Tenha cuidado com essas várias doenças das unhas

Idealmente, as unhas dos pés e das mãos saudáveis ​​parecem suaves e têm uma cor consistente. Às vezes, essa condição não é ideal devido a hábitos ruins, como roer as unhas ou envelhecimento. Algumas doenças das unhas são inofensivas, mas às vezes ocorrem devido a certas condições de saúde. Condições anormais nas unhas também podem ocorrer devido ao uso de certos medicamentos ou a um ferimento. Se durar muito e você não souber qual é o gatilho, converse com seu médico. [[Artigo relacionado]]

Tipos de doenças das unhas

Qualquer pessoa pode ter doenças das unhas, independentemente do que a desencadeie. Alguns tipos de doenças das unhas que ocorrem com frequência:

1. Leuconíquia

Leuconíquia é uma doença das unhas caracterizada pelo aparecimento de linhas brancas aleatórias. Geralmente, a leuconíquia surge como resultado de um trauma menor e inofensivo. Além disso, essa doença das unhas também pode ocorrer quando uma pessoa não tem nutrição.

2. Onicólise

A próxima doença das unhas é a onicólise, que ocorre quando as unhas dos pés ou das mãos se destacam das almofadas, resultando em uma diferença de cor de contraste mais branca. Os gatilhos podem ser decorrentes de infecções, traumas, psoríase, doenças da tireoide, ao uso de produtos químicos nas unhas.

3. Unhas de Terry

Quando as pontas das unhas estão vermelho-escuras, pode ser uma indicação das unhas de Terry. O gatilho pode ser devido ao envelhecimento, mas existem outros fatores, como diabetes, fígado ou insuficiência cardíaca congestiva.

4. As falas de Beau

Se houver uma linha horizontal no meio da unha, pode ser uma doença das unhas chamada linhas de Beau. Isso pode acontecer quando uma pessoa está desnutrida. Além disso, existem várias condições médicas que podem causar o aparecimento de linhas de expressão de Beau, como pneumonia, diabetes, deficiência de zinco ou bócio.

5. Linhas de Mee

Em contraste com as linhas de Beau, que são marcadas com uma linha horizontal, as linhas de Mee são marcadas com duas linhas brancas no meio da unha. Este é um sintoma de alguém que está sofrendo de envenenamento por arsênico. Durante o exame, o médico examinará as amostras de cabelo ou tecido para determinar se há arsênico no corpo do paciente.

6. Forma anormal da unha

A doença das unhas associada à sua forma, como mais convexa (baqueteamento) ou côncava (em forma de colher), geralmente ocorre a longo prazo. Na condição de unhas convexas ou boates, o gatilho pode ser devido à falta de níveis de oxigênio no sangue ou ao sofrimento de doenças como distúrbios do fígado, pulmões, AIDS ou inflamação intestinal. Enquanto isso, na condição de uma unha mais côncava ou colher, Este é um sintoma de uma pessoa com deficiência de ferro, que sofre de doenças cardíacas, hipotireoidismo, doença de Raynaud ou uma doença autoimune, como lúpus eritematoso.

7. Síndrome das unhas amarelas

Síndrome de unha amarela ou síndrome da unha amarela ocorre quando a unha fica muito grossa e não cresce como deveria. Às vezes, não há cutícula e até a unha se solta de sua almofada. A síndrome das unhas amarelas ocorre devido ao linfedema, doença respiratória ou artrite reumatóide. Condições de acúmulo de líquido entre os pulmões e a cavidade torácica ou derrames pleurais também podem desencadear essa síndrome.

8. Divida as unhas

A condição de unha rachada ocorre quando a unha cresce em uma direção que não corresponde ao leito ungueal. A causa pode ocorrer devido às mãos constantemente molhadas, exposição frequente a detergentes e produtos químicos para as unhas ou traumatismo, como bater as unhas com muita frequência.

Quando você precisa ver um médico?

Algumas alterações ou indicações de doenças das unhas devido a certas condições médicas não devem ser ignoradas. Alguns dos sintomas que devem ser verificados por um médico incluem:
  • Mudanças na cor das unhas
  • A forma da unha muda para ondulada
  • Mudanças na espessura da unha (mais espessa ou mais fina)
  • As unhas ficam quebradiças
  • Freqüentemente, há sangramento ao redor das unhas
  • Inchaço e vermelhidão ao redor das unhas
  • Dor ao redor das unhas
  • As unhas saem da pele
Depois de obter um diagnóstico, o médico irá prescrever de acordo com a doença ungueal experimentada. Os tipos de tratamento podem ser antibióticos, antifúngicos ou o fornecimento de cremes para serem aplicados nas unhas. Além disso, você também deve manter uma boa saúde das unhas. Algumas das maneiras que podem ser feitas para manter as unhas saudáveis ​​são:
  • Mantenha as unhas limpas
  • Cortando unhas com cortador de unhas
  • Cortar as unhas quando estiverem úmidas após o banho
  • Escolha seletivamente os produtos químicos aplicados nas unhas
  • Não roer unhas
  • Não fume
  • Se for sensível, use luvas ao lavar
Para pessoas com unhas quebradiças, certifique-se de mantê-las curtas para que não quebrem facilmente. Além disso, preencha sua nutrição e use loção para garantir que as unhas permaneçam úmidas