Conheça os 3 tipos de distúrbios da coluna vertebral e seus sintomas

coluna vertebral humana (coluna vertebral) é um arranjo de pequenos ossos chamados vértebras. A coluna vertebral ou também conhecida como coluna vertebral tem uma função crucial, que muitas vezes não percebemos, que é apoiar o corpo a fim de manter uma posição ereta, por exemplo, ao sentar, ficar em pé ou caminhar. Além disso, a coluna também resiste aos efeitos da gravidade no corpo e permite os movimentos. Por ser muito importante, ajuda a conhecer o problema dos distúrbios da coluna vertebral, que ocorrem com frequência.

O que é um distúrbio da coluna vertebral?

Entre as vértebras estão almofadas que permitem o movimento do tronco e resistem ao estresse do movimento. Ao longo da coluna vertebral, fibras nervosas espinhais espalhadas que desempenham um papel importante na transmissão de sinais do cérebro para todas as partes do corpo e vice-versa. Quando visto por trás, uma coluna normal parece reta descendo pelo meio das costas. Enquanto isso, de lado, uma coluna saudável apresenta uma ligeira curva. Se houver uma coluna que parece torta e anormal, é provável que a pessoa tenha um distúrbio ou distúrbio da coluna vertebral. Condições de deformidade da coluna podem fazer com que a curva da coluna exceda o limite normal ou mude sua forma (deformidade). Uma deformidade da coluna vertebral é definida quando a coluna é dobrada 10 ° mais do que a curvatura normal quando vista de frente, ou uma perda da curvatura normal da coluna quando vista de lado. As anomalias da coluna não têm apenas impacto estético, mas também causam alterações biomecânicas importantes.

Queixas de anormalidades da coluna vertebral

Quando em pé ou olhando para a frente ao ficar em pé e sentado, os músculos das costas em pessoas com distúrbios da coluna vertebral trabalham mais para manter uma postura equilibrada. Essa energia extra necessária acaba fazendo com que a capacidade funcional de uma pessoa seja interrompida. Mesmo em casos graves, pode reduzir a capacidade respiratória do pulmão, prejudicando a qualidade de vida. Em geral, os adultos que procuram o médico com deformidades na coluna apresentam as seguintes queixas:
  • Distúrbios do crescimento da coluna que ocorrem desde a infância ou distúrbios da coluna que são adquiridos durante a adolescência e ganham peso ou causam sintomas na idade adulta
  • Novas deformidades da coluna vertebral decorrentes de lesão
  • Ossos porosos que causam mudanças na forma
  • Anormalidades no rolamento das articulações entre as vértebras
  • Anormalidades da coluna vertebral devido a cirurgia anterior

Tipos de deformidades da coluna vertebral

A partir da curvatura, as anormalidades da coluna vertebral podem ser divididas em três. As anomalias da coluna vertebral incluem:
  • Lordose. Deformidades da coluna vertebral na região lombar fazem com que os ossos dobrem significativamente para a frente
  • Cifose. Deformidades da coluna vertebral na parte superior das costas causando ossos anormalmente curvos (mais de 50 graus)
  • Escoliose. Anormalidades da coluna vertebral com escoliose fazem com que os ossos se curvem para os lados, geralmente semelhante à letra S ou C. A escoliose é comum em crianças.
Funcionalmente, as deformidades da coluna podem causar dor e incapacidade. A dor pode ser sentida na região da cintura, ao ficar em pé ou ao caminhar. Enquanto isso, a deficiência é causada por um desequilíbrio causado por uma coluna anormal, de modo que o paciente pode não ser capaz de ficar em pé por muito tempo ou se cansar facilmente se caminhar longas distâncias porque tem que manter uma posição ereta.

Sintomas de distúrbios da coluna vertebral

Anormalidades da coluna vertebral podem causar os seguintes sinais e sintomas:
  • Altura do ombro ou quadril que não é a mesma entre a direita e a esquerda
  • Coloque a cabeça não no meio do corpo
  • Cintura não alinhada
  • Dificuldade para respirar
  • Dificuldade em caminhar
  • Corcunda
  • Dor lombar
Não apenas uma questão de aparência, as condições em que a coluna está deformada podem ter um impacto psicossocial. Um dos efeitos de ter uma aparência diferente da maioria das pessoas é criar uma sensação de insegurança. Como sabemos se temos distúrbios da coluna vertebral ou não? O médico irá pedir a você e a sua história familiar da doença, realizar um exame físico para avaliar a curvatura da coluna vertebral. Seguido por exames de apoio, como raios-x. Os raios X não apenas mostram anormalidades da coluna vertebral no aspecto de sua curvatura, mas também podem mostrar anormalidades nas vértebras e nas articulações intermediárias. O tratamento dos distúrbios da coluna vertebral pode ser realizado por meio de procedimentos cirúrgicos ou não cirúrgicos, com o objetivo de reduzir a dor e otimizar a função óssea. Dependendo do tipo de anormalidade e sua causa, o médico tentará restaurar a curvatura normal da coluna vertebral. Se você ou sua família tiver um problema de coluna, consulte imediatamente um médico para uma avaliação mais detalhada.