Habilidades para a vida são coisas importantes que as crianças precisam saber

Matemática, ciências, linguagem, talvez seu filho consiga notas altas nas matérias da escola. No entanto, você sabe se há outras coisas que também são importantes como preparação para o crescimento? Habilidade de vida ou habilidades para a vida são lições valiosas que as crianças usarão por toda a vida. Infelizmente, a maioria das crianças não entende como lidar com os problemas cotidianos da vida até a adolescência. Não espere até que seu filho fique mais velho para ensinar habilidades para a vida. Ensine ele habilidade de vida isso e você se sentirá à vontade vendo-o crescer e se tornar uma criança independente.

Habilidade de vidaé uma habilidade de vida

Na verdade, a definição habilidade de vida muito amplo. Habilidade de vida ou habilidades para a vida é algo que não é obtido nas notas acadêmicas da escola. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem cinco coisas básicas relacionadas a: habilidade de vida , isso é:
  • Tome decisões e encontre soluções
  • Pense de forma criativa e crítica
  • Comunicação e habilidades interpessoais
  • Autoconsciência ( autoconsciência ) e empatia
  • Lidando com emoções e estresse
Claro, ensinando crianças habilidade de vida o mais cedo possível ajudará as crianças a se tornarem crianças independentes e capazes de resolver os problemas diários. Ensino habilidade de vida as crianças certamente não precisam ser rígidas e gostar de estar em uma sala de aula. Você pode fazer isso enquanto janta com sua família. Ou quando você está brincando com ele. Claro, as crianças serão mais fáceis de entender se habilidade de vida é ensinado de uma forma divertida.

Modelo habilidade de vida o que deveria ser ensinado às crianças

Aprendizagem à distância aka escola conectados permite que você tenha mais tempo com seus filhos. Além de que ele precisa entender as lições da escola, agora é a hora de você dar a ele uma valiosa provisão de vida. Aqui estão os tipos habilidade de vida que deve ser ensinado às crianças de acordo com a faixa etária:

1. Idade pré-escolar (2-4 anos)

Nessa idade, seu filho ainda pode precisar que você supervisione as atividades que você ensina a ele. Mas com o tempo, ele vai dominar e se acostumar com tarefas simples. O segredo é dar a ele confiança para fazer isso sozinho, mesmo que os resultados não sejam perfeitos.
  • Limpando brinquedos
Convide seu filho a colocar os brinquedos de volta na caixa depois de brincar, coloque os livros na prateleira ou coloque os lápis de cor e os lápis de cor de volta no lugar. Você também pode pedir a ele para colocar a roupa suja no cesto de roupa suja ou jogar o lixo na lata de lixo.
  • Escolha suas próprias roupas
Claro que se sente incomodado veja o seu filho escolhendo uma camisa listrada combinada com calça xadrez. Ei, controle-se antes de comentar ou pedir que ele troque de roupa. Confie nele para escolher suas próprias roupas após cada banho. Em seguida, convide lentamente as crianças a discutirem os tipos de roupa adequados para determinados eventos. Por exemplo, em dias chuvosos e frios, você deve usar mangas compridas. Ou a roupa da casa deve ser usada em casa, enquanto quando for a um evento, vista roupas bem arrumadas e limpas para respeitar os convidados. Diga-lhe também quais atividades serão realizadas naquele dia, para que ele aprenda a escolher o tipo certo de roupa.
  • Ajude a arrumar a mesa
A sua família tem o hábito de jantar junto à mesa? Convide seu filho a ajudar a pôr a mesa, colocando uma colher e um garfo para cada membro da família. Permita que ele adicione um adoçante como um cartão feito em casa ou uma foto de seu trabalho. Ele devia estar esperando impacientemente pela hora do jantar.

2. Idade de 5 a 7 anos

Nessa idade, as crianças se tornaram boas ajudantes em casa. Ele começou a ser capaz de fazer alguns trabalhos como um adulto. Você tem que ser muito bom em ver a situação, quando deixar a criança fazer isso sozinha e quando você tem que intervir para ajudá-la. Empoderar as crianças para ajudar nas tarefas domésticas, especialmente durante uma pandemia como esta, é muito importante. Muitas coisas são incertas durante uma pandemia. Permitir que as crianças façam as tarefas diárias dá-lhes controle sobre suas vidas, ao mesmo tempo que reduz o medo de situações incertas.
  • Fazendo a cama
Essa habilidade é muitas vezes negligenciada durante o período escolar devido à pressa em se levantar e se preparar para ir para a escola. No entanto, quando escola conectados , o seu filho tem mais tempo para se levantar e fazer a própria cama. Você pode criar uma rotina matinal para ele quando acordar, incluindo dobrar os cobertores, arrumar as almofadas e arrumar os lençóis. Fazer essa tarefa regularmente irá incutir bons hábitos que são benéficos até que ele cresça.
  • Prepare seu próprio café da manhã
Espalhar geleia no pão, derramar cereal e leite ou simplesmente ir buscar água para si são coisas básicas que as crianças podem ensinar. Você também pode convidá-lo para preparar um menu simples. Atribua tarefas como bater, bater ovos ou misturar ingredientes. Você ainda precisa ficar de olho nele, especialmente se ele usar um fogão e itens eletrônicos como liquidificadores, batedeiras ou fornos.
  • Separe as roupas sujas para serem lavadas
Se seu filho está acostumado a colocar a roupa suja no cesto de roupa suja, agora é a hora de convidá-lo a separar a roupa suja. Peça-lhe para verificar os bolsos para se certificar de que não existem outras coisas que foram acidentalmente lavadas. Separe as roupas por cores claras e escuras. Explique ao seu filho a importância de separar a roupa antes de lavar, uma meia pequena vermelha pode transformar toda a roupa branca