Circunferência abdominal normal e doença cardiovascular

O tamanho da circunferência abdominal pode ser usado como um indicador de nossa saúde. A circunferência abdominal normal para asiáticos é de no máximo 90 cm para homens e 80 cm para mulheres. O tamanho da circunferência abdominal que é maior que esse número ou tem um estômago distendido é considerado uma condição de obesidade central. Esta situação apresenta sérios riscos à saúde.

A importância de manter uma circunferência abdominal normal

O abdômen distendido também é conhecido como obesidade central ou obesidade abdominal. Este termo se refere à presença de muita gordura na região abdominal. Essa condição também está relacionada ao tipo de forma corporal da pessoa. Aqueles que têm o formato do corpo de uma maçã tendem a ter um acúmulo de gordura ao redor do estômago. Em contraste com os tipos de corpo, como as peras, que tendem a ter acúmulo de gordura nos quadris, nádegas e coxas. O acúmulo de gordura na região abdominal pode representar um risco maior de desenvolver problemas graves de saúde do que o acúmulo de gordura nas coxas e nádegas. A gordura que se acumula no estômago consiste, na verdade, em dois tipos, a saber, gordura subcutânea e gordura visceral.
  • Gordura subcutânea

A gordura subcutânea é a gordura regular que se acumula no tecido adiposo sob a pele. Essa gordura é como outras gorduras que se acumulam nas coxas, quadris, nádegas e braços. Embora ainda não seja boa para a saúde, a gordura subcutânea não ameaça diretamente a saúde, causando doenças, quando comparada à gordura da barriga.
  • Gordura visceral

É uma história diferente com gordura visceral. A gordura que se acumula ao redor dos órgãos do abdômen está relacionada ao mecanismo de resposta ao estresse excessivo do corpo. Como resultado, a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue podem aumentar, e há risco de doença cardíaca. Pesquisas recentes descobriram lipotoxicidade relacionada à gordura visceral. Essas células de gordura parecem liberar seus produtos metabólicos diretamente na circulação, que transporta o sangue para o fígado. células de gordura visceral aumentados e cheios de triglicerídeos em excesso, drenam os ácidos graxos livres para o fígado. Além de se acumularem no fígado, os ácidos graxos livres também se acumulam no pâncreas, no coração e em outros órgãos internos, que na verdade não têm a função de armazenar gordura. Como resultado, esses órgãos apresentam disfunções e distúrbios no controle da insulina, do açúcar no sangue e do colesterol. Na verdade, existem outros fatores possíveis que afetam o metabolismo da gordura e da glicose que requerem mais pesquisas. No entanto, todas as observações clínicas e pesquisas médicas concluem que o acúmulo de gordura abdominal desempenha um papel importante na causa de doenças cardiovasculares. Portanto, é muito importante certificar-se de que sua circunferência abdominal está dentro da faixa normal.

Como medir a circunferência abdominal normal corretamente

A maneira mais precisa de medir os níveis de gordura corporal, os tipos de gordura corporal e onde a gordura corporal se acumula é usar tomografia computadorizadaVarredura (Tomografia computadorizada) ou imagem de ressonância magnética (Ressonância magnética). No entanto, ambos os métodos requerem equipamentos bastante complicados e são bastante caros. Como alternativa, existe uma maneira de medir a circunferência abdominal que é fácil, barata e pode ser feita por pessoas comuns para estimar os níveis de gordura corporal. Aqui estão as etapas:
  • Para medir a circunferência do estômago corretamente, tire os sapatos e fique com os pés juntos.
  • Certifique-se de que o estômago está aberto, sem ser bloqueado por roupas ou outras coberturas.
  • Relaxe e expire.
  • Use uma fita métrica de costura para medir a circunferência de sua barriga.
  • Passe a fita métrica logo acima do umbigo.
Este número é a circunferência do seu estômago. Fácil, certo?

Combine com outros métodos de medição

Visto que a medição da circunferência abdominal não é realmente a maneira mais precisa de determinar os níveis de gordura corporal e o risco de doenças, ela deve ser usada em conjunto com outros métodos de medição para obter resultados mais precisos. O tamanho da circunferência abdominal pode ser combinado com o tamanho do índice de massa corporal (IMC). O índice de massa corporal é uma ferramenta para determinar a categoria de peso normal, menos, mais ou obesidade. Este cálculo é baseado em sua altura e peso. A combinação de métodos de medição da circunferência abdominal e do índice de massa corporal pode ser mais precisa na estimativa do risco de doenças que podem surgir relacionadas à obesidade. O índice de massa corporal fornecerá uma estimativa da quantidade total de gordura corporal. Enquanto isso, o tamanho da circunferência abdominal irá estimar o conteúdo de gordura visceral Você.

Faça isso para que a circunferência abdominal esteja normal

A única maneira de obter uma circunferência abdominal normal é emagrecer até atingir a figura ideal. Ao perder peso, você certamente não pode simplesmente optar por encolher certas partes do corpo. Pode ser que o tamanho dos quadris e das coxas seja menor, mas a gordura da barriga não desapareceu completamente. Não se preocupe muito se ainda tiver gordura na barriga. Devido ao reduzido acúmulo de gordura no abdômen, ainda tem impacto na redução do risco de doenças cardiovasculares. Converse com seu médico ou nutricionista para determinar quanto você precisa perder peso para atingir uma circunferência de cintura normal. Em seguida, faça esforços graduais para mudar seu estilo de vida com uma dieta balanceada, exercite-se regularmente e controle o estresse.