Conheça os espermatozóides, células reprodutivas masculinas

Você já deve estar familiarizado com o termo esperma. agora, você também ainda se lembra do termo espermatozóide, que muitas vezes é ensinado nas aulas de biologia? Sim, espermatozóides é outro nome para células de esperma. Conhecê-los mais profundamente pode ajudá-lo a compreender sua saúde geral.

Identifique os espermatozóides e suas partes

Os espermatozóides são células espermáticas que são liberadas com o sêmen quando um homem ejacula. Como célula reprodutiva, esta célula tem um papel muito vital, a saber, fertilizar um óvulo para gerar uma gravidez. É por isso que a qualidade e a quantidade de espermatozóides determinam o nível de fertilidade de um homem. A forma dos espermatozoides é geralmente semelhante a girinos, também conhecidos como girinos. Existem 3 partes principais que constituem a estrutura do esperma, a saber:

1. Cabeça

A cabeça do espermatozóide contém uma cápsula genética contendo 23 cromossomos, que é muito importante para o processo de formação do zigoto de um novo organismo que é então conhecido como feto ou bebê. A cabeça da célula espermática é "armada" com uma enzima chamadahialuronidase.Quando chega ao óvulo, a cabeça do espermatozóide libera essa enzima para que ela possa penetrar no óvulo, destruindo o ácido hialurônico como um "baluarte" da célula reprodutiva feminina.

2. Corpo

A próxima parte dos espermatozóides é o corpo ou o meio. O conteúdo das células espermáticas no corpo inclui mitocôndrias que funcionam como um fornecedor de energia para as atividades das células espermáticas, como nadar em direção ao óvulo no processo de fertilização.

3. Cauda

A última parte do esperma é a cauda. Cauda do esperma, também chamada de flagelo,formada a partir de fios de proteína que também desempenham um papel no fornecimento de energia para os espermatozóides nadarem do sêmen para onde o óvulo está localizado. [[Artigo relacionado]]

Características de espermatozóides saudáveis

Os espermatozoides desempenham um papel muito importante no sistema reprodutivo humano. Portanto, é importante para o homem garantir que seus órgãos reprodutivos produzam espermatozóides saudáveis. Espermatozóides saudáveis ​​podem não apenas fertilizar óvulos, mas também garantir que as mulheres tenham um processo de gravidez tranquilo e minimizem o risco de aborto ou parto prematuro. No feto, o esperma saudável aumenta as chances de formar um embrião perfeito e saudável e reduz o risco de o bebê nascer com defeitos congênitos. Embora sejam muito pequenos e não possam ser vistos a olho nu, as características dos espermatozoides saudáveis ​​podem ser medidas por várias coisas, como segue:
  • Quantidade (volume): variando de 15-20 milhões de células por mililitro de sêmen que sai
  • Forma (espessura) do esperma: o sêmen aquoso pode ser um sinal de baixa contagem de espermatozoides.
  • Movimento (motalidade)
A forma de cada estrutura que constitui o esperma determina muito a fertilidade de uma pessoa. Por exemplo, a cauda de um espermatozóide muito curta pode afetar a capacidade de natação da própria célula. Os espermatozoides com estrutura normal terão maior chance de nadar para alcançar o óvulo de maneira adequada.

Células de esperma anormais

Infelizmente, cerca de 15% dos homens têm espermatozoides anormais, o que pode causar sintomas de infertilidade. Isso significa que eles acharão difícil ter filhos, mesmo que tenham feito sexo com mulheres sem usar proteção por anos. Essa condição pode ser causada por muitas coisas, como doenças hereditárias, desequilíbrios hormonais ou estreitamento dos dutos de esperma. Várias condições estão associadas como sintomas de anormalidades dos espermatozóides, incluindo:
  • Disfunção sexual, como dificuldade de ejacular, menos líquido liberado durante a ejaculação, diminuição da libido e disfunção erétil
  • O número de células de esperma é baixo, que é menos de 15 milhões por mililitro de sêmen ou menos de 39 milhões de espermatozoides por ejaculação
  • esperma aguado
  • Dor testicular e inchaço
  • Incapacidade de cheirar e problemas respiratórios recorrentes
  • Crescimento mamário (ginecomastia)
  • Redução do crescimento de pelos no corpo, o que indica um distúrbio hormonal masculino.
Para ter certeza de que seus espermatozoides estão saudáveis ​​ou não, você deve consultar um médico. Se o médico descobrir que você tem espermatozóides maduros de baixa qualidade, você pode tomar várias medidas para melhorar a qualidade do esperma. [[Artigo relacionado]]

Como manter espermatozóides saudáveis

Se os espermatozoides anormais não forem causados ​​por doença ou hereditariedade, existem várias práticas e mudanças no estilo de vida que podem manter os espermatozoides saudáveis. Algumas etapas fáceis para garantir a saúde das células de esperma são:
  • Não fumar e usar drogas ilegais, incluindo esteróides anabolizantes
  • Limitando o consumo de álcool
  • Viva um estilo de vida saudável e mantenha um peso corporal ideal
  • Evite a exposição a substâncias tóxicas, como pesticidas e metais pesados
  • Evite coisas que podem aquecer o escroto, como usar calças justas ou trabalhar em seu laptop. Um escroto quente ou quente reduzirá a produção de espermatozóides.
Se você seguiu as medidas preventivas acima e ainda assim surgirem problemas de infertilidade, você deve consultar um médico a respeito do tratamento testicular para restaurar a função dos espermatozóides. Quer saber mais sobre a saúde do esperma? Você podepergunte ao médico diretamenteatravés do aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora emApp Store e Google Play.