Coágulos sanguíneos menstruais, normais ou perigosos?

A menstruação tem um significado importante para as mulheres, partindo de uma indicação do período de fertilidade até a saúde do útero. Não é de surpreender que muitas mulheres fiquem preocupadas se apresentarem irregularidades durante a menstruação, que vão desde cólicas no primeiro dia até coágulos sanguíneos menstruais. Os coágulos sanguíneos durante a menstruação geralmente ocorrem no início do período menstrual, quando o sangue que sai é pesado. Os aglomerados são geralmente semelhantes a gel, de cor vermelha brilhante a vermelha escura. Então, precisa se preocupar com sua aparência?

É normal que o sangue menstrual coagule?

Durante a menstruação, o corpo da mulher geralmente libera anticoagulantes. Os anticoagulantes são substâncias que evitam a coagulação do sangue, para que o sangue que sai não coagule. No entanto, quando o fluxo sanguíneo menstrual é intenso, o agente de coagulação do sangue às vezes não consegue impedir a coagulação de todo o sangue que sai. Como resultado, há uma certa quantidade de sangue menstrual que sai na forma de coágulo. A condição de coágulos sanguíneos menstruais é na verdade uma coisa comum vivida por mulheres, então não há necessidade de se preocupar. Mesmo assim, uma vigilância ainda é necessária neste caso.

Como saber a diferença entre o sangue menstrual coagulado normal e não

Embora seja normal a coagulação do sangue menstrual, você precisa saber como diferenciar os coágulos sanguíneos normais ou não. Vamos ver a explicação abaixo! Se o caroço for vermelho escuro e não for muito grande, não se preocupe. Esses coágulos sanguíneos vermelhos são normais. No entanto, se os coágulos sanguíneos persistirem durante a menstruação, forem grandes em tamanho e forem acompanhados de queixas físicas (como dor pélvica e sangramento menstrual intenso), as mulheres precisam estar vigilantes. O motivo é que essa condição pode indicar um problema com seus órgãos reprodutivos, especialmente o útero. Para saber com certeza a causa, você precisa consultar um médico. O médico realizará um exame por meio de:
  • ultrassom (ultrassonografia).
  • Teste de sangue.
  • Biópsia (amostra de tecido) de dentro do útero.
  • Raio-x ou Raio X .
  • Histeroscopia para visualizar o interior do útero.
  • Laparoscopia do abdômen.

Causas de coágulos sanguíneos menstruais a serem observados

Existem várias condições médicas que podem estar por trás do aparecimento de coágulos sanguíneos na vagina, incluindo:

1. Sangramento menstrual excessivo

Muitas mulheres se preocupam com o fato de o sangramento menstrual ser tão intenso que você precisa trocar o absorvente a cada duas horas ou com mais frequência. Esses caroços vermelhos também podem sair com sangue. No mundo médico, esta condição é conhecida como menorragia . Na verdade, isso é normal se acontecer apenas algumas vezes durante a menstruação. No entanto, se menorragia ocorre em três ciclos menstruais consecutivos, é aconselhável consultar um médico. Esse tipo de condição pode causar anemia.

2. Pólipos uterinos e miomas

Pólipos e miomas uterinos (miomas uterinos) podem crescer na parede uterina. Quando isso acontece, o crescimento anormal pode impedir as contrações e suavizar a saída do sangue menstrual. Como resultado, o sangue pode se depositar e formar um coágulo antes de sair da vagina. Além disso, sangramento menstrual mais intenso, manchas anormais, dor nas costas, flatulência, dor durante o sexo e infertilidade (infertilidade) também podem ocorrer devido a pólipos e miomas no útero.

3. Endometriose

A endometriose ocorre quando o tecido uterino cresce fora do revestimento do útero, por exemplo, no trato reprodutivo. Esta condição é frequentemente caracterizada por sangramento anormal da vagina, que pode ser acompanhado por coágulos, menstruação acompanhada de cólicas fortes, náuseas, vômitos e diarreia, dor durante a relação sexual e dificuldade para conceber.

4. Adenomiose

Essa condição ocorre quando o revestimento do útero cresce na parede uterina. Como resultado, o útero torna-se espesso e dilatado. O grande volume de sangramento e sua longa duração são um dos principais sintomas adenomiose . Também pode ocorrer aumento do tamanho do útero para duas a três vezes o normal.

5. Câncer

O câncer uterino e o câncer cervical são dois tipos de câncer que podem ser caracterizados por sangramento intenso durante a menstruação e sangramento diferente da menstruação ou após a relação sexual.

6. Aborto espontâneo

A gravidez às vezes pode passar despercebida. Da mesma forma, o aborto espontâneo no início da gravidez. Quando ocorre um aborto espontâneo nos primeiros dias da gravidez, ocorrem fortes cólicas e sangramento, acompanhados por uma secreção vermelha que pode se parecer com um coágulo sanguíneo.

7. Desequilíbrio hormonal

Aparentemente, os desequilíbrios hormonais podem causar a coagulação do sangue menstrual. O desequilíbrio hormonal ocorre quando os níveis dos hormônios estrogênio e progesterona não estão equilibrados. Se isso acontecer, o sangue menstrual aparecerá em grandes quantidades. Existem muitas causas de desequilíbrio hormonal que podem ser sentidos pelas mulheres, por exemplo:
  • Perimenopausa
  • Menopausa
  • Estresse
  • Mudança significativa de peso.

8. Doença de Von Willebrand

A doença de Von Willebrand pode causar sangramento menstrual intenso e aumentar o risco de coágulos sanguíneos menstruais. De acordo com estudos, a doença de Von Willebrand é muito rara, apenas cerca de 5 a 24 por cento das mulheres que apresentam sangramento menstrual intenso e crônico costumam sofrer.

Notas de SehatQ

Os coágulos sanguíneos menstruais são bastante comuns nas mulheres. No entanto, se o coágulo continuar a ocorrer toda vez que você ficar menstruada, for acompanhado de cólicas fortes ou outros sintomas suspeitos, você deve consultar um médico. Com isso, o diagnóstico e o tratamento podem ser obtidos de forma adequada.