Broncopneumonia, uma doença pulmonar que muitas vezes passa despercebida

Quando se trata de doenças pulmonares, a palavra broncopneumonia provavelmente não passará pela sua cabeça. Sim, esta doença não é tão conhecida na comunidade. Porém, você sabia? Na verdade, os sintomas da broncopneumonia não são muito diferentes de outros distúrbios respiratórios. A broncopneumonia é um tipo de pneumonia. Ao contrário da pneumonia que ataca os alvéolos (sacos de ar) nos pulmões, esta doença ocorre numa área mais vasta, nomeadamente nos alvéolos e brônquios.

Mais sobre broncopneumonia

Para reconhecer a broncopneumonia mais facilmente, será mais fácil se você primeiro compreender a forma e a função dos pulmões. Nos pulmões, existem brônquios que são ramos da traqueia como vias aéreas. O brônquio esquerdo entra no pulmão esquerdo e o brônquio direito entra no pulmão direito. Os brônquios então se ramificam em bronquíolos. No final dos bronquíolos, existem alvéolos que são sacos de ar. A pneumonia é uma infecção que ocorre nos alvéolos. Esta infecção pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. A pneumonia faz com que os alvéolos fiquem cheios de líquido ou pus, resultando em falta de ar, febre e tosse com catarro. A broncopneumonia é semelhante à pneumonia. No entanto, a infecção não ocorre apenas nos alvéolos, mas também nos brônquios. Essa infecção geralmente se espalha apenas em um lado do pulmão, mas também pode infectar os dois lados do pulmão. Esta doença pode ser leve ou grave. Em alguns casos, a broncopneumonia pode até causar a morte.

Como ocorre a broncopneumonia?

Quando o sistema imunológico está fraco, o corpo se torna vulnerável ao ataque de bactérias, vírus e outros organismos causadores de doenças. É o que acontece na broncopneumonia. Um sistema imunológico fraco cria as bactérias que causam broncopneumonia, como Klebsiella pneumonia, Streptococcus pneumoniae, Staphylococcus aureus, e Pseudomonas aeruginosa seja fácil de atacar. Na verdade, em condições normais, quando a imunidade do corpo é boa, essas bactérias permanecem no corpo, mas não causam certas doenças ou distúrbios. Além das bactérias, a broncopneumonia também pode ser causada por fungos e vírus. A broncopneumonia, causada por bactérias e fungos, não é contagiosa porque, em condições normais, esses organismos já estão presentes no corpo. No entanto, se for causada por um vírus, a doença pode ser contagiosa. Os vírus que causam broncopneumonia são vírus do trato respiratório superior, nomeadamente o vírus da gripe, o rinovírus e o coronavírus. Mesmo assim, as pessoas infectadas não contraem necessariamente a mesma doença. As pessoas infectadas geralmente apresentam apenas sintomas de resfriado ou infecção do trato respiratório superior (IRA). É apenas em pessoas com sistema imunológico baixo que o vírus que causa a broncopneumonia também pode causar a mesma doença ou pneumonia. [[Artigo relacionado]]

Isso é tvocê e gSintomas de broncopneumonia

Os principais sintomas da broncopneumonia, nomeadamente tosse que não passa e catarro que aumenta cada vez mais. A cor do catarro que sai torna-se amarela ou verde, com febre cada vez mais alta. Além disso, as seguintes condições também podem aparecer como sintomas de broncopneumonia:
  • Tem resfriado
  • Difícil de respirar
  • Apetite diminuído
  • Dor no peito
  • Tosse com sangramento
  • Dores musculares ou articulares
  • Dor de cabeça.
Esses sintomas pioram em 1 dia a 2 semanas, mas também podem melhorar por conta própria se o sistema imunológico ainda estiver forte. Em casos de broncopneumonia grave, haverá interrupção da troca de ar nos pulmões, de modo que o fluxo sanguíneo é privado de oxigênio. Isso pode fazer com que os níveis de oxigênio no corpo caiam drasticamente, causando insuficiência respiratória. Se isso acontecer, é possível que cause uma diminuição da consciência porque o cérebro está privado de oxigênio. A deficiência grave de oxigênio também pode causar distúrbios nos órgãos do corpo, como rins, fígado e trato digestivo. Na pior das hipóteses, a broncopneumonia pode causar a morte.

cuidado fatores de risco de broncopneumonia

Fumar é um fator de risco para broncopneumonia. Fatores que aumentam o risco de desenvolver broncopneumonia são condições que podem causar uma redução do sistema imunológico, como:
  • Falta de dormir
  • Falta de ingestão de alimentos nutritivos
  • Menos exposição ao sol
  • Tenha o hábito de fumar e beber álcool
  • Tomando drogas ilegais.
Além disso, essa doença também é mais propensa a ocorrer em crianças e idosos com mais de 65 anos. Algumas doenças também tornam os pacientes mais suscetíveis à broncopneumonia, como:
  • Diabetes mellitus
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
  • HIV / AIDS
  • Doença cardíaca
  • Doença auto-imune
  • Câncer.
Alguns medicamentos também podem causar a queda do sistema imunológico do corpo, como drogas quimioterápicas e terapias auto-imunes.

Como tratar a broncopneumonia

A broncopneumonia causada por um vírus pode melhorar e resolver espontaneamente em uma a duas semanas. Assim, o tratamento dado é mais voltado para o alívio dos sintomas que se fazem sentir. Se a broncopneumonia não melhorar ou piorar em dois a quatro dias, pode-se suspeitar que a causa é a bactéria. Para tratar a broncopneumonia causada por bactérias, seu médico prescreverá antibióticos. A broncopneumonia leve pode ser tratada ambulatorialmente. A hospitalização é necessária se houver sintomas graves, como falta de ar, febre alta, diminuição do apetite, diminuição da pressão arterial, diminuição da consciência, até a instalação de um aparelho respiratório / ventilador. Além do tratamento com o médico, você também pode acompanhá-lo das seguintes formas para tornar o seu corpo mais saudável:
  • Sono noturno adequado de 6 a 8 horas, quanto mais, melhor
  • Banhos de sol pelo menos 30 minutos por dia
  • Coma uma dieta nutritiva e equilibrada
  • Tentando parar de fumar.
Ao saber mais sobre a broncopenumonia, espera-se que você fique mais alerta se os sintomas da doença começarem a aparecer. Quanto mais cedo for realizado, mais cedo o tratamento será iniciado e melhores serão os resultados. Pessoa fonte:

dr. Vinci Edy Wibowo, Sp.P

Especialista em pulmão

Hospital Parceiro da Família Cikarang