7 funções desta enzima lipase importantes para o sistema digestivo

No corpo humano, existem 1.300 enzimas, que desempenham um papel importante em todas as reações químicas. Todas essas enzimas permitem que você veja, ouça, ande e até pense. Uma das enzimas mais importantes é a lipase. Na verdade, qual é a função da enzima lipase?

A função da enzima lipase de que o corpo necessita

Imagine que cada órgão e centenas de trilhões de células do corpo humano dependem de reações enzimáticas e de energia. Portanto, não é um exagero, se você considerar a função das enzimas, elas são insubstituíveis. A seguir está a função geral da enzima lipase para o corpo.

1. Regular as reações químicas

Assim como as enzimas em geral, a função das enzimas lipases também é muito importante, para regular as reações químicas. Na verdade, as reações químicas no corpo podem ocorrer por si só. No entanto, sem a ajuda das enzimas lipase, a reação química ocorrerá muito lentamente.

2. Manter a disponibilidade de energia

Além disso, a enzima lipase também é responsável por garantir que as reações químicas, ocorram apenas quando o corpo precisar delas. Isso ajudará o corpo a não desperdiçar energia em reações químicas, que realmente não precisam acontecer.

3. Dividir a gordura

A lipase decompõe os triglicerídeos (gorduras) em moléculas de ácidos graxos e glicerol. Esse processo é auxiliado por sais biliares, que aliviam a tensão superficial da gordura, permitindo que a lipase decompõe os triglicerídeos.

4. Absorver nutrientes

Outra função das enzimas lipase é digerir as gorduras dos nutrientes dos alimentos. Quando você come alimentos gordurosos, a gordura passa pelo estômago sem ser digerida pelo intestino delgado. No intestino delgado, a enzima lipase quebra a gordura em pequenas partículas, que podem viajar através da parede intestinal. Além disso, a gordura que foi decomposta entrará nos canais linfáticos e na corrente sanguínea.

5. Mova o colesterol

O fornecimento de colesterol também é uma função muito importante das enzimas lipase. Pense na enzima lipase como um mensageiro, ajudando o corpo a empacotar ou “embrulhar” o colesterol, para entrega através da corrente sanguínea. Esse papel é desempenhado por uma enzima lipase chamada lecitina colesterol aciltransferase, que combina o colesterol com ácidos graxos. Quando os dois forem "colocados juntos", partículas como o colesterol bom (HDL) e o colesterol ruim (LDL) aparecerão. O corpo o moverá para dentro ou para longe da célula.

6. Ajuda os bebês a digerir as gorduras do leite materno

A enzima lipase ajuda os bebês a digerir as gorduras do leite materno. A próxima função das enzimas lipase é ajudar os bebês a digerir as gorduras do leite materno (ASI). Isso ocorre porque o sistema digestivo do recém-nascido não consegue digerir a gordura adequadamente. Portanto, a enzima lipase irá quebrar a gordura do leite materno, para que o bebê possa digerir a gordura adequadamente.

7. Suavizar o sistema digestivo

Às vezes, a enzima lipase não funciona sozinha. Ele "trabalhará duro" junto com outras enzimas, como proteases e amilase, para iniciar o sistema digestivo. Em primeiro lugar, as proteases quebram as proteínas. Em seguida, a amilase decompõe os carboidratos e o amido. Por último, a lipase quebra a gordura para facilitar a digestão do sistema digestivo.

3 tipos de enzimas de lipase

Na verdade, as enzimas lipases são divididas em três tipos, com base na localização de sua produção. As enzimas lipase são produzidas no pâncreas, boca e estômago. A seguir está uma função específica para cada um.
  • lipase gástrica

Essa lipase é produzida no estômago. A função dessa enzima lipase é digerir os ácidos graxos, que estão em seu corpo.
  • Lipase faríngea

Quando você mastiga alimentos, a lipase faríngea desempenha um papel importante. Esta enzima lipase, produzida pelas glândulas salivares. A função dessa enzima lipase é atacar os ácidos graxos, uma vez que o alimento está na boca.
  • Lipase hepática

A lipase hepática é uma enzima digestiva produzida pelo fígado.

Alimentos que contêm enzimas lipase

A lipase pertence à categoria das enzimas digestivas. Se o corpo não produz o suficiente, o alimento que você ingere não pode ser digerido adequadamente. Isso pode até mesmo desencadear o aparecimento de intolerância à lactose. O corpo já está produzindo lipase. No entanto, comer alimentos que contenham lipase pode ajudar o corpo a facilitar a digestão, após a ingestão de alimentos ricos em gordura. Portanto, você também é aconselhado a comer alimentos que contenham enzimas lipase, abaixo:
  • Abacate
  • Kefir
  • Kimchi, que contém bactérias Bacillus
  • Miso, também conhecido como sopa de soja japonesa
  • Gengibre, ajuda o corpo a produzir enzimas lipase
Embora o corpo tenha produzido a enzima lipase por si mesmo, você realmente sentirá a função da enzima lipase comendo regularmente os alimentos saudáveis ​​mencionados acima. [[artigos relacionados]] Mas é claro, sempre consulte um médico, antes de iniciar uma nova dieta, que pode ser estranha ao corpo.