Cuidado com os sintomas do olho preguiçoso, esta é a ação correta de manuseio

Dos muitos problemas oculares que podem afligir as crianças, o olho preguiçoso pode ser uma das condições que os pais devem ter mais cautela. A razão é que esta doença deve ser tratada imediatamente para que a visão da criança não seja permanentemente prejudicada. Na medicina, o olho preguiçoso é conhecido como ambliopia. Olho preguiçoso é uma diminuição na qualidade de visão de um olho, caracterizada por um globo ocular danificado, que muitas vezes se move para a direita ou para a esquerda fora de sincronia com o outro olho. Olho preguiçoso é um problema ocular que afeta mais as crianças e geralmente aparece quando a criança tem 0-7 anos de idade. Se detectado precocemente, as crianças podem se submeter a certas terapias para melhorar a qualidade de sua visão no futuro.

O que faz com que as crianças sofram de olho preguiçoso?

A causa do olho preguiçoso depende do próprio tipo de olho preguiçoso. Existem três tipos de olho preguiçoso que são divididos com base na causa, a saber:
  • Ambliopia estrábica

Este é o tipo mais comum de olho preguiçoso em crianças. A ambliopia estrábica ocorre porque o cérebro ignora a entrada visual enviada pelo olho que tem um problema, causando movimentos oculares assíncronos.
  • Ambliopia refrativa

Se um olho tiver miopia ou hipermetropia com uma diferença significativa do outro olho, essa condição pode evoluir para olho preguiçoso. A diferença na qualidade da visão que está muito distante ao longo do tempo fará com que o cérebro prefira processar a entrada visual obtida do olho normal, fazendo com que o olho preguiçoso apareça no olho anormal.
  • Ambliopia de privação

O olho preguiçoso é causado por distúrbios visuais que ocorrem nos olhos do bebê, como catarata congênita. A ambliopia por privação geralmente pode ser curada imediatamente se a catarata em um dos olhos do bebê for eliminada.

Sintomas de olho preguiçoso

As crianças que sofrem de olho preguiçoso nem sempre se queixam de alterações da visão. A razão é que os olhos normais gostam de ter uma dupla responsabilidade de garantir que o sofredor ainda possa ver normalmente. Não raro, o olho preguiçoso só é diagnosticado quando a criança passa por um checkup de rotina no oftalmologista, quando tem 3-5 anos de idade. Os médicos podem diagnosticar uma criança com olho preguiçoso, observando as seguintes características:
  • Visão dupla
  • Visão embaçada
  • O movimento dos dois globos oculares parece fora de sincronia
  • Um olho muitas vezes sobe-desce ou direita-esquerda espontaneamente
  • Percepção visual deficiente.
Se você tem histórico familiar de problemas oculares, como olho preguiçoso, estrabismo, catarata, etc., verifique a condição ocular de seu filho o mais cedo possível para minimizar os problemas oculares. O olho preguiçoso tratado imediatamente evita complicações mais sérias. [[Artigo relacionado]]

Como curar o olho preguiçoso?

O olho preguiçoso pode ser superado se diagnosticado o mais cedo possível, precisamente antes de a criança completar 7 anos de idade, quando a visão da criança ainda está se desenvolvendo rapidamente. No entanto, vários estudos também observaram que crianças de 7 a 17 anos também respondem a algumas técnicas de tratamento para olhos preguiçosos. O tratamento para os olhos preguiçosos geralmente depende da qualidade da visão da própria criança. Alguns tipos de tratamento recomendados por médicos são:
  • De olhos vendados (tapa-olhos)

É usado para estimular o olho fraco para mais uso, com o objetivo de aumentar a força do próprio músculo ocular. O uso deste tapa-olho pode ser feito de 2 a 6 horas por dia até que o olho preguiçoso em crianças seja reduzido.
  • Óculos especiais

Se auxiliares de visão geralmente são usados ​​para clarear olhos míopes, óculos especiais para olhos preguiçosos visam reduzir a qualidade da visão em olhos normais. O mesmo que usar tapa-olhosEssa terapia é feita para forçar o olho preguiçoso a trabalhar mais.
  • Gotas

Medicamentos contendo atropina podem ser colocados no olho normal para torná-lo menos claro ou borrão. Esse medicamento geralmente é usado para terapia nos finais de semana, mas pode ter o efeito colateral de se tornar mais sensível à luz.
  • Operação

Esta etapa é realizada se o olho preguiçoso em crianças for causado por catarata ou quando as pálpebras ficarem caídas devido a esse olho preguiçoso. A cirurgia também é escolhida como a última etapa se o tratamento com tapa-olhos, óculos ou colírio não puder resolver o problema de olho preguiçoso em seu filho. Exceto pela cirurgia, o tratamento para olhos preguiçosos em crianças pode levar muito tempo, variando de algumas semanas a 6 meses e até 2 anos. Mesmo depois que o olho preguiçoso em crianças for resolvido, há 25% de chance de que a condição volte, então você tem que repetir o mesmo tratamento.