Plano de teste por meio de urina ou sangue, o que é mais preciso?

Teste de plano é um tipo de exame para confirmar a gravidez por meio da detecção do hormônio da gravidez (gonadotrofina coriônica humana ou hCG). Isso também é explicado em uma pesquisa publicada pela University of North Sumatra. Este teste é importante se você planeja engravidar. Esse hormônio geralmente começa a ser detectado no 26º dia após a fertilização e aumenta drasticamente no 30º ao 60º dia, mas diminui do 100º ao 130º dia. Custo que é atrelado de forma diferente, dependendo da unidade de saúde onde você vive. No entanto, se você fizer isso em um laboratório do governo, estipula o Ministério de Capacitação de Aparelhos do Estado, o custo varia de R $ 15.000 (laboratório móvel) a R $ 35.000 (outro laboratório de propriedade do governo).

Tipos de teste de plano

Este teste pode ser feito em casa com um kit de teste de gravidez simples ( pacote de teste ou tiras de teste ), bem como no hospital, colhendo amostras de sangue examinadas no laboratório. Os tipos de testes de plano são os seguintes:

1. Amostragem de sangue

Uma amostra de sangue é coletada para determinar o nível de hCG durante o teste plano.Neste método, o objetivo do teste plano é determinar o nível de beta-hCG em seu corpo. Por meio desse teste, o hCG pode ser detectado 11 dias após a concepção. Portanto, este tipo de teste exibe os resultados de um teste de gravidez de uma maneira precisa e precisa para ser comparado com um pacote de teste. Os métodos com amostras de sangue também podem determinar a idade gestacional, detectar condições anormais (por exemplo, gravidez ectópica), aborto espontâneo potencial, até síndrome de Down no feto. Através deste teste plano, o nível de hCG em seu corpo será visto em detalhes e expresso em mili-unidades internacionais do hormônio hCG por mililitro de sangue (mIU / mL). O nível de hCG pode mostrar sua idade gestacional, com a seguinte referência:
  • 4 semanas: 0-750 mIU / mL
  • 5 semanas: 200-7.000 mIU / mL
  • 6 semanas: 200-32.000 mIU / mL
  • 7 semanas: 3.000-160.000 mIU / mL
  • 8-12 semanas: 32.000-210.000 mIU / mL
  • 13-16 semanas: 9.000-210.000 mIU / mL
  • 16-29 semanas: 1.400-53.000 mIU / mL
[[artigo relacionado]] Se você não está grávida, seu nível de hCG deve estar abaixo de 10 mIU / mL. Se os resultados mostrarem que o valor de hCG está abaixo da média, pode haver algo errado com o tempo estimado de concepção, a possibilidade de aborto espontâneo ou gravidez ectópica. Por outro lado, se os resultados mostrarem um nível de hCG acima da média, você pode estar enfrentando uma gravidez múltipla ou múltipla. Para ter certeza, o médico pode realizar exames adicionais, como uma ultrassonografia (US).

2. Exame de urina

O teste plano pode ser feito com um kit de teste de urina.Além de fluir no sangue, o hormônio hCG também é liberado pela urina. Portanto, a maneira de usar o teste plano é usar uma ferramenta de inspeção de teste residencial, também conhecida como pacote de teste. Essa ferramenta simples é escolhida por muitas mulheres porque é prática, barata e fácil de usar. Com base em pesquisas apresentadas no Kusuma Husada Health Journal, para que os resultados desse teste de gravidez sejam precisos, é necessário seguir as instruções de uso listadas na embalagem. pacote de teste. Normalmente, como usar um teste de gravidez usando urina é o seguinte:
  • Colete sua amostra de urina em um recipiente
  • Insira o palito na amostra até a marca de linha
  • Deixe repousar um pouco até que a urina seja absorvida e chegue ao topo da embalagem de teste
  • Levante a vara e leia os resultados
[[artigos relacionados]] Diferente da coleta de amostras de sangue, os resultados do teste plano com este eletrodoméstico são apenas positivos (ou duas linhas) ou negativos. Não leia os resultados do pacote de teste que foram deixados ativados por mais de 3 minutos, porque eles podem mostrar pacote de teste falso positivo . Um falso positivo é um resultado de teste positivo, mesmo que você não esteja grávida. Este resultado pode aparecer devido à evaporação que resultou no aparecimento de um resultado fraco do pacote de teste. Você também pode obter um resultado negativo, mesmo estando grávida, se o nível de hCG na urina ainda estiver baixo (por exemplo, porque você ainda é muito jovem). Se você acredita que está grávida, faça um novo exame com este bastão em alguns dias ou consulte um médico para fazer um ultrassom. No entanto, se usado corretamente, pacote de teste capaz de mostrar uma precisão de 99,9%.

Fatores que afetam os resultados do teste plano

Distúrbios dos órgãos reprodutivos podem afetar os resultados do teste plano.Há sempre o risco de resultados errados, seja na urina ou no sangue. Em um exame de sangue, por exemplo, seus resultados podem ser falso-positivos ou falso-negativos para a gravidez se:

1. Estão tomando medicamentos contendo hCG

A presença deste medicamento no sangue pode aumentar seus níveis de hCG, mesmo se você não estiver grávida. Medicamentos contendo hCG, por exemplo, medicamentos para fertilidade, por exemplo, injeções de coriogonadotropina alfa.

2. Tumores de células germinativas

Esses tumores podem ser benignos ou mesmo evoluir para câncer e geralmente são encontrados nos órgãos reprodutores femininos.

3. Distúrbios do órgão pituitário  

Este órgão funciona secretando hormônios na corrente sanguínea hipofisária para produzir hormônios para a reprodução feminina, como FSH e LH que, se perturbados, afetarão os níveis de HCG. Falsos positivos no stick plano test são raros, mas podem ocorrer pelos mesmos motivos acima. Os níveis de hCG geralmente ainda estão altos quando você tem um aborto espontâneo ou espontâneo.

Notas de SehatQ

O teste de plano é um método de teste para determinar os níveis do hormônio hCG ou do hormônio da gravidez. No entanto, não é impossível se níveis elevados de hCG não estiverem grávidas. Isso pode ser uma indicação de que você deve se submeter a outros testes além deste. Siga sempre o conselho do seu médico, especialmente se tiver outros sintomas, como dor abdominal e menstruação irregular. Se você quiser saber mais sobre este teste, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde SehatQ. Baixe agora emApp Store e Google Play . [[Artigo relacionado]]