Significado de sacarose e a diferença com frutose e glicose

A sacarose é uma forma de açúcar de que o corpo necessita em quantidades suficientes. Se consumido em excesso, esta ingestão realmente importante pode realmente desencadear doenças, incluindo diabetes ou níveis elevados de açúcar no sangue. O sucorse do açúcar é diferente da frutose e da glicose. Ao compreender a diferença entre os três, será mais fácil classificar a ingestão de alimentos que entra no corpo e manter a saúde.

Diferença entre sacarose, frutose e glicose

A sacarose é feita de frutose e glicose. A sacarose é diferente da frutose e da glicose, embora ambas sejam tipos de açúcar. Aqui está a explicação.

• sacarose

A sacarose é um tipo de açúcar que costumamos encontrar. Uma das formas mais populares de sacarose é o açúcar granulado.

Com base em sua composição química, os açúcares são basicamente divididos em dois grupos, a saber, dissacarídeos e monossacarídeos. A sacarose é um tipo de açúcar que pertence ao grupo dos dissacarídeos, enquanto a glicose e a frutose são monossacarídeos. O próprio açúcar dissacarídeo é formado por dois monossacarídeos. Ou seja, a sacarose é um açúcar formado a partir da frutose e da glicose. A sacarose pode ser encontrada naturalmente em frutas, vegetais e grãos inteiros. Este tipo de açúcar também é frequentemente adicionado a vários produtos alimentícios, como sorvetes, cereais, doces e alimentos enlatados.

• glicose

A glicose é um tipo de açúcar com composição química monossacarídica que o corpo costuma usar como principal fonte de energia. A energia gerada a partir do processamento da glicose será utilizada pelas células para se manter funcionando. A glicose também é o principal tipo de açúcar no sangue. Os níveis de glicose no sangue são regulados por vários hormônios, incluindo a insulina. Nos alimentos, a glicose é um componente dos carboidratos. Portanto, quando comemos arroz, pão, farinha e outras fontes de carboidratos, os níveis de glicose no sangue aumentam. Quando comparada com a sacarose e a frutose, a glicose é o componente que aumenta rapidamente os níveis de açúcar no sangue.

• Frutose

A frutose é um tipo de açúcar monossacarídeo que muitas vezes também é conhecido como açúcar de frutas e pode ser encontrado naturalmente em frutas, mel, agave e tubérculos. Esse componente também pode ser processado a partir da cana-de-açúcar e do milho. A frutose artificial, frequentemente encontrada em vários alimentos e bebidas embalados, geralmente está presente na forma de xarope de milho com alto teor de frutose. Comparada com a sacarose e a glicose, a frutose tem o gosto mais doce. No entanto, esse tipo de açúcar tem pouco efeito sobre os níveis de açúcar no sangue. Mesmo assim, isso não significa que a frutose possa ser consumida em excesso. A longo prazo, níveis elevados de frutose podem desencadear um aumento nos níveis de triglicéridos no sangue e aumentar o risco de síndrome metabólica e fígado gordo. Leia também:Impressionado com a saúde, esses vários alimentos são ricos em açúcar

O impacto do consumo excessivo de sacarose e outros tipos de açúcar

Sacarose, frutose e glicose podem causar ganho de peso. Consumir muito açúcar, seja sacarose, frutose ou glicose, pode desencadear vários problemas de saúde no corpo, como os seguintes.

1. Ganho de peso

No açúcar, não há outro conteúdo nutricional além de carboidratos e calorias. Ambos são componentes que podem desencadear ganho de peso se consumidos em excesso. Uma colher de sopa de açúcar contém 50 calorias e 12,6 gramas de carboidratos. Este número pode não parecer muito. No entanto, em um tipo de bebida ou alimento doce, o açúcar incluído pode ser superior a 2 ou até 4 colheres. Se esse padrão de consumo for realizado de forma contínua, o excesso de calorias que entram no corpo gradativamente levará ao ganho de peso.

2. Aumento dos níveis de açúcar no sangue

O açúcar que consumimos, seja sacarose, glicose ou frutose, terá um efeito sobre os níveis de açúcar no sangue.

Embora a glicose seja a que mais rapidamente provoca o aumento do açúcar no sangue, isso não significa que as outras não causem o mesmo. O consumo excessivo de açúcar a longo prazo pode levar ao diabetes tipo 2.

3. Dano cardíaco

Consumir muito açúcar aumenta o risco de doença cardíaca. O ganho excessivo de peso ou a obesidade que podem ser desencadeados por esse padrão de consumo também são um fator de risco para doenças cardíacas.

4. Cárie dentária

O açúcar é o principal alimento das bactérias da cavidade oral. Se essas bactérias continuarem a crescer, secretarão ácidos que podem corroer os dentes, causando cáries.

5. A pele torna-se propensa a acne

Pessoas que costumam consumir alimentos e bebidas açucaradas têm maior risco de desenvolver problemas de acne na pele. Enquanto isso, reduzir a ingestão de açúcar pode reduzir a produção fator de crescimento como insulina, hormônios androgênicos e sebo. Estas são todas as causas da acne.

6. envelhecimento prematuro

Além da acne, o impacto do consumo em excesso de açúcar na pele é que faz com que ela pareça mais velha.

Isso ocorre porque o açúcar em grandes quantidades pode afetar a formação de colágeno, que desempenha um papel em tornar a pele mais firme.

7. Aumento do risco de contrair câncer

O hábito de consumir grandes quantidades de açúcar desencadeia inflamação, estresse oxidativo e obesidade. Todos os três são fatores de risco para câncer. [[Artigo relacionado]]

Dicas para reduzir o consumo excessivo de sacarose

A seguir estão dicas para reduzir a ingestão de sacarose e outros tipos de açúcar para evitar doenças.
  • Reduza lentamente a quantidade de açúcar em alimentos e bebidas caseiras.
  • Reduza o consumo de alimentos embalados e bebidas com alto teor de açúcar, como cereais, bem como várias bebidas com sabor, como chá embalado, refrigerante e café com leite.
  • Se você quiser comer algo doce, coma frutas frescas.
  • Preste atenção ao rótulo nutricional na embalagem ao comprar alimentos ou bebidas.
  • Use adoçantes mais naturais, como frutas frescas, para adicionar sabor aos alimentos em aveia, panquecas ou bolos, em vez de açúcares artificiais, como açúcar granulado, açúcar mascavo, açúcar em pó e outros tipos de açúcar.
Se você quiser saber mais sobre as diferenças entre sacarose, glicose e frutose e seu impacto na saúde, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.