Os sonhos não são mais o domínio da psicanálise ou do misticismo. Hoje, os sonhos são o foco da pesquisa científica. Investigações e pesquisas sobre o significado de um sonho podem até ser novas descobertas relacionadas à saúde mental humana. De vez em quando, os sonhos sempre foram algo a ser levado a sério. No final dos séculos 19 e 20, Sigmund Freud colocou os sonhos no centro do debate psicanalítico.
O significado de um sonho e sua relação com a ciência
A discussão dos sonhos no domínio da ciência só começou por volta da década de 1950, quando começou a discutir as fases de Movimento rápido dos olhos (REM) durante o sono. O rápido desenvolvimento da tecnologia e neuroimagem ajude a dissecar o significado de um sonho com mais clareza. Os sonhos ocorrem quando o centro lógico do cérebro é lóbulo frontal não está mais ativo. Isso significa que o pensamento racional não é mais apresentado. Ao mesmo tempo, há uma ingestão de dopamina que faz a pessoa se sentir emocional. Os sonhos só ocorrerão quando o ambiente estiver completamente silencioso e a pessoa não estiver apegada a nada. Durante a fase REM, córtex visual também funciona para que você sinta o sonho com uma visualização bastante clara. Você vai confiar mais no seu sentido de visão e tato para "ver" do que ouvir ou tocar. É verdade que os sonhos se devem ao pensar em alguma coisa?
Outra suposição que frequentemente se desenvolve é a de que os sonhos surgem porque você pensa em algo intensamente antes de ir dormir. Existem pesquisas que respondem a essa suposição. Um psicólogo chamado Daniel Wegner pesquisou efeito rebote de sonho . Em seu experimento, ele dividiu dois grupos como respondentes. O primeiro grupo foi solicitado a se concentrar em pensar em alguém antes de ir para a cama. O segundo grupo foi solicitado a evitar pensar em ninguém antes de adormecer. Como resultado, o grupo que não pensou em nada ou evitou pensar em alguém realmente sonhou com essa pessoa. Por que temos pesadelos?
Existe uma teoria da psicologia evolucionista que pode responder ao significado de um sonho, especialmente de um pesadelo. Nesta teoria, existem elementos função de sobrevivência dentro dele. Os sonhos fornecem uma oportunidade para a pessoa "lidar" com as coisas com que se preocupa no mundo real. É por isso que os pesadelos acontecem. Os sonhos estão repletos de preocupações, medos e coisas que envolvem emoções profundas para uma pessoa. O conceito é que quando uma pessoa acordar, ela estará mais bem preparada para enfrentar o que a assombra no pesadelo. Esse também é o motivo pelo qual os pesadelos costumam ocorrer nos ambientes mais importantes, como correr, ser perseguido e outros. Os pesadelos geralmente contêm atividades impossíveis de realizar na vida cotidiana. Além disso, muito raramente envolve coisas mundanas como escrever ou ler. Há uma teoria que reitera que o significado dos pesadelos é que o mesencéfalo responde a ameaças que assombram alguém no futuro. O pesquisador Antti Revonsuo da Universidade de Skovde Suécia explica isso em The Threat Simulation Theory. Vários entrevistados admitiram ter o mesmo pesadelo: perder todos os dentes. Aparentemente, o significado desse pesadelo é se preocupar em dizer a coisa errada na hora errada. É o mesmo que um sonho?
Não raramente, o significado dos pesadelos tem um significado mais profundo do que apenas um sonho fugaz. Muitas vezes as pessoas associam isso a um palpite de que algo vai acontecer. Visto que os sonhos vêm do subconsciente, é claro que seu significado é simbólico. Portanto, não pode ser necessariamente interpretado da mesma forma que em um sonho. Ele precisa de uma interpretação mais aprofundada e está relacionado a muitas coisas. Qualquer interpretação dos sonhos é legítima. Por exemplo, alguém sonha em ter um tumor cancerígeno ou perder alguém. Sem interpretar literalmente, pode significar o medo de morrer antes de fazer o que ele realmente quer.