pesquisa publicado no Journal of European Academy of Dermatology and Venereology. A pesquisa revelou que adolescentes e adultos que comem fast food podem aumentar o risco de desenvolver acne em 17%. Em um estudo separado, também foi relatado que os participantes que comiam regularmente fast food, especialmente salsichas e hambúrgueres, tinham um risco 24% maior de desenvolver acne.
Acredita-se que a comida lixo afeta os níveis de hormônios no corpo que causam a acne. Os pesquisadores também presumem que o fast food pode afetar os níveis de hormônios no corpo, incentivando assim o crescimento da acne. Observe que a maioria dos resultados da pesquisa sobre fast food mostra apenas o padrão de hábitos alimentares e o risco de desenvolver acne. Isso significa que o fast food não é um alimento que provoca acne toda vez que você o ingere. Portanto, mais pesquisas são necessárias para comprovar a eficácia desses alimentos que podem causar acne.
5. Alimentos ricos em ácidos graxos ômega 6
Uma dieta rica em ácidos graxos ômega 6 também é considerada um alimento que causa acne. Uma dieta rica em ácidos graxos ômega 6 faz com que a sociedade de hoje consuma menos alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3. Como resultado, um desequilíbrio entre os ácidos graxos ômega 6 e ômega 3 faz com que o corpo sofra inflamação ou inflamação, correndo o risco de agravamento das condições de acne da pele. Para superar isso, aumente o consumo de alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3, que podem ajudar a reduzir a inflamação para que as condições de acne diminuam. Embora a ligação entre os ácidos graxos ômega 6 da dieta e o risco de acne pareça promissora, não há estudos que possam provar cientificamente esses alimentos desencadeadores de acne. Portanto, mais pesquisas ainda são necessárias para comprovar sua eficácia.
6. Whey proteína
Outros alimentos que causam acne são:
soro de leite proteínas.
Whey A proteína é um tipo de proteína frequentemente usada em suplementos dietéticos e suplementos esportivos.
Whey A proteína é um tipo de proteína rica em ácidos leucina e glutamina. No entanto, o conteúdo de aminoácidos em
soro de leite A proteína pode fazer com que as células da pele do corpo se dividam mais rapidamente, contribuindo assim para a formação da acne. Além disso, os aminoácidos também são capazes de estimular o corpo a produzir mais insulina, de modo que outros hormônios do corpo desencadeiam a produção de óleo em excesso que faz com que a acne apareça. No entanto, mais pesquisas ainda são necessárias para provar
soro de leite proteína como um tipo de alimento para peles com tendência acneica.
7. Alimentos contêm gordura saturada
Os alimentos oleosos são acusados de desencadear a inflamação. Os alimentos que contêm gordura saturada são considerados alimentos que causam acne. A razão é que os alimentos que contêm gordura saturada podem desencadear inflamações no corpo, estimulando a formação de acne na pele. Isso inclui alimentos fritos e alimentos processados. No entanto, isso não significa que comer alimentos oleosos diretamente pode desencadear o crescimento da acne. Às vezes, respingos de óleo ao fritar os alimentos podem grudar na área do rosto. Essa condição obstrui os poros da pele de modo que a acne pode ocorrer.
8. Alimentos que causam uma reação sensível
Em algumas pessoas, os alimentos que podem causar uma reação sensível podem ser alimentos que causam acne. Essa sensibilidade pode surgir quando o sistema imunológico reconhece erroneamente o alimento como uma "ameaça" ao corpo. Como resultado, o sistema imunológico realiza um ataque imunológico em resposta a ele. Quando essa condição ocorre, o corpo desencadeia uma reação inflamatória que circula por todo o corpo. Assim, a sua condição de acne existente pode piorar e tornar-se mais numerosa. Visto que existem tantos tipos de alimentos que podem causar uma reação sensível no corpo, você pode descobrir quais alimentos desencadeiam a acne por meio de uma dieta de eliminação realizada por um nutricionista ou nutricionista.
Quais alimentos podem prevenir a acne?
