Neurologia e os tipos de doenças que ela estuda

A neurologia é um ramo da ciência que lida especificamente com o sistema nervoso humano. A partir do desempenho até a doença que o acompanha. O próprio sistema nervoso humano é muito complexo e tem um papel muito significativo na regulação e coordenação de todos os movimentos do corpo. O sistema nervoso humano consiste em duas partes principais, a saber:
  • O sistema nervoso central, que consiste no cérebro e na medula espinhal.
  • Sistema nervoso periférico, que é um elemento nervoso em todo o corpo, como nos olhos, ouvidos, pele e outros receptores sensoriais.
Os médicos que tratam da neurologia são chamados de neurologistas ou neurologistas. Quais são os problemas nervosos que este especialista pode tratar? Quais doenças um neurologista pode consultar?

O que um neurologista pode fazer?

Basicamente, todos os problemas neurológicos são da competência deste especialista. Você pode consultar um neurologista se tiver sintomas de uma doença relacionada ao cérebro, medula espinhal ou nervos periféricos. Se a função de visão, olfato ou tato experimentada por uma pessoa apresentar problemas, ela também poderá fazer um exame neurológico. Além disso, os problemas com os nervos que podem ser examinados por um neurologista são:
  • Distúrbios de coordenação
  • Sentindo fraqueza muscular
  • deslumbramento
  • Mudanças na sensação (por exemplo, dormência ou formigamento frequente)
  • Dores de cabeça freqüentes.
Mesmo que você seja diagnosticado com um distúrbio neurológico, um neurologista não está autorizado a realizar o procedimento cirúrgico. Se for considerado que o seu problema neurológico precisa ser resolvido na mesa cirúrgica, ele irá encaminhá-lo a um neurocirurgião ou aos chamados neurocirurgião. Em vez disso, as ações que um neurologista pode realizar são:
  • Verifique suas habilidades de fala e visão para a saúde mental
  • Teste sua força, reflexos e coordenação corporal
  • Certifique-se de que seu sentido de toque ainda esteja funcionando ou não.
Para confirmar o diagnóstico, às vezes um neurologista também pode pedir-lhe para fazer mais testes, dependendo dos sintomas que você está experimentando. Esses exames, como exames de sangue, exames de urina e varreduras (raio-X, tomografia computadorizada ou ressonância magnética) em partes do cérebro ou da medula espinhal. Outras ações que também são realizadas de forma idêntica por neurologistas são:

1. Punção lombar

Este procedimento neurológico é feito para verificar o fluido espinhal. A punção lombar é um procedimento para colher uma amostra do fluido da medula espinhal inserindo uma agulha especial após a aplicação de anestésico local na área a ser amostrada.

2. Teste Tensilon

Esse procedimento neurológico é feito com a injeção de um medicamento líquido chamado Tensilon para ver as consequências da reação muscular. Este teste é recomendado para aqueles que apresentam sintomas de uma doença neurológica chamada miastenia gravis.

3. Eletromiografia (EMG)

A eletromiografia é necessária para detectar a atividade elétrica entre o sistema nervoso central (cérebro ou medula espinhal) e o sistema nervoso periférico. Um exame EMG pode ser desconfortável para algumas pessoas porque esse procedimento é realizado inserindo-se um instrumento especial no músculo. No entanto, a EMG pode detectar a presença ou ausência de anormalidades no sistema nervoso como um todo. Antes de fazer este procedimento, um neurologista irá primeiro aconselhá-lo a não tomar anticoagulantes.

4. Eletroencefalografia (EEG)

Um EEG ou eletroencefalografia são eletrodos que são colocados em sua cabeça. Este procedimento detecta a atividade elétrica no cérebro. Anormalidades cerebrais que podem ser detectadas por EEG, incluindo inflamação cerebral, tumores, lesões a distúrbios psiquiátricos e determinam a causa das convulsões que você está experimentando. Ao contrário da EMG, o teste EEG não causa desconforto. Na verdade, muitas pessoas adormecem no meio do teste, que geralmente leva até uma hora. [[Artigo relacionado]]

Quais doenças são tratadas por neurologistas?

As doenças tratadas por neurologistas são aquelas que ocorrem no cérebro, na medula espinhal e no sistema nervoso como um todo. As doenças em questão incluem:
  • acidente vascular encefálico
  • Epilepsia
  • Dores de cabeça e enxaquecas
  • Tumor cerebral
  • Aneurisma cerebral
  • Neuropatia periférica
  • Distúrbios do padrão do sono
  • Doenças neurogenerativas, como Parkinson e Alzheimer
  • Doenças neuromusculares, como miastenia gravis, esclerose múltipla e esclerose lateral amiotrófica (ELA)
  • Infecções do sistema nervoso, como encefalite, meningite, ao HIV.
Deve-se notar que os especialistas em neurologia também têm subespecialistas ou subcrianças, a saber, subneuromusculares, subcefaleias, epilepsia, neuropsiquiatria e outros. Se você não tiver certeza de qual subespecialidade procurar, é melhor visitar um neurologista geral primeiro como meio termo. Você também pode consulte um médico diretamente sobre doenças neurológicas através do aplicativo de saúde da família SehatQ. Como, faça o download agora em App Store e Google Play .