Esta é a causa da pigmentação da pele e como superá-la

A pigmentação da pele é uma condição na qual aparecem manchas de pele mais escuras do que a área circundante da pele. Essa condição também é conhecida como hiperpigmentação. Existem vários tipos de pigmentação da pele, nomeadamente manchas senis, melasma e hiperpigmentação pós-inflamatória. A pigmentação da pele ocorre porque a pele produz uma substância chamada melanina, que tem a função de colorir excessivamente a pele em certas áreas. Essa condição faz com que o tom da pele apareça irregular e pode ocorrer em todos os tipos de pele.

Causas da pigmentação da pele

Existem várias coisas que podem causar a pigmentação da pele, incluindo:

1. Exposição ao sol

A luz solar é a principal causa da pigmentação da pele. Quando a pele é exposta à luz solar, a melanina atua como um protetor solar natural para a pele, protegendo-o dos nocivos raios ultravioleta. A exposição excessiva ao sol pode interferir neste processo natural da pele, causando sua pigmentação.

2. Fator de idade

A causa da pigmentação da pele também pode ser influenciada pela idade. À medida que envelhecemos, a distribuição da melanina se torna mais focada em certas áreas da pele. Essa condição pode causar manchas senis, que geralmente são experimentadas por pessoas com mais de 40 anos.

3. Condições hormonais

A pigmentação da pele pode ser causada por condições hormonais, especificamente melasma. Essa condição geralmente ocorre em mulheres grávidas que apresentam alterações nas condições hormonais. O melasma ocorre quando os hormônios estrogênio e progesterona estimulam a produção excessiva de melanina quando a pele é exposta ao sol ou como efeito colateral de certos tratamentos hormonais.

4. Devido a doença

A pigmentação da pele também pode ser desencadeada por doenças ou como um sintoma de certas doenças, como doenças autoimunes, distúrbios metabólicos, distúrbios digestivos, deficiências de vitaminas e assim por diante. Além disso, existem causas mais sérias de pigmentação da pele, incluindo doença de Addison e hemocromatose.

5. Devido a lesão e inflamação

A pigmentação da pele que ocorre depois que a pele é ferida e inflamada é conhecida como hiperpigmentação pós-inflamatória. Depois que a ferida cicatriza, a pele na área da cicatriz pode mudar de cor e ficar mais escura. Algumas das causas deste tipo de pigmentação da pele incluem queimaduras, infecções de pele, feridas abertas, exposição a produtos químicos, acne.

6. Efeito do tratamento

O tipo de medicamento que você toma pode, na verdade, contribuir para a pigmentação da pele. Vários tipos de medicamentos que podem desencadear esse problema de pele são quimioterápicos, antibióticos, antimaláricos e anticonvulsivantes.

Sintomas de pigmentação da pele

Os sintomas de pigmentação da pele podem variar de acordo com o tipo. Aqui estão alguns deles:

1. Manchas da idade

Manchas da idade, como mancha de fígado ou lentigo solar, apresenta sintomas de manchas marrons ou pretas na pele e geralmente aparecem no rosto e nas mãos ou em áreas do corpo expostas ao sol. Este tipo de pigmentação da pele é mais comum em idosos ou após exposição excessiva ao sol.

2. Melasma

O melasma apresenta sintomas na forma de grandes manchas ou manchas pretas. Essa condição geralmente aparece na testa, rosto e estômago.

3. Hiperpigmentação pós-inflamatória

Esta pigmentação da pele é geralmente na forma de manchas pretas ou manchas que aparecem nas áreas da pele onde ocorreram feridas ou inflamação. A hiperpigmentação após a inflamação geralmente aparece no rosto, pescoço e outras áreas feridas ou inflamadas. [[Artigo relacionado]]

Como tratar a pigmentação da pele

Se você tem pigmentação na pele, a primeira coisa que você deve fazer é evitar a exposição ao sol. No mínimo, sempre use um protetor solar com FPS 30 para proteção contra os raios UVA e UVB ao fazer atividades ao ar livre. Além disso, você também precisa evitar o hábito de esfoliar a pele doente ou inflamada para evitar a pigmentação da pele. Se você deseja se submeter a um tratamento para tratar problemas de pigmentação da pele, aqui estão algumas opções que você pode tomar:
  • Usar tratamentos tópicos com ingredientes clareadores da pele, como ácido azelaico, retinóides, vitamina C, hidroquinona, ácido kójico e outros.
  • Ser submetido a procedimentos cosméticos, como terapia a laser, IPL, peeling químicoe microdermoabrasão.
É melhor consultar o seu médico antes de se submeter a qualquer tratamento cosmético ou procedimento para remover a pigmentação da pele. Seu médico pode ajudar a determinar o tipo de tratamento mais apropriado para seu problema de pele. Se você tiver dúvidas sobre problemas de pele, pergunte ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe o aplicativo SehatQ agora na App Store ou Google Play.