Certas dietas não podem prevenir completamente a formação de acne. Porque há uma série de outros fatores de risco que desencadeiam o aparecimento da acne. No entanto, acredita-se que a dieta certa mantém sua pele limpa e evita a acne que parece estar piorando. Aqui estão alguns tipos de alimentos que podem prevenir a formação de acne.
1. Alimentos que contêm fibras
Vegetais e frutas são grandes fontes de fibras. Um dos alimentos que previnem o aparecimento da acne são os alimentos que contêm fibras, como vegetais, frutas e grãos inteiros. Alimentos que contêm fibras podem ajudar a manter estáveis os níveis de açúcar no sangue e o hormônio insulina no corpo. Assim, a formação de acne pode ser prevenida. De acordo com o Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa, os alimentos que contêm alto teor de fibras também são ricos em antioxidantes que podem combater os radicais livres e o estresse oxidativo no corpo. Isso é o que pode ajudar a aliviar a acne que você está enfrentando.
2. Alimentos contendo probióticos
O próximo alimento para combater a acne são os alimentos probióticos, como o iogurte. Isso ocorre porque os alimentos que contêm probióticos têm bactérias boas que podem ajudar a reduzir a inflamação. Assim, o risco de crescimento da acne pode ser evitado.
3. Alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3
O salmão é um dos alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3. Alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 também podem ajudar a prevenir a formação de acne mais tarde na vida. Os ácidos graxos ômega 3 que podem ser encontrados no salmão, sardinha e várias nozes (nozes e amêndoas) e sementes (sementes de linho e sementes de chia) têm efeitos antiinflamatórios. Portanto, consumi-lo regularmente pode reduzir o risco de crescimento de acne na pele.
4. Cúrcuma
A cúrcuma é outro alimento que combate a acne. A cúrcuma contém compostos antiinflamatórios na forma de curcumina. Esses compostos podem estabilizar os níveis de açúcar no sangue, aumentar a sensibilidade à insulina, enquanto inibem o crescimento de bactérias causadoras de acne. Com isso, o aparecimento de acne no futuro pode ser evitado. Você pode consumir açafrão, adicionando-o à sua dieta diária.
5. Chá verde
O chá verde contém polifenóis que são frequentemente associados à redução da inflamação e à diminuição da produção de óleos naturais ou sebo na pele. Na verdade, os benefícios do chá verde para a pele, derivados de seus extratos, reduzem a severidade da acne quando aplicado na pele.
6. Alimentos ricos em zinco
Um estudo publicado na Biomed Research International explica que consumir alimentos ricos em zinco pode manter os hormônios estáveis. Porque os níveis de zinco no corpo muito baixos podem piorar a acne. O estudo recomenda que consumir até 40 miligramas de zinco por dia pode reduzir a inflamação na acne. Você pode comer alimentos para reduzir a acne consumindo alto teor de zinco que vem da carne, quinua, lentilha, caranguejo, castanha de caju e sementes de abóbora. Além de vários alimentos para reduzir a acne, também é aconselhável comer alimentos que contenham vitaminas A e E.
Leia também: O tratamento facial da acne certo para uma pele saudável Embora existam vários tipos de alimentos que causam acne, você ainda deve ter cuidado e ser seletivo ao comer alimentos saudáveis para que sua pele esteja sempre livre de acne. Observe que os alimentos que causam acne acima não têm necessariamente o mesmo efeito em todas as pessoas. Portanto, é uma boa ideia experimentá-lo primeiro e ver qual tipo de alimento para a prevenção da acne é o mais eficaz. Não se esqueça de sempre registrar qualquer alimento que desencadeie uma reação sensível no trato digestivo a alergias. Além de manter uma dieta para peles com tendência a acne, também é importante manter a pele limpa para que a acne não apareça novamente no futuro. [[artigos relacionados]] Se você evitou alimentos que causam acne, mas esses problemas de pele ainda aparecem ou estão piorando, seria melhor consultar um médico para obter o tratamento correto. Você também pode
consulte um médico por meio do aplicativo de saúde da família SehatQ para saber mais sobre outros alimentos que desencadeiam a acne. Certifique-se de que você fez o download via
App Store e Google Play.