Para pacientes que estão se recuperando após serem submetidos a certos procedimentos médicos, os médicos geralmente recomendam alimentos macios, como mingaus. O objetivo é que o sistema digestivo não precise trabalhar muito. Normalmente, este alimento é dado a pessoas que não toleram alimentos muito fortes em temperos ou com textura difícil de mastigar. Mas, para algumas pessoas, comer alimentos leves como mingau por dias pode ser enfadonho. Existem muitas outras opções de alimentos leves que podem ser adaptados à condição corporal de cada pessoa.
Quando os alimentos macios são necessários?
Não apenas para pessoas que acabaram de passar por procedimentos médicos, alimentos moles geralmente também são fornecidos a pacientes que têm problemas para engolir ou engolir
disfagia. Normalmente, essa condição é vivida por idosos ou pacientes com problemas neurológicos e doenças degenerativas. Para pessoas que têm problemas para engolir, existem categorizações de alimentos moles, a saber:
- Purê: textura uniforme como pudim, quase sem necessidade de mastigar
- Alterado mecanicamente: alimento coeso, macio e semissólido que requer mastigação mínima
- Avançado: alimentos moles que precisam ser mais mastigados
- Regular: pode comer qualquer textura alimentar
O objetivo de fornecer alimentos macios ao paciente
disfagia é reduzir o risco de problemas respiratórios e pulmonares. Além disso, alimentos moles também costumam ser dados a pessoas que passaram recentemente por procedimentos cirúrgicos ao redor da boca ou mandíbula, de modo que sua capacidade de mastigação diminui.
Alternativa de alimentos macios ao mingau
Alguns exemplos de alimentos moles que podem ser uma alternativa ao mingau são:
1. Vegetais
Dependendo de como você os cozinha, os vegetais podem variar de duros a macios. Se você quiser comer alimentos macios de vegetais, escolha vegetais como cenoura, feijão, espinafre, abobrinha ou brócolis. O processo de cozimento deve ser bem macio. Por exemplo, cozendo-o no vapor e depois triturando-o
processador de alimentos por alguns momentos até obter a textura desejada.
2 pedaços
As frutas também podem ser uma alternativa aos alimentos moles, exceto mingaus. Exemplos que podem ser consumidos diretamente são bananas. Enquanto outras frutas como maçãs, pêras e pêssegos podem ser cozidos no vapor para ficarem realmente macios e processados até que a textura fique como purê.
3 ovos
O consumo de proteínas também pode ser satisfeito com a ingestão de ovos cozidos. Não há necessidade de mastigar excessivamente, os ovos podem ser consumidos como alternativa aos alimentos moles. Corte em pedaços pequenos para fácil consumo. Processando ovos em
ovos mexidos também pode ser uma escolha de alimentos moles.
4. Carne, frango, peixe
Proteínas animais como carne, frango e peixe também podem ser consumidas como alimentos macios, dependendo de como são preparadas. Os peixes podem ser grelhados, assim como a carne e o frango. Processos como almôndegas macias também podem ser uma forma de desfrutar de proteína animal com uma textura macia.
5. Sopa
Faça sopas ou caldos claros com recheios de vegetais bem macios. Se a sopa costuma ser recheada com vegetais de textura dura, como cenoura ou feijão, uma alternativa pode ser substituí-la por macarrão, repolho ou batata cozida.
6. Trigo processado
Pessoas com capacidade limitada de deglutição ainda podem desfrutar do trigo processado como uma opção de alimento macio. Os exemplos incluem purê de batata, batata-doce cozida no vapor, panquecas moles e muito mais. As escolhas do menu feitas com grãos inteiros também são boas porque fazem você se sentir satisfeito por mais tempo. Por enquanto, você deve evitar consumir alimentos fritos, vegetais com sementes ou frutas de textura dura, caso não tenham sido processados. Se você quer frutas comidas diretamente, bananas e abacates podem ser uma opção, porque eles não precisam ser mastigados com força. Além disso, evite a gordura das nozes difíceis de mastigar. Alimentos picantes ou sensíveis, como molho de tomate, pimenta ou alimentos que causam uma sensação de inchaço. [[Artigo relacionado]]
Notas de SehatQ
Concentre-se também em adicionar uma porção de proteína à dieta porque isso é muito necessário para as pessoas que estão se recuperando. Defina a frequência de comer não em grandes porções, mas divida em pequenas porções várias vezes.