Baixa estatura: causas, sintomas e como evitá-la em crianças

A baixa estatura é um problema de desnutrição crônica devido à falta de ingestão nutricional por um longo período, resultando em comprometimento do crescimento das crianças. Uma criança é considerada atrofiada se sua altura for menor ou menor (curta) do que a idade padrão (com base no WHO-MGRS).

O que causa nanismo em crianças?

A principal causa da baixa estatura é a desnutrição crônica, uma vez que o bebê está no útero até o início da vida da criança (1000 dias após o nascimento). Vários fatores levam à desnutrição crônica, incluindo:
  • Fatores de desnutrição vivenciados por mulheres grávidas e crianças menores de cinco anos
  • Falta de conhecimento das mães sobre nutrição antes da gravidez, durante a gravidez e após o parto
  • Acesso limitado a serviços de saúde, incluindo serviços de gravidez e pós-parto (após o parto)
  • Falta de acesso a água potável e saneamento
  • Falta de acesso a alimentos nutritivos devido à incapacidade de pagar

Quais são os sintomas e efeitos do nanismo?

Aqui estão alguns dos sintomas de retardo de crescimento que podem ser identificados:
  • Corpo curto abaixo da média devido ao crescimento lento
  • Retardo no crescimento do dente
  • Pouca capacidade de se concentrar e lembrar das lições
  • Puberdade tardia
  • As crianças ficam mais quietas e não fazem muito contato visual com as pessoas ao seu redor (geralmente em crianças de 8 a 10 anos).
O nanismo pode ter um impacto negativo nas crianças, tanto a curto como a longo prazo. O impacto de curto prazo do nanismo é a interrupção do desenvolvimento do cérebro, inteligência, distúrbios no crescimento físico e distúrbios metabólicos. Enquanto isso, o impacto de longo prazo da baixa estatura que não é tratada imediatamente é uma diminuição nas habilidades cognitivas do cérebro, imunidade enfraquecida para que seja fácil ficar doente e tem um alto risco de desenvolver doenças metabólicas, como obesidade, doenças cardíacas, e doenças dos vasos sanguíneos.

Como detectar nanismo em crianças

O retardo de crescimento pode ser detectado por meio de centros de serviços de saúde, como centros de saúde ou hospitais, usando a medição padrão da OMS-MGRS (Estudo de referências de crescimento multicêntrico), Pontuações Z e marcos de Denver.

Como prevenir a baixa estatura em crianças

A baixa estatura em crianças pode ser evitada de várias maneiras importantes, como:

1. Dieta

O termo 'Fill My Plate' com nutrição equilibrada deve ser introduzido e usado na vida quotidiana. Em uma porção, metade do prato é recheada com vegetais e frutas, enquanto a outra metade é recheada com fontes de proteína (vegetal ou animal) com mais porções do que carboidratos.

2. Paternidade

A baixa estatura também é influenciada por aspectos comportamentais, especialmente na má criação dos filhos na alimentação de bebês e crianças pequenas. Para prevenir a baixa estatura, a boa paternidade pode ser aplicada a partir da educação sobre saúde reprodutiva e nutrição para adolescentes, para mulheres grávidas para entender a importância de atender às necessidades nutricionais durante a gravidez. Outras medidas preventivas que podem ser tomadas são check-ups regulares durante a gravidez, dar à luz em uma unidade de saúde, iniciar a amamentação precoce (DMI) e buscar leite materno (ASI), especialmente nos poucos dias após o nascimento do bebê, quando o leite materno contém muito leite, colostro. Dê aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade, seguido de alimentação complementar (MPASI). Continue monitorando o crescimento e o desenvolvimento do bebê no centro de saúde.

3. Saneamento e acesso a água limpa

O baixo acesso a serviços de saúde, acesso a saneamento e água potável tem um papel na formação de retardo de crescimento. Além disso, o hábito de lavar as mãos com sabão e água corrente deve ser implementado para proteger o corpo de vários fatores que causam o atraso no crescimento. Escritor: dr. Wan Nedra, Sp.A

dr. Tuty Rahayu, Sp.A

dr. Primo Parmanto, Sp.A

dr. Sri Wahyu Herlina, Sp.A Hospital YARSI