O uso de cosméticos para bebês, um dos quais é óleo para bebês, ainda é motivo de polêmica. Mas, além desse debate, os bebês ainda podem obter os benefícios do óleo para bebês se você usá-lo conforme necessário e seguir as instruções de uso. O óleo de bebê é na verdade um óleo mineral feito para produtos de beleza e cuidados com a pele. Como a vaselina, o óleo de bebê é um subproduto de óleos refinados e processados. Apesar da controvérsia, o óleo para bebês é seguro para uso, desde que seja usado apenas como um produto tópico (medicamento externo). Quais são os benefícios do próprio óleo para bebês? Como usar para que seja seguro para bebês? Confira a explicação do lado médico abaixo para que você não precise se preocupar mais.
Benefícios do óleo de bebê para bebês e como usá-lo
O óleo mineral ou óleo de parafina é geralmente amplamente utilizado para hidratar a pele ou evitar que ela se torne seca, escamosa, coceira ou com irritação leve. Isso ocorre porque o óleo mineral contém emolientes que funcionam para suavizar e hidratar a pele para que não seque e rache facilmente. Infelizmente, o óleo mineral na forma de óleo para bebês não é adequado para uso em recém-nascidos porque a pele do bebê naquele momento não é capaz de absorver o conteúdo do óleo. No entanto, o óleo para bebês ainda traz benefícios para bebês, por exemplo:Massagem de bebê
Limpar tampão de berço
Aliviar assaduras
Usar óleo de bebê tem algum efeito colateral?
A maioria dos emolientes ou óleos minerais, incluindo o óleo de bebê, pode ser usada com segurança e tem menos probabilidade de ter efeitos negativos. No entanto, você deve ler a composição do óleo para bebês antes de usá-lo e não usar o produto se ele contiver ingredientes que possam desencadear alergias ao bebê. Você também não deve aplicar óleo de bebê na pele do bebê que está ferida, infectada ou inflamada. Se você não tem certeza se o óleo de bebê é seguro para usar em seu bebê, não hesite em pedir conselho ao seu médico ou farmacêutico. Por outro lado, interrompa o uso se notar uma reação alérgica na pele do bebê, por exemplo, manchas vermelhas, coceira ou inchaço aparecem, o bebê parece agitado e tem dificuldade para respirar. Se necessário, leve imediatamente o seu bebê ao médico para exames adicionais.Como evitar assaduras sem óleo de bebê
Além de usar óleo de bebê, você pode prever a possibilidade de assaduras das seguintes maneiras:- Troque as fraldas sempre que possível. Troque a fralda do seu bebê imediatamente se ela começar a ficar molhada ou suja.
- Enxágue o bumbum do bebê com água morna após cada troca de fralda.
- Toalhas molhadas, bolas de algodão e lenços umedecidos podem ajudar a limpar a pele para que fique macia. Evite usar lenços com álcool ou perfume para prevenir irritações.
- Bata suavemente na pele com uma toalha limpa para secar as nádegas. Evite movimentos de fricção para evitar irritação.
- Use fraldas de tamanho apropriado. Fraldas muito apertadas podem causar mofo e erupções na pele do bebê.
- Use pomada para fraldas regularmente. Se o seu bebê tem erupções cutâneas frequentes, aplique uma pomada protetora a cada troca de fralda para evitar irritações na pele. Vaselina e óxido de zinco é um ingrediente frequentemente encontrado em pomadas para fraldas.
- Após trocar a fralda, lave bem as mãos. Lavar as mãos pode evitar a propagação de bactérias ou fungos para outras partes do corpo do bebê, para você ou para o meio ambiente.