É assim que se trata a apendicite sem cirurgia

A apendicite ou apendicite ocorre quando o órgão do apêndice fica inflamado ou inflamado. A apendicite pode causar dores fortes na região do estômago e vários outros distúrbios digestivos. Normalmente, essa condição é tratada com cirurgia. Mas agora, como tratar a apendicite sem cirurgia também pode ser uma opção. A inflamação do apêndice pode ocorrer repentina ou aguda, lenta ou cronicamente. A apendicite que pode ser tratada sem cirurgia é aguda, enquanto a crônica só pode ser curada com cirurgia.

Os antibióticos são considerados eficazes para tratar apendicite sem cirurgia

A maioria dos casos de apendicite até agora quase certamente acabam na mesa de operação. No entanto, de acordo com pesquisas conduzidas por cientistas da Finlândia, a inflamação aguda do apêndice e a condição não são muito graves, podem ser tratadas até que se curem apenas com antibióticos. Os pesquisadores acreditam que dar antibióticos para tratar a apendicite é seguro e o risco de complicações é mínimo. Mas lembre-se de que em casos graves de apendicite, com órgãos quase ou mesmo rompidos ou perfurados, a cirurgia deve ser realizada imediatamente. Os pesquisadores compararam as taxas de cura entre 273 pessoas que fizeram apendicectomia e 257 pessoas que receberam apenas tratamento com antibióticos. O resultado, cerca de 60% do total de pacientes que receberam apenas antibióticos, pode se recuperar bem e não necessitar de nova apendicectomia, cinco anos após o início do tratamento. Enquanto isso, cerca de 40% dos restantes, ou 100 das 257 pessoas, ainda precisam se submeter à apendicectomia cinco anos após terem recebido antibióticos. Na verdade, 15 desses pacientes tiveram que ser submetidos a cirurgia enquanto ainda estavam em tratamento com antibióticos.

As vantagens e desvantagens dos antibióticos como remédio para apendicite

Usar antibióticos como remédio para apendicite pode, de fato, ser feito, mas não sem condições. Pelos dados da pesquisa, cerca de 40% dos pacientes submetidos a esse tratamento ainda precisam ser submetidos à cirurgia. Portanto, pode-se dizer que existe um risco de falha do tratamento em torno de 40%. Enquanto isso, no procedimento de apendicectomia ou apendicectomia realizada em 273 pacientes no estudo, apenas um não funcionou bem. Assim, pode-se concluir que a taxa de sucesso desse procedimento é de 99,6%. Este estudo apenas comparou o tratamento com antibióticos com apendicectomia ou cirurgia para cortar o apêndice. Enquanto isso, atualmente, existe uma tecnologia mais recente que pode tornar a cirurgia de apendicectomia mais simples, a saber, a laparoscopia. No tratamento da apendicite com antibióticos, o medicamento deve ser administrado diretamente na veia ou por via intravenosa por três dias, seguido de antibióticos orais por sete dias. Portanto, o tratamento total realizado chegou a 10 dias. Durante o procedimento laparoscópico, o paciente só precisa ficar no hospital por um dia após a operação.

Quando o apêndice deve ser operado?

Quando sua apendicite não for muito grave, seu médico pode dar a você a opção de se submeter a um tratamento com antibióticos ou cirurgia. A seguir está uma explicação adicional das operações comumente realizadas para tratar a apendicite.

1. Laparoscopia

Se a dor abdominal e a condição geral forem fortes o suficiente, mas o apêndice não tiver rompido ou perfurado, o médico geralmente irá aconselhá-lo a se submeter a uma cirurgia laparoscópica. Ao realizar este procedimento, o médico não fará muitas incisões no abdômen. O médico fará apenas uma pequena incisão no umbigo, para poder inserir um laparoscópio em forma de um pequeno tubo com uma câmera e ferramentas especiais para remover o tecido inflamado. Este procedimento é considerado seguro para todas as idades, incluindo crianças e idosos.

2. Apendicectomia

Enquanto isso, em condições severas, os médicos devem realizar uma cirurgia imediatamente para remover o apêndice. Este procedimento deve ser realizado antes que a bactéria que causa a inflamação entre na corrente sanguínea e infecte o sangue. Em uma apendicectomia, o médico realizará uma operação aberta. Isso significa que, para remover o apêndice infectado, o médico abrirá um tecido grande o suficiente no estômago. [[Artigo relacionado]]

Cuidado com os sinais de apendicite

O tratamento da apendicite, com antibióticos ou cirurgia, não será possível até que você reconheça os sintomas. Consulte um médico imediatamente se sentir os seguintes sintomas.
  • Dor abdominal no canto inferior direito que aparece de repente
  • Dor abdominal que inicialmente aparece ao redor do umbigo, mas geralmente se move para a parte inferior direita do abdômen
  • Dor na região do estômago que piora quando você tosse, anda ou faz outros movimentos
  • Nausea e vomito
  • Perda de apetite
  • Febre
  • Diarreia ou prisão de ventre
  • Inchado
  • Micção frequente
Depois de saber como tratar a apendicite, sem cirurgia ou com cirurgia, espera-se que você ainda precise consultar um médico antes de tomar qualquer atitude. O manuseio incorreto pode levar a um aumento da gravidade da doença.