Síndrome de Maria Antonieta ou cabelo fica branco de repente, realmente?

Se você é um aficionado por história, deve estar familiarizado com o nome Maria Antonieta. Ela foi a última rainha da França antes da revolução que foi executada por decapitação. De acordo com uma história em desenvolvimento, a cor do cabelo de Maria Antonieta ficou branca na noite anterior à decapitação. Hoje, a síndrome das mudanças repentinas na cor do cabelo é conhecida como síndrome de Maria Antonieta. A síndrome de Maria Antonieta é realmente real?

Saiba o que é a síndrome de Maria Antonieta

A síndrome de Maria Antonieta é uma condição em que a cor do cabelo de uma pessoa fica branca repentinamente. Como mencionado acima, essa síndrome foi tirada da história sobre a cor do cabelo de Maria Antonieta ficar branca na noite anterior à sua sentença de morte em 1793. Essa história de mudança de cor de cabelo é difícil de acreditar para muitas pessoas. No entanto, alguns indivíduos afirmam que seus cabelos ficam brancos durante a noite como resultado do estresse. A síndrome de Maria Antonieta, se real, é diferente do envelhecimento normal. Normalmente, o cabelo branco ou grisalho ocorre naturalmente e lentamente com a idade. No entanto, no caso da síndrome de Maria Antonieta, essa mudança na cor do cabelo pode ocorrer repentinamente em jovens. A própria Maria Antonieta foi executada quando tinha 37 anos.

Outro caso de síndrome de Maria Antonieta

Maria Antonieta não é a única pessoa que se acredita ter experimentado mudanças repentinas na cor do cabelo. Vários outros relatórios também mencionam incidentes semelhantes, por exemplo:

1. Thomas More, conselheiro do rei Henrique VIII na Inglaterra (1535)

Thomas More, que foi escritor e conselheiro do rei Henrique VIII na Inglaterra, também disse ter experimentado uma repentina coloração de cabelo branco antes de sua execução em 1535.

2. Sobreviventes dos ataques à bomba na Segunda Guerra Mundial

Mudanças na cor do cabelo para branco não são mencionadas apenas em figuras históricas. Em registros mais modernos, um caso semelhante é mencionado há quase um século. Um relatório publicado no Archives of Dermatology afirma que os registros durante a Segunda Guerra Mundial relataram uma mudança na cor do cabelo para branco entre os sobreviventes de ataques a bomba na era da guerra.

3. Casos de homens idosos nos Estados Unidos (1957)

Ilustração de um homem cujo cabelo ficou branco em poucas semanas Ainda de um relatório mais recente, nomeadamente em 1957, um dermatologista dos Estados Unidos testemunhou a mudança da cor do cabelo de um paciente do sexo masculino de 63 anos para branco. No entanto, um pouco diferente da síndrome de Maria Antonieta que ocorre durante a noite, a mudança na cor do cabelo do homem ocorre em poucas semanas. O idoso teria experimentado uma mudança na cor do cabelo após cair da escada. Este paciente também apresentou queda de cabelo, embora nenhum padrão de calvície tenha sido encontrado. Cerca de 17 meses depois, o homem desenvolveu o vitiligo, um distúrbio cutâneo.

A síndrome de Maria Antonieta é realmente real?

A síndrome de Maria Antonieta ainda deixa muitos pontos de interrogação devido à falta de evidências. A pesquisa não conseguiu provar que o cabelo de uma pessoa pode realmente ficar branco em um instante. Mas, curiosamente, esta síndrome ainda tem um termo chamado Canities Subita - vem do latim que significa “cabelo branco repentino”. Não há consenso sobre se a síndrome de Maria Antonieta é real ou não. Mudanças na cor do cabelo para branco em uma noite, também mencionadas, não foram confirmadas por pesquisas. No entanto, embora ainda seja um mistério, alguns especialistas acreditam que esse fenômeno ainda não é impossível - especialmente se o processo de mudança da cor do cabelo ocorrer por um longo período de tempo e não apenas durante a noite. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

A síndrome de Maria Antonieta ainda permanece um mistério entre os especialistas. Enquanto esperamos pelas últimas notícias dessa síndrome, é claro que devemos nos concentrar em manter o cabelo saudável e ser sensíveis aos sinais de danos ao cabelo. Se você tiver dúvidas sobre problemas de cabelo e como manter sua saúde, você pode pergunte ao médico através do aplicativo de saúde da família SehatQ. O aplicativo SehatQ está disponível em Appstore e Playstore para acompanhar o seu estilo de vida saudável.