Começar o hábito de ser ativo certamente é um bom passo para manter a saúde. Mas lembre-se de que você não deve se exercitar de maneira descuidada e imediata com alta intensidade. Em vez de ser saudável, o risco de lesões pode surgir no seu caminho. Por exemplo, entorses, ossos da perna quebrados ou fraturas quando você corre rápido ou salta. A apresentação deste artigo terá como foco a discussão dos ossos fraturados, conhecidos como fratura de couro cabeludo ou fratura por estresse . Como o nome indica, esta condição se refere às rachaduras que ocorrem como resultado de estresse ou o estresse colocado nos ossos.
O que causa ossos fraturados?
A maioria das fraturas ocorre nos pés e tornozelos, devido a atividades repetitivas e uso excessivo. Mesmo assim, os ossos da parte superior do corpo podem apresentar essa condição. As causas mais comuns são quedas ou acidentes. Além disso, existem outros fatores que aumentam a probabilidade de fraturas. Alguns desses fatores de risco incluem:- Mudanças repentinas na intensidade, frequência, duração e tipo de atividade física. Assim como o corpo, os ossos também precisam de um processo de adaptação para não se machucarem. Portanto, faça as alterações gradualmente.
- Já experimentou uma fratura. Depois de fraturar o osso, o risco de o osso voltar aumenta.
- Certos tipos de esportes. Os ossos fraturados são propensos a ocorrer em pessoas que são ativas em certos esportes, como basquete, tênis, futebol, hóquei e ginástica. O mesmo ocorre com atividades de dança, como balé.
- Estruturas dos pés, como pés muito planos ( pé chato ).
- Problemas com calçados, por exemplo, sapatos usados ou que não combinam com o tipo de atividade.
- Doenças dos ossos. Certas condições médicas podem afetar o estado dos ossos e aumentar o risco de fraturas, como osteoporose ou ossos quebradiços, que podem fazer com que a densidade óssea diminua, tornando os ossos quebradiços.
- Gênero . As mulheres apresentam maior risco de fraturas.
- Deficiência nutricional. Os ossos fraturados também são mais propensos a ocorrer se a ingestão nutricional não for mantida de maneira adequada, como a falta de vitamina D e cálcio.
Como você encontra um osso fraturado?
Ossos fraturados geralmente desencadeiam o aparecimento de vários sintomas. O primeiro grande sintoma geralmente sentido é a dor. Essa sensação vai piorar se você fizer certas atividades que sobrecarregam os ossos. A dor também pode diminuir em repouso, mas volta e piora conforme você realiza sua rotina diária. Além da dor, pode ocorrer inchaço na área do osso fraturado e hematomas. Aqui estão as características dos ossos fraturados que você pode sentir:- Doloroso
- Contusões
- Sangrando
- Inchaço
- O aparecimento de curvas incomuns nos ossos
- Sonscrepitar quando a área ao redor do osso é movida
- A pele ao redor do osso fraturado muda de cor
- O surgimento de dor quando a área ao redor do osso fraturado recebe uma carga
Como tratar ossos fraturados?
Depois de diagnosticar a fratura, o médico pode determinar o tratamento adequado de acordo com a gravidade de sua condição óssea. Aqui estão algumas etapas de tratamento que podem ser recomendadas:1. Manipulação sem cirurgia
Como medida básica, seu médico pode sugerir que você faça o método RICE. Você pode fazer esse método em casa. O que exatamente é este método RICE?- descanso ou descansar
- Gelo ou bolsa de gelo
- Compressão ou pressão
- Elevação ou levantando a área dolorida