4 funções dos ossos do ombro, apoiam os movimentos do corpo para equilibrar as articulações

A omoplata está localizada atrás e raramente é notada na anatomia do osso, pois parece ter se fundido com o dorso. Por isso, pode fazer você se perguntar sobre a função das omoplatas. Na verdade, uma de suas funções é auxiliar no movimento dos ombros. A seguir está uma explicação completa da anatomia, função e distúrbios da omoplata.

Quais são as funções das omoplatas?

Desenhos anatômicos da escápula A escápula ou escápula (escápula) é um tipo de osso achatado. A forma da escápula é como um triângulo e está localizada na parte superior das costas (posterior). Na anatomia humana, a omoplata é o osso que conecta os ossos do braço e da clavícula. Citando a Verywell Health, existem vários músculos que desempenham um papel em seu movimento, incluindo os músculos manguito rotador, músculos do braço, incluindo tendões, deltóides e bíceps. Existem também duas artérias importantes, a saber, a artéria axilar e a artéria subclávia. Existem vários gânglios linfáticos ao redor da escápula. Isso é útil para ajudar na drenagem e no equilíbrio de fluidos no corpo. Este tipo de osso se parece com uma placa de osso regular na parte superior das costas, mas, na verdade, existem várias funções das omoplatas que você pode não conhecer, tais como: Sem omoplatas, os humanos têm dificuldade em mover os ombros

1. Ajuda o movimento do ombro

A principal função da omoplata é ajudar a permitir o movimento da articulação do ombro. Sem esse osso, você achará difícil mover o ombro para cima e para baixo. Isso pode acontecer devido à natureza da elevação (levantamento), bem como da depressão (abaixamento) para que você possa realizar o movimento de levantamento do saco.

2. Mantenha o equilíbrio dos ombros

Além disso, sua função não é apenas apoiar o movimento do ombro, mas também ajudar a equilibrar o ombro quando você move o braço para cima e para baixo. Junto com a coluna, as omoplatas se moverão para equilibrar o movimento das articulações do ombro.

3. Suporta o movimento do tórax

A escápula também atua em vários outros movimentos de saúde. Não se engane, mesmo estando atrás, esse osso também auxilia na movimentação dos músculos peitorais para a frente e para trás. Isso também pode ocorrer devido à natureza da protração (movimento do osso para frente sem alterar o ângulo), bem como retração (puxar a parede inferior a cada respiração).

4. Articulação óssea

A próxima função da omoplata é a ligação entre o osso do braço (úmero) e a clavícula, de modo que possa se tornar uma unidade única que suporta o movimento do braço. Existe também outro mecanismo adicional da escápula que se origina do ritmo escapulatório. Ou seja, o padrão de contração e movimento muscular na escápula e na coluna. Essa relação é muito importante para o equilíbrio da articulação do ombro como um todo.

Quais são os distúrbios da omoplata?

Uma das disfunções da omoplata é uma fratura. Sob certas condições, você pode ter discinesia ou movimento descontrolado na área da omoplata (discinesia escapular) de forma que pareça proeminente. Algumas das causas são:
  • Fraqueza ou frouxidão dos músculos das omoplatas,
  • Lesão nos nervos que irrigam os músculos.
  • Lesão no osso que sustenta a escápula.
  • Lesão na articulação do ombro.
Aqui estão algumas condições ou problemas que podem causar dor na omoplata ou outros distúrbios, incluindo:

1. Subluxação

Subluxação ousubluxação Pode ocorrer em todas as articulações, incluindo a articulação do ombro. O gatilho para a subluxação é a frouxidão excessiva dos ligamentos. Pacientes com subluxação sentirão dor, sensibilidade e inchaço na articulação do ombro.

2. Síndrome do impacto do ombro

Essa condição é causada por um distúrbio no movimento da escápula. A causa é a pressão nos nervos e vasos sanguíneos dos músculos e ossos. Se a pressão que você sente ocorre por um longo período de tempo, pode ocorrer perda permanente da função nervosa.

3. Ossos rachados

As omoplatas têm um formato relativamente sólido, de modo que raramente apresentam lesões, como fraturas ou fraturas. No entanto, é possível que você se rache se for atingido repetidamente e com força.

4. Deficiência de Sprengel

Essa condição é um distúrbio raro da função da escápula e geralmente é um defeito de nascença. Esse distúrbio faz com que o paciente tenha uma localização da omoplata mais alta do que a outra. O tratamento para cada uma dessas condições é diferente e depende da causa. Geralmente, você fará uma terapia especial e descansará o ombro primeiro. Às vezes, você receberá ajudas como panos de suporte de braço e assim por diante. Portanto, você deve fazer um exame se tiver um problema no ombro ou ombro para obter o tratamento correto. Para saber mais sobre a função e a dor da omoplata, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora na App store e no Google Play.