Orelhas latejantes são um sinal de sérios problemas de saúde. Veja como superar isso

O zumbido pulsátil é uma condição que ocorre quando uma pessoa ouve o som de uma pulsação no ouvido. Esta condição também é conhecida como orelha latejante. Freqüentemente ignorado, o zumbido pulsátil pode ser um sinal de um sério problema de saúde.

Causas de orelhas latejantes

O latejamento dos ouvidos ocorre quando a sua audição está ciente das mudanças no fluxo sanguíneo nas veias e artérias em partes do corpo como o pescoço, a base do crânio e as orelhas. Vários fatores podem desencadear essa condição, incluindo:

1. Perturbação do fluxo sanguíneo

O endurecimento das artérias (aterosclerose) pode causar a coagulação do interior dos vasos sanguíneos. Essa condição, então, resulta em fluxo sanguíneo prejudicado. A interrupção do fluxo sanguíneo tem o potencial de desencadear uma orelha latejante.

2. Aumento do fluxo sanguíneo no corpo como um todo

O aumento geral do fluxo sanguíneo no corpo pode desencadear orelhas latejantes. Essa condição geralmente ocorre quando você acaba de fazer exercícios extenuantes, uma glândula tireoide hiperativa e sintomas de anemia grave. Além disso, você que está grávida também experimentará um aumento no fluxo sanguíneo geral no corpo.

3. Aumento do fluxo sanguíneo para certas partes do corpo

O aumento do fluxo sanguíneo em certas partes do corpo pode causar zumbido pulsátil. Várias condições podem desencadear um aumento do fluxo sanguíneo em certas partes do corpo, nomeadamente tumores no cérebro e no pescoço. Geralmente, os tumores associados ao zumbido pulsátil são benignos

4. Hipertensão intracraniana idiopática

A hipertensão intracraniana idiopática pode causar latejamento no ouvido. Além disso, essa condição também pode desencadear dores de cabeça e problemas de visão. Não se sabe exatamente o que causa a hipertensão intracraniana idiopática. No entanto, essa condição é mais comum em mulheres jovens e de meia-idade.

5. Alto nível de sensibilidade do ouvido

Quando seus ouvidos estão muito sensíveis, você pode ouvir seu próprio pulso. Vários tipos de fatores que podem fazer com que o ouvido tenha alta sensibilidade, como anormalidades desde o nascimento até lesões. Além dos batimentos cardíacos, as pessoas que sofrem dessa condição também podem ouvir outros sons de dentro do corpo.

Quais são os sintomas de uma orelha latejante?

O principal sintoma do zumbido pulsátil é um som nos ouvidos que vem do batimento cardíaco ou do pulso. Para algumas pessoas, o som que aparece no ouvido pode ser muito alto e irritante. Além disso, você também pode apresentar uma série de outros sintomas se tiver hipertensão intracraniana idiopática, incluindo:
  • Tonto
  • Vertigem
  • Problemas de visão
  • Perda de audição
Se os sintomas que aparecem interferem com suas atividades, consulte imediatamente um médico. O tratamento o mais cedo possível pode prevenir o agravamento do seu estado. Geralmente, os médicos recomendam que os pacientes percam peso, tomem medicamentos ou se submetam a cirurgias como forma de tratamento.

Como tratar o zumbido pulsátil

O tratamento do zumbido pulsátil depende de sua causa. Tomar certos medicamentos para reparar os vasos sanguíneos pode ajudar a tratar essa condição e fazer você parar de ouvir o som do seu pulso. Quando o zumbido pulsátil que você experimenta é causado por um distúrbio dos vasos sanguíneos, você pode superá-lo adotando um estilo de vida saudável. Alguns dos estilos de vida saudáveis ​​que devem ser aplicados incluem:
  • Reduzir o consumo de sal
  • Exercite-se regularmente
  • Parar de fumar
  • Controlando o estresse
Se o som continuar e o médico não souber qual é a causa, algumas medidas de tratamento possíveis incluem:
  • Usando silenciadores para evitar ruído
  • Ouvir música por meio de um instrumento especial, com uma frequência que ajuda a aliviar o zumbido
  • Ouvir ruído branco utilizando ferramentas como condicionadores de ar, ventiladores e aplicativos que estão em Smartphone .
[[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

O zumbido pulsátil é uma condição que ocorre quando você ouve uma pulsação no ouvido. Essa condição geralmente é causada por um problema nos vasos ou no fluxo sanguíneo. Como lidar com orelhas latejantes deve ser ajustado ao que está causando isso. Portanto, você deve consultar um médico para descobrir qual é a causa exata do zumbido pulsátil. Para uma discussão mais aprofundada sobre orelhas latejantes e como tratá-las, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play .