Antibióticos para corrimento vaginal que costumam ser prescritos por médicos

Os antibióticos comumente usados ​​para o corrimento vaginal são metronidazol, clindamicina, tinidazol e secnidazol. Esses medicamentos só devem ser usados ​​para tratar o corrimento vaginal que surge devido a uma infecção bacteriana na vagina. O corrimento vaginal é uma coisa normal experimentada por todas as mulheres. No entanto, se a secreção for acompanhada por outros sintomas perturbadores, como odor de peixe e uma cor turva, isso é um sinal de que a secreção que aparece é um sintoma de uma infecção bacteriana. Observe que o uso de antibióticos para o corrimento vaginal não pode ser feito de maneira descuidada. Este medicamento só pode ser usado se o médico o prescrever. Porque, o consumo indiscriminado de antibióticos pode desencadear efeitos colaterais prejudiciais.

Quando os antibióticos devem ser usados ​​para tratar o corrimento vaginal?

Nem todo corrimento vaginal é necessário e pode ser tratado com antibióticos. O corrimento vaginal antes da menstruação, é claro, é normal, desde que a consistência, a cor e o cheiro não sejam suspeitos. O corrimento vaginal que aparece devido à infecção vaginal do fermento não pode ser tratado com antibióticos, porque esses medicamentos só podem matar bactérias. Portanto, você precisa consultar um médico para determinar a causa do corrimento vaginal que ocorre. O corrimento vaginal, que pode ser tratado com antibióticos, é causado por uma infecção bacteriana. Normalmente, o corrimento vaginal decorrente dessa condição tem características próprias e vem acompanhado de outros sintomas típicos, como:
  • A vagina dá coceira, dor e até calor
  • A coceira também se estende à área ao redor da vagina
  • A secreção que sai é turva e até cinza
  • Há um forte cheiro de peixe, especialmente depois do sexo
  • Vagina fica quente ao urinar
  • Dor de estômago

Tipos de antibióticos para corrimento vaginal

A infecção bacteriana na vagina também é conhecida como vaginose bacteriana. Se não houver sintomas, essa condição desaparecerá por conta própria. Mas quando essa infecção desencadeia os sintomas acima, você precisa consultar um médico imediatamente. Para tratar essa condição, os médicos geralmente prescrevem antibióticos. Aqui estão alguns tipos de antibióticos para corrimento vaginal.

• Metronidazol

Metronidazol é um dos antibióticos mais comumente prescritos para corrimento vaginal. Este medicamento está disponível na forma de comprimido ou gel. O médico ajustará a dosagem e as preparações prescritas de acordo com sua condição. Geralmente, o metronidazol para corrimento vaginal será recomendado para uso com as instruções de uso abaixo.
  • Comprimidos: tomados duas vezes ao dia durante 7 dias. Este método é freqüentemente usado porque é considerado o mais eficaz e geralmente é a escolha para tratar infecções bacterianas vaginais em mulheres grávidas e lactantes.
  • Comprimidos de dose única: a dosagem desses comprimidos foi ajustada para que possam matar bactérias com uma bebida.
  • Gel: este antibiótico é aplicado na área vaginal uma vez ao dia durante 5 dias.
Este medicamento pode causar efeitos colaterais, como dores de estômago e náuseas, se tomado com bebidas alcoólicas. Portanto, você não deve consumir álcool por pelo menos um dia após o término do tratamento.

• Clindamicina

A clindamicina, que é usada como antibiótico para o corrimento vaginal, está disponível na forma de creme. Para usá-lo, você pode aplicá-lo diretamente na área vaginal. No entanto, lembre-se de que esse medicamento enfraquece os preservativos de látex. Este efeito também dura até três dias após o término do tratamento. Portanto, para aqueles que planejam ter relações sexuais durante o tratamento e três dias depois, devem primeiro consultar o médico assistente.

• Tinidazol

O tinidazol está disponível na forma de comprimido. Assim como o metronidazol, este medicamento também pode causar efeitos colaterais, como dores de estômago e náuseas, quando tomado com álcool.

• Secnidazol

O secnidazol é um dos antibióticos prescritos para tratar infecções bacterianas na vagina e geralmente é tomado como uma dose única de medicamento. Diferente de outras drogas que vêm na forma de comprimidos ou cremes, o secnidazol está disponível na forma granular. Assim, para comê-lo, pode-se polvilhar por cima do iogurte ou pudim e engolir imediatamente, sem mastigar. Leia também:Corrimento vaginal branco leitoso, o que significa?

Como prevenir infecção bacteriana na vagina

As infecções bacterianas na vagina podem ser evitadas, desde que você mantenha essa área feminina limpa. Aqui estão algumas etapas que podem ser executadas.

1. Manter o equilíbrio das bactérias na vagina

Limpar a vagina é bom. Mas se o método estiver errado, o equilíbrio das bactérias na vagina pode ser perturbado, de modo que o crescimento das bactérias que causam a infecção pode aumentar. Como dica, você não deve usar água morna para lavar a vagina por dentro e apenas o suficiente por fora. Também é aconselhável não usar sabonete ao limpar a vagina. Ao lavar a vagina, faça-o da frente para trás (da vagina ao ânus) para que as bactérias no ânus não se movam para a vagina. Além disso, use roupas íntimas de algodão e não muito apertadas.

2. Não fazendo ducha

Ducha é enxaguar o interior da vagina com água e uma mistura de certos materiais.

Embora o objetivo inicial fosse fazer com que a vagina parecesse mais limpa, esse método na verdade perturbaria o equilíbrio das bactérias na vagina e aumentaria o risco de infecção.

3. Limite o número de parceiros sexuais

Quanto mais parceiros sexuais você tiver, maior será o risco de contrair uma infecção bacteriana ou uma infecção sexualmente transmissível. [[artigo relacionado]] Ter uma infecção bacteriana certamente precisa ser evitado. Se começar a sentir sintomas de infecção, não compre antibióticos para corrimento vaginal sem receita médica. Porque cada pessoa precisa de diferentes doses e tipos de antibióticos, dependendo das condições pessoais de saúde.