7 benefícios das vieiras verdes e os perigos do consumo excessivo

O mexilhão verde é um dos mariscos mais comuns que encontramos. Essas conchas são frequentemente vendidas, tanto em restaurantes quanto em vendedores ambulantes. A textura em borracha com muitas opções de especiarias faz do mexilhão verde um dos meus frutos do mar favoritos. Além de deliciosos para comer, descobrimos que os benefícios do mexilhão verde para o corpo também são muitos.

Teor de nutrientes em mexilhões verdes

Os mexilhões verdes estão cheios de nutrientes e micronutrientes. Esses crustáceos são ricos em vitaminas e minerais e são considerados uma fonte de proteína com baixo teor de gordura. Aqui está uma lista completa de conteúdo nutricional: Em 100 gramas de mexilhões verdes continham:
  • Proteína: 17,7 gramas
  • Gordura: 2,9 gramas
  • Carboidratos: 3,9 gramas
  • Cálcio: 163 miligramas (mg)
  • Ferro: 10,3 gramas
  • Zinco: 1,5 gramas
  • Vitamina A total: 38,7 microgramas (mcg)
  • Vitamina B12: 19 microgramas
  • Vitamina E: 0,74 miligramas.
Leia também: Não tenha medo de comer frutos do mar, reconheça o conteúdo e os benefícios dos frutos do mar para a saúde

Benefícios do mexilhão verde para a saúde corporal

Os mexilhões verdes contêm muitos nutrientes Devido ao seu conteúdo nutricional, os mexilhões verdes têm vários benefícios que são bons para o corpo. Aqui estão os benefícios do mexilhão verde para a saúde:

1. Reduzindo os sintomas causados ​​pela asma

Os mexilhões verdes, sabidamente ricos em nutrientes, fizeram um grupo de pesquisadores buscar seus benefícios à saúde. De acordo com um estudo de Emelyanov, os mexilhões verdes comprovadamente ajudam a melhorar a respiração e a reduzir a ocorrência de sintomas causados ​​pela asma.

2. Reduza os sintomas causados ​​pela osteoartrite

Existem pelo menos quatro estudos que analisam os efeitos dos mexilhões verdes em pacientes com osteoartrite. Os pacientes com osteoartrite sentirão dores nas articulações devido ao inchaço que surge devido ao atrito entre as extremidades dos ossos que constituem a articulação. Todos os estudos realizados revelam que o consumo do mexilhão verde como terapia complementar aos medicamentos para osteoartrite pode reduzir a dor e aumentar a função articular. Os mexilhões verdes também podem reduzir significativamente os efeitos do desconforto no estômago que surgem do uso de medicamentos anti-dor comumente dados a pacientes com osteoartrite.

3. Reduza os sintomas causados ​​por reumatismo

Outro benefício do mexilhão verde é que ele pode reduzir a dor em pessoas que sofrem de reumatismo. Esta doença, também conhecida como artrite reumatóide (artrite), ocorre devido ao inchaço nas articulações, que também as torna rígidas. Vários estudos demonstraram que os mexilhões verdes são úteis para reduzir a rigidez das articulações em pessoas com reumatismo.

4. Reduz o risco de inflamação

Além de peixes que são famosos por seu alto teor de ômega-3. Acontece que os crustáceos também oferecem uma boa quantidade de ácidos graxos essenciais, como o ácido docosahexaenóico (DHA) e o ácido eicosapentaenóico (EPA), que são formas de ômega-3. Ao incluir mexilhões verdes em sua dieta, você pode manter os níveis de rede de ácidos graxos ômega-3 no corpo, que são certamente bons para a saúde. Vários estudos mostraram que uma maior ingestão de ômega-3 pode ajudar a reduzir os níveis de inflamação, incluindo em pacientes cardíacos, diabéticos e obesos.

5. Melhora a saúde do coração e do cérebro

Além de conter ácidos graxos ômega-3, os mexilhões verdes também são ricos em vitamina B12. Ambas as substâncias são conhecidas como nutrientes importantes para a manutenção da saúde cardíaca. Vários estudos relacionaram o consumo de ácidos graxos ômega-3 de crustáceos a um menor risco de doenças cardíacas. Com os mesmos nutrientes, ou seja, ômega-3 e vitamina B12, os frutos do mar também funcionam para manter a saúde do cérebro. Vários estudos demonstraram que a deficiência de vitamina B12 e ácidos graxos ômega-3 corre o risco de causar problemas no desenvolvimento do cérebro. Ao atender às necessidades dessas duas substâncias, a saúde do nosso cérebro pode ser mantida.

6. Aumente a resistência

Um bom sistema imunológico pode afastar as bactérias ruins que fazem seu corpo adoecer. Os mexilhões verdes estão cheios de zinco, o que pode aumentar a imunidade. Este mineral é necessário para desenvolver células que sustentam o sistema imunológico do corpo e atua como um antioxidante que pode proteger os danos às células do corpo em caso de inflamação.

7. Ajuda a prevenir a anemia

Em condições de anemia, uma pessoa terá falta de glóbulos vermelhos saudáveis ​​no sangue. Para superar isso, devemos garantir a ingestão de nutrientes que podem aumentar a produção de glóbulos vermelhos. Os mexilhões têm vários micronutrientes que podem prevenir a anemia, nomeadamente vitamina B12 e ferro. Esse ferro é necessário para vários processos metabólicos e também desempenha um papel importante no transporte de oxigênio no sangue. [[Artigo relacionado]]

Os perigos de comer mexilhões verdes que precisam ser considerados

Existem vários riscos e efeitos colaterais aos quais você deve estar ciente ao consumir mexilhões verdes. Alguns deles são:

1. Alergia a marisco

A alergia a frutos do mar é um tipo bastante comum de alergia. Embora a maioria das reações alérgicas surjam do consumo de Crustáceos, como caranguejos e camarões, mas não descarta a família dos crustáceos, como os mexilhões verdes podem ser um gatilho para alergias. Se você já teve histórico de alergia severa a frutos do mar, deve ter cuidado se quiser comer este mexilhão verde.

2. Intoxicação alimentar

Além dos alérgenos, frutos do mar, como crustáceos, são uma das causas mais comuns de intoxicação alimentar. Isso ocorre porque os moluscos provenientes do mar podem ser contaminados por um organismo ou metais pesados ​​nocivos, como o mercúrio, tornando-se tóxicos. A melhor maneira de evitar isso é comprar crustáceos em um local seguro e higiênico. Certifique-se também de comer mariscos bem cozidos.

Como cozinhar vieiras verdes

Como limpar mexilhões verdes quando quiser processá-los, pode ser lavando-os com água corrente e mergulhando-os em água salgada por cerca de 1 hora. Isso é útil para abrir a casca e remover toda a sujeira nela. A maneira certa de cozinhar mexilhões verdes é fervê-los com temperos adicionais, como fibra, folhas de mergulho e gengibre. Esta mistura de especiarias é útil para remover o cheiro de peixe dos mexilhões verdes. Depois que as vieiras forem abertas após a fervura, você pode limpar a areia ou a sujeira da casca novamente e, em seguida, processá-la de acordo com seu gosto. Leia também: Proteína com baixo teor de gordura, isto é como cozinhar vieiras saudáveis

Mensagem de SehatQ

Comer frutos do mar, como mexilhões verdes, pode ser a chave para manter um corpo saudável. Nutricionistas e nutricionistas recomendam comer frutos do mar duas vezes por semana para obter todos os benefícios. Se quiser consultar um médico diretamente sobre os benefícios dos mexilhões verdes, você podechat médico no aplicativo de saúde da família SehatQ.

Baixe o aplicativo agora no Google Play e na Apple Store.