Não apenas as mulheres, os homens também precisam manter a saúde de seus órgãos reprodutivos regularmente. A saúde reprodutiva ideal terá uma influência positiva no seu desempenho sexual e na sua capacidade de ter filhos. Portanto, você não deve ignorar as seguintes maneiras de manter a saúde dos órgãos reprodutivos masculinos.
Como manter a saúde dos órgãos reprodutores masculinos
Aqui estão várias maneiras de manter os órgãos reprodutivos masculinos que você precisa fazer para que sua função e limpeza sejam sempre mantidas.
1. Limpe os genitais regularmente
Tomar banho duas vezes ao dia pode ajudar a manter o pênis limpo. Uma das maneiras mais importantes de manter a saúde reprodutiva masculina é garantir a limpeza de seus órgãos íntimos. Limpe o pênis regularmente para evitar o acúmulo de sujeira, como smegma e germes, para evitar vários riscos de infecção, doença ou outros problemas. Tomar banho duas vezes ao dia e limpar os órgãos genitais após defecar ou urinar é o suficiente para manter a limpeza. Além disso, não se esqueça de trocar de roupa íntima regularmente para mantê-la limpa e confortável de usar.
2. Circuncisão
A circuncisão ou circuncisão é um procedimento médico para cortar o prepúcio do pênis. Embora não seja clinicamente necessário, na verdade os benefícios da circuncisão são muito grandes para a saúde da genitália masculina. Esses benefícios incluem tornar o pênis mais fácil de limpar e evitar vários problemas, como o prepúcio que não pode ser puxado para trás (fimose) ou vice-versa (parafimose). É por isso que a circuncisão é uma forma de manter a saúde dos órgãos reprodutivos masculinos que não deve ser ignorada.
3. Verificação de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) regularmente
Homens que foram sexualmente ativos, especialmente aqueles que fizeram sexo sem preservativo, têm maior risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Especialmente se o sexo não for feito com segurança. Portanto, é recomendável que você realize exames de DST e exames genitais em um dermatologista e ginecologista regularmente. O teste PMS geralmente inclui:
- Exame de gonorréia e clamídia
- Teste de HIV
- Teste de infecção por HPV
- Verificação de herpes
- Teste de sífilis
Além disso, evitar múltiplos parceiros sexuais é uma das melhores maneiras de prevenir DSTs. O risco de doenças sexualmente transmissíveis também pode ser reduzido com o uso de preservativos durante as relações sexuais.
4. Consumo de alimentos nutritivos
Comer alimentos ricos em ômega-3 pode ajudar a manter um pênis saudável. Alimentos ricos em fibras e com baixo teor de gordura podem ser benéficos para a saúde dos órgãos vitais masculinos, incluindo a prevenção de vários tipos de doenças reprodutivas masculinas. Além disso, acredita-se que vários tipos de alimentos também melhoram o desempenho sexual masculino. Cebola, alho, banana, pimentão e pimenta podem ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo para o pênis. Da mesma forma, os alimentos que contêm ácidos graxos ômega-3, como salmão, nozes e ostras. Alimentos que contêm vitamina B1, como amendoim e feijão, também são benéficos para a saúde reprodutiva masculina. Além de melhorar o fluxo sanguíneo, esta vitamina contribui para aumentar as reações nervosas no pênis.
5. chegabeber água
A próxima maneira de manter a saúde dos órgãos reprodutivos masculinos é beber água. Beber quantidades adequadas de água pode ajudar os rins a remover toxinas do corpo por meio da urina. O consumo de água suficiente é caracterizado por urina de cor brilhante, inodora e fácil de expelir. A urina que sai também carrega germes ou bactérias que podem se alojar em seus órgãos genitais. Com a facilidade de sair a urina, os órgãos reprodutores ficam mais limpos para evitar o risco de doenças.
6. Pratique exercícios regularmente
O exercício regular é de fato benéfico para a saúde geral do corpo, não apenas para manter a saúde do pênis ou para manter a saúde de outros órgãos reprodutivos masculinos. Dois esportes benéficos para a saúde reprodutiva são os exercícios aeróbicos, como corrida, natação e caminhada rápida; e treinamento de força muscular, como levantamento de peso e exercícios de Kegel.
7. Mantenha o peso corporal ideal
Manter um peso corporal ideal também é uma maneira de manter a saúde dos órgãos reprodutivos masculinos. Um estudo mostra que o excesso de peso em homens está associado a níveis mais baixos do hormônio testosterona, pior qualidade do esperma e diminuição da fertilidade. Na verdade, as chances de infertilidade em homens obesos podem aumentar em até 10% para cada 9 kg de ganho de peso.
8. Pare de fumar
Muitos estudos mostram que a maioria dos homens que sofrem de disfunção erétil (impotência) são fumantes. Com base nisso, os perigos do fumo precisam ser vigiados porque ele desempenha um papel importante em causar problemas de saúde reprodutiva masculina, como a disfunção erétil. Os hábitos de fumar podem obstruir as artérias que fornecem sangue ao pênis. Esta é a causa da disfunção erétil que torna difícil para você fazer sexo. É por isso que você deve tentar este método para manter a saúde dos órgãos reprodutivos masculinos. Além de parar de fumar, evite bebidas alcoólicas e drogas ilegais.
9. Evite o estresse
Evitar e controlar o estresse também é uma forma de manter a saúde dos órgãos reprodutivos masculinos, o que não é menos importante. O motivo é que o estresse pode causar baixos níveis de testosterona. Isso não só tem um impacto na redução do desejo sexual, mas também pode causar disfunção erétil.
Roupas íntimas apertadas podem ter um efeito negativo sobre os espermatozoides Com base em pesquisas, roupas íntimas apertadas podem afetar a quantidade de produção de espermatozoides. Isso ocorre porque os testículos, como uma "fábrica" de produção de espermatozóides, são muito sensíveis à temperatura do ar. Idealmente, a temperatura nos testículos é alguns graus mais baixa do que a temperatura abdominal. A roupa íntima apertada pode pressionar os testículos mais perto da área abdominal, causando um aumento na temperatura. Esse aumento de temperatura fará com que o processo de produção de espermatozoides pelos testículos não seja o ideal. Portanto, você deve evitar o uso de roupas íntimas muito apertadas para que o processo de produção de espermatozoides corra bem.
11. Use copa atlética
Se você gosta de esportes que permitem contato ou colisão com oponentes, recomendamos o uso
copa atlética ou
copo de proteção .
copa atlética é um equipamento esportivo na forma de um protetor de órgão vital masculino que serve para proteger seus órgãos genitais de colisões e lesões perigosas durante a prática de esportes. [[artigos relacionados]] Se você tiver mais perguntas sobre como manter a saúde dos órgãos reprodutivos masculinos, pode
pergunte ao médico no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe o aplicativo SehatQ agora
na App Store ou Google Play .