O paracetamol é um medicamento que se mostrou eficaz na redução da dor de dente. Este medicamento também é seguro para consumo por crianças, mulheres grávidas e pessoas alérgicas a analgésicos AINEs. Mas lembre-se de que a dor só diminuirá temporariamente. Você ainda precisa consultar um dentista para tratar a causa raiz da dor de dente. Porque se a fonte não for tratada, a dor vai continuar aparecendo.
Como tomar paracetamol para dor de dente
A tomada de paracetamol para dor de dente deve ser de acordo com a dose da embalagem. Quando uma dor de dente surge e você não teve tempo de ir ao dentista, tomar paracetamol pode ser uma solução para aliviá-la. Embora mais conhecido como medicamento para a febre, o paracetamol também é eficaz no alívio da dor leve a moderada. O paracetamol pode ser comprado sem receita nas farmácias. Você também pode obtê-lo em versões genéricas e de marca. Lançados do National Drug Information Center (Pionas), exemplos de medicamentos de marca que contêm o ingrediente ativo paracetamol incluem Panadol, Pamol, Sanmol e Biogesic. Embora seja um medicamento leve, o uso de paracetamol também deve seguir as regras de dosagem aplicáveis. Aqui está a dose certa de tomar paracetamol para dor de dente.
• Adultos
Os adultos podem tomar paracetamol a cada 4-6 horas na dose de 500 mg-1.000 mg uma vez. A dose máxima por dia é de 4.000 mg.
• Crianças
Não dê paracetamol a crianças com menos de 2 anos de idade sem antes consultar um médico. Entretanto, para crianças e adolescentes com idades entre 2 e 16 anos, a seguinte é a posologia recomendada de acordo com as regras de uso.
- Idade 2 - <4 anos: 180 mg por bebida única
- Idade 4 - <6 anos: 240 mg por bebida única
- Idade 6 - <8 anos: 240 ou 250 mg por bebida única
- Idade 8 - <10 anos: 360 ou 375 mg por uma bebida
- Idade 10 - <12 anos: 480 ou 500 mg por bebida
- Idade 12 - <16 anos: 480 ou 750 mg por bebida
O paracetamol pode ser tomado a cada 4-6 horas, no máximo 4 vezes ao dia.
• Mulheres grávidas e lactantes
O uso de paracetamol em mulheres grávidas é geralmente seguro a curto prazo. No entanto, as mulheres grávidas e lactantes ainda precisam consultar um médico antes de tomar este medicamento para que os efeitos colaterais no feto não ocorram. Além disso, este medicamento também corre o risco de vazar para o leite materno. O paracetamol não deve ser usado a longo prazo. Porque quando consumido em excesso, esse medicamento corre o risco de causar danos ao fígado. Depois de tomar paracetamol, vá imediatamente ao dentista mais próximo para obter o tratamento adequado.
Leia também:O medicamento mais eficaz para dor de dente, de ingredientes naturais a medicamentos para farmácias
Outro remédio para dor de dente
Os AINEs podem tratar a dor de dente acompanhada de inchaço. Além do paracetamol, existem vários outros analgésicos que podem ser tomados para aliviar a dor de dente, como:
1. Ácido mefenâmico
O ácido mefenâmico é um antiinflamatório não esteroidal (AINE) que pode aliviar a dor de dente. Ao contrário do paracetamol, os AINEs também podem ser usados para aliviar a inflamação. Portanto, se a dor de dente for acompanhada de inchaço, esse grupo de medicamentos é o mais recomendado. No entanto, se você tiver problemas de estômago, deve primeiro consultar um médico antes de tomar este medicamento.
2. Diclofenac
O diclofenaco é um dos medicamentos mais usados para dor de dente. Este medicamento também está incluído na classe AINE e pode ser tomado duas vezes ao dia. Normalmente, esse medicamento está disponível em embalagens de 25 mg e 50 mg. Certifique-se de seguir as instruções de uso listadas na embalagem para obter a eficácia máxima e minimizar o risco de efeitos colaterais.
3. Ibuprofeno
O ibuprofeno é freqüentemente usado para aliviar a febre. No entanto, a droga que também está incluída no grupo AINE também pode ser consumida como remédio para dor de dente e outras dores, incluindo dores nas articulações. O consumo do ibuprofeno deve ser feito de acordo com a posologia e as instruções de uso listadas na embalagem. [[artigo relacionado]] Tomar medicamentos para aliviar a dor de dente pode ser feito como um tratamento de emergência. Ainda é necessário ir ao médico para fazer um check-up odontológico para receber tratamento imediato, como obturações ou outros tratamentos de acordo com a causa. Se você só tomar remédio, a dor de dente vai voltar a qualquer momento e a cárie vai piorar. Se você quiser discutir mais sobre o uso de paracetamol para dor de dente,
pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em
App Store e Google Play.