A principal função dos ossos do pulso é ajudar a mover o pulso e os dedos. Também serve para conectar os dedos a outros tecidos e ossos. Na anatomia óssea, a existência desse osso do pulso realmente precisa ser mantida para que você possa continuar a realizar as atividades diárias. A seguir está uma explicação da anatomia, função e distúrbios ósseos do punho.
Anatomia do osso do pulso
Anatomia dos ossos do pulso Citando a Healthline, o pulso consiste em 8 pequenos ossos conhecidos como ossos do carpo ou carpo. Ele se funde com os ossos longos que estão no antebraço, rádio e ulna. A forma do pulso ou dos ossos do carpo são pequenos quadrados, ovais e triângulos. Os cachos no pulso tornam-no forte e flexível. Aqui estão oito tipos de ossos do carpo, entre os quais:
- escafóide, o osso longo sob o polegar.
- Lunate, em forma de meia-lua ao lado do escafóide.
- trapézio, é quadrado acima do escafóide e abaixo do polegar.
- Trapézio, ao lado do trapézio em forma de cunha.
- Capitato, oval no meio do pulso.
- Hamate, na lateral do dedo mínimo da mão.
- Triquetrum, piramidal sob o hamato.
- Pisiforme, o pequeno osso redondo acima do triquetrum.
[[Artigo relacionado]]
Quais são as funções dos ossos do pulso?
Não apenas como um suporte, o osso do punho também funciona para apoiar as atividades diárias, como a capacidade de digitar, fazer exercícios ou realizar outros movimentos. Isso também ocorre porque o osso do pulso é uma articulação deslizante, a articulação que os humanos usam com mais frequência. Aqui estão algumas das funções dos ossos do pulso na anatomia do corpo humano, a saber:
1. Ajuda o movimento do pulso
A função dos ossos do punho é ajudar a mover o punho. Você pode movê-lo para frente e para trás, do lado esquerdo e direito, para cima e para baixo, e girar por causa deste osso. Para isso, você precisa evitar que ele tenha problemas para realizar atividades relacionadas à coordenação dos dedos e da palma da mão. Por exemplo, tentar lançar uma bola, levantar um copo, servir uma bebida, fechar a tampa de uma lata e assim por diante.
A função do pulso é ajudar os dedos a se moverem
2. Ajuda o movimento dos dedos
Não só ajuda o movimento do pulso, o osso do pulso também ajuda o movimento dos dedos. Os ossos do pulso ajudam o polegar e os outros dedos a se moverem para a frente e para trás e para a esquerda e direita.
3. Conectando o osso do antebraço ao osso do dedo
Em seguida, a função do osso do pulso é como um elo entre os ossos da mão e os ossos do antebraço. Os ossos da mão consistem nos ossos dos dedos, enquanto os ossos do antebraço consistem na ulna e nos ossos da alavanca.
Outra função do pulso é um local para colocar o tecido
4. Local de fixação do tecido corporal na mão
O pulso também serve como local de fixação de músculos e tecidos moles, como tendões, nervos, vasos sanguíneos e ligamentos. Esses tecidos desempenham um papel auxiliando o movimento, a sensação e a distribuição de nutrientes para a mão. [[Artigo relacionado]]
Função de pulso prejudicada
O osso do pulso é usado com muita frequência. Portanto, é classificado como muito vulnerável a lesões ou distúrbios. Condições ou distúrbios da função do pulso podem ser causados por várias coisas, como:
1. Fratura de pulso
Lesões na forma de fraturas nos ossos do punho são os distúrbios mais comuns da função dos ossos do punho. As fraturas ou fraturas do pulso podem ocorrer devido a pressão ou golpes fortes, como acidentes e assim por diante. Você também pode sentir essas fraturas ao cair com os braços estendidos. Essa condição pode aumentar se os ossos do punho mudarem e apresentarem osteoporose.
A função do pulso pode ser prejudicada devido à pressão repetida
2. Pressão repetida
Pressão ou movimento repetido podem prejudicar a função dos ossos do punho, desencadeando a síndrome do túnel do carpo (CTS).
túnel do carpo é uma coleção de tendões e nervos que estão no osso do pulso. Ele pode engrossar e ficar inflamado quando sob pressão ou executando certos movimentos repetidamente, como digitar, certos esportes e assim por diante.
3. Lesão nos músculos
Além das fraturas, as lesões musculares nos ossos do punho são outra lesão comum que pode prejudicar a função dos ossos do punho. Lesões musculares ou entorses de mão podem causar dor nos ossos do pulso. A causa é devido a danos aos ligamentos.
4. Artrite
Condições médicas, como artrite ou inflamação das articulações, podem ocorrer nos ossos do pulso. Os sinais ou sintomas da artrite são dor e rigidez nas articulações. Os tipos mais comuns de artrite nos ossos do punho são osteoartrite, artrite reumatóide e artrite pós-traumática. Os ossos do pulso são propensos a dor ou irritação, mas você pode evitar isso alongando-se regularmente. Você também pode melhorar a força das mãos e dos punhos fazendo certos exercícios de força. Um dos esportes que podem ajudar na flexibilidade e força das mãos e pulsos é a ioga. Se você quiser saber mais sobre a função dos ossos do pulso, pergunte ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora na App store e no Google Play.