Todas as coisas glândula timo, desaparece lentamente, mas sua função perdura

O corpo possui vários tipos de órgãos com funções incríveis. Um órgão de que você raramente ouve falar é a glândula timo. Embora raramente seja ouvida, a glândula timo irá protegê-lo, embora seu "corpo" encolha com a idade. Saiba mais sobre a glândula timo e suas funções.

Reconhecer a glândula timo

A glândula timo é um pequeno órgão atrás do esterno que tem múltiplas funções para o sistema linfático e o sistema endócrino. Como parte do sistema linfático, a glândula timo desempenha um papel na função imunológica do corpo. Enquanto isso, como parte do sistema endócrino, o timo também produz hormônios que também são usados ​​para apoiar o sistema imunológico. A glândula timo não funciona até o fim da vida humana. Essas glândulas encolherão lentamente durante a puberdade e serão substituídas por gordura. Quando uma pessoa atinge a idade de 75 anos, a maior parte do timo se transforma em tecido adiposo. Mas, felizmente, a função da glândula timo para o corpo pode ser sentida por toda a vida. A glândula timo está localizada atrás do esterno e na frente do coração, entre os pulmões. No entanto, em alguns casos, essas glândulas podem aparecer em outras áreas, como pescoço, glândula tireoide ou superfície dos pulmões. O nome "timo" vem das folhas de tomilho, uma folha aromatizante tipicamente usada na culinária mediterrânea. Essa glândula consiste em dois lóbulos, cada um dos quais consiste em lóbulos. Junto com a adenóide, o baço e as amígdalas, o timo é um órgão linfóide. Órgãos linfóides são órgãos que fazem parte do sistema imunológico do corpo.

Funções da glândula timo para o corpo

Como afirmado acima, o timo desempenha uma função dupla para o sistema linfático e também para o sistema endócrino.

1. No sistema linfático

Como parte do sistema imunológico, o timo pode ser visto como um “centro de treinamento” para linfócitos T (células T). Vários tipos de células T, chamadas células progenitoras, irão da medula óssea para o timo. Nessa glândula, as células T passarão pelo processo de maturação e serão transformadas em diversos tipos de células T específicas. Os tipos específicos de células T são:
  • Células T assassinas (citotóxicas), desempenham um papel de "matar" células que foram infectadas
  • As células T auxiliares estimulam a produção de anticorpos produzidos pelas células B e ajudam a ativar outras células T para atacar os patógenos causadores de doenças
  • As células T reguladoras desempenham um papel na supressão da atividade das células B e T para que não sejam excessivas

2. No sistema endócrino

A glândula timo também desempenha um papel no sistema endócrino para produzir hormônios. Os hormônios produzidos pela glândula timo são:
  • Timopoietina e timulina. Ambos os hormônios desempenham um papel no processo de transformação das células T em células específicas.
  • Timosina, que desempenha um papel no fortalecimento da resposta imunológica e estimula os hormônios da glândula pituitária, como o hormônio do crescimento
  • Timik. Seu papel é semelhante ao do hormônio timosina e está envolvido no aumento da resposta imunológica aos vírus.

Doenças com risco de ocorrer na glândula timo

Como outros órgãos, existem várias doenças que correm o risco de se desenvolver na glândula timo. Essas doenças incluem:

1. Hipoplasia (aplasia) do timo

A hipoplasia da glândula do timo é uma doença rara na qual o timo não se desenvolve adequadamente. A doença é causada por uma mutação genética e foi associada a outras condições, como a síndrome de DiGeorge, à infecção pelo HIV.

2. Hiperplasia tímica

A hiperplasia tímica é o inchaço da glândula timo, bem como dos folículos linfóides dentro da glândula timo. A hiperplasia linfóide folicular tímica é freqüentemente observada em doenças autoimunes, como miastenia gravis, doença de Graves e lúpus.

3. Cisto do timo

Os cistos do timo são cistos que podem aparecer na glândula timo ou originar-se na glândula timo. A descoberta de um cisto timo costuma ser acidental. No entanto, essas descobertas às vezes são muito importantes porque os cistos podem ser uma indicação da presença de células cancerosas.

4. Timoma

O timoma é um tumor originário das células epiteliais da glândula timo. Esses tumores podem ser benignos ou malignos (cancerosos). Os tumores podem aparecer seguindo a localização do timo no corpo do paciente. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

O timo desempenha um papel duplo no sistema linfático e no sistema imunológico. Para obter outras informações relacionadas à função dos órgãos do corpo, você pode pergunte ao médico no aplicativo de saúde da família SehatQ. O aplicativo SehatQ pode ser baixado em Appstore e Playstore para facilitar o acesso a informações de saúde confiáveis.