O que é inflamação? Aqui estão os sinais e alimentos para aliviar

Inflamação ou inflamação é uma resposta natural do sistema imunológico do corpo contra vírus, bactérias, fungos ou outros objetos estranhos que causam doenças, que vêm para atacar. Quando ocorre inflamação, o corpo experimenta vários sintomas de inflamação, como dor, febre e inchaço na área afetada. Além da exposição a substâncias nocivas, a inflamação também pode ser desencadeada por lesões, como quando você esbarra em algo. Em certos casos, o sistema imunológico também pode dar errado e atacar células saudáveis ​​e desencadear uma resposta inflamatória. As doenças que surgem como resultado disso são chamadas de doenças auto-imunes.

Tipos de inflamação e seus sintomas

Existem dois tipos de inflamação ou inflamação: inflamação aguda e inflamação crônica. Então, qual é a diferença entre os dois? Aqui está a explicação.

1. Inflamação aguda

A inflamação aguda é uma condição inflamatória que ocorre repentinamente ou em um curto período de tempo. Normalmente, essa condição aparece algumas horas ou dias após a ocorrência do gatilho e pode piorar em um curto espaço de tempo. Normalmente, a inflamação aguda é desencadeada por um evento que também é súbito ou ocorre rapidamente, como um impacto, lesão ou infecção. Existem cinco sinais e sintomas principais que podem aparecer na inflamação aguda, a saber:
  • Doloroso. A dor da inflamação pode ser sentida continuamente ou apenas quando a área inflamada é tocada.
  • Vermelhidão. Quando ocorre inflamação, o fluxo sanguíneo para os pequenos vasos sanguíneos (capilares) aumenta, de modo que a pele fica com uma coloração avermelhada.
  • Inchaço. O acúmulo de fluido na área inflamada corre o risco de causar inchaço.
  • Sinto quente. A área inflamada geralmente fica quente ou morna ao toque. Isso é causado pelo aumento do fluxo sanguíneo para a área.
  • Perda de função. Os quatro sintomas de inflamação aguda acima podem prejudicar a função dos órgãos inflamados, como dificuldade de mover-se, respirar e cheirar.
Exemplos de doenças que aparecem como inflamação aguda incluem:
  • Bronquite aguda
  • Apendicite aguda (apendicite aguda)
  • Unhas encravadas
  • Fratura
  • Arranhões
  • Dor de garganta devido a gripe

2. Inflamação crônica

Em comparação com a inflamação aguda, a inflamação crônica geralmente é mais difícil de reconhecer porque os sintomas são menos visíveis. Os sintomas de inflamação crônica incluem:
  • Febre
  • Fraco
  • Úlcera
  • Erupção vermelha aparece na pele
  • Dor de estômago
  • Dor no peito
A gravidade dos sintomas acima pode variar, variando de leve a grave e pode continuar por vários meses ou até anos. É por isso que essa condição é classificada como uma doença crônica. Existem várias causas de inflamação crônica, como:
  • Inflamação aguda não tratada
  • Doenças autoimunes, como psoríase, lúpus, artrite reumatóide
  • Exposição de longo prazo a irritantes, como em trabalhadores de fábricas que estão constantemente expostos a certos produtos químicos
Várias coisas também podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver inflamação crônica, incluindo:
  • Hábito de fumar
  • Obesidade
  • Bebendo muito álcool
  • Estresse crônico
Leia também:Variedade de alimentos que podem reduzir os níveis de inflamação no corpo

Mecanismo de inflamação

De acordo com revistas científicas sobre inflamação, quando "atacado" por bactérias, vírus, fungos ou objetos estranhos, o corpo irá naturalmente realizar uma resposta protetora para evitar que adoeçamos. Para fornecer essa proteção, muitas substâncias entram em ação, incluindo os hormônios histamina e bradicinina. As substâncias envolvidas são chamadas de mediadores inflamatórios. Essa substância é o que desencadeia a dilatação dos vasos sanguíneos quando ocorre inflamação. Como resultado, a área do corpo afetada geralmente fica vermelha e quente. O fluxo sanguíneo anterior, vinha carregando um "exército" contendo células imunológicas. Essas células imunológicas lutarão diretamente contra os patógenos causadores de doenças. Além de transportar células do sistema imunológico, os vasos sanguíneos dilatados também fazem com que o fluido flua mais facilmente para a área de inflamação. Essa é a razão pela qual ocorre frequentemente a inflamação, o inchaço. Enquanto isso, os dois hormônios que atuam como mediadores da inflamação também desencadeiam a irritação dos nervos. Portanto, quando houver uma parte do corpo inflamada, você sentirá dor. Essa dor tem uma função. Porque quando você se sentir doente, seu corpo naturalmente dará mais proteção àquela parte, para que o dano não piore. Assim que o patógeno for derrotado, o sistema no corpo voltará gradualmente ao normal e a inflamação diminuirá.

Tipos de drogas antiinflamatórias

A inflamação ou inflamação no corpo e seus sintomas podem diminuir se você tomar medicamentos antiinflamatórios não esteroides, corticosteroides ou analgésicos.

1. Anti-inflamatórios não esteróides (AINEs)

Os tipos mais comuns de medicamentos usados ​​para aliviar a inflamação são os AINEs, como ibuprofeno, naproxeno, diclofenaco de potássio e aspirina. Esses medicamentos são capazes de aliviar os sintomas inflamatórios, como febre, dor, inchaço e vermelhidão, com alguns poucos usos. No entanto, se consumidos em excesso, os medicamentos do grupo AINE correm o risco de causar efeitos colaterais, como úlceras estomacais e doenças renais.

2. Drogas corticosteróides

Os corticosteróides são um tipo de hormônio esteróide com capacidade de suprimir o sistema imunológico, que passa a atacar as células saudáveis, para reduzir a resposta inflamatória. Isso faz com que os sintomas, bem como a inflamação, diminuam por si só. Embora seja considerado eficaz para tratar a inflamação, o uso de corticosteroides em longo prazo não é recomendado. O motivo é que, se tomado por muito tempo, esse medicamento corre o risco de causar problemas de visão, hipertensão e osteoporose. Exemplos de corticosteroides são dexametasona, metilprednisolona, ​​prednisona e triancinolona.

3. Analgésicos

Analgésicos, como o paracetamol, também podem ser usados ​​para tratar a dor causada pela inflamação, embora não possam curá-la. Esse medicamento geralmente é administrado a pessoas alérgicas a AINEs ou corticosteróides quando sentem dor inflamatória bastante perturbadora. [[Artigo relacionado]]

Alimentos que podem reduzir a inflamação

Além de tomar medicamentos, os níveis de inflamação no corpo também podem ser reduzidos com a ingestão dos seguintes alimentos:

• Pimenta

Muitos não sabem, o pimentão contém muita vitamina C e antioxidantes que são muito bons para reduzir e prevenir a inflamação no corpo. Pimentas também têm ácido sinápico e ácido ferúlico, que podem reduzir a resposta inflamatória.

• Mofo

Existem milhares de tipos de cogumelos neste mundo. No entanto, aqueles que são considerados como tendo um efeito antiinflamatório e são facilmente encontrados na Indonésia incluem cogumelos shiitake e cogumelos portáteis. Além de serem ricos em vitaminas B, os cogumelos também contêm muitos fenóis e antioxidantes que podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo.

• Brócolis

O brócolis também contém antioxidantes que podem fornecer efeitos antiinflamatórios no corpo. O sulforafano, um antioxidante desse vegetal, pode reduzir a quantidade de citocinas no corpo, que em grandes quantidades correm o risco de desencadear uma inflamação.

• Cúrcuma

A curcumina, como característica do açafrão, é um tipo de substância com conhecidos benefícios antiinflamatórios. Esta especiaria demonstrou reduzir a inflamação na artrite e no diabetes.

• Tomate

Os tomates são ricos em vitamina C, potássio e licopeno. Essas três substâncias são muito boas para reduzir a inflamação e até diminuir o risco de desenvolver câncer. Depois de reconhecer mais sobre a inflamação, espera-se que você esteja mais alerta quando os sintomas aparecem. Para uma discussão mais aprofundada sobre esta condição, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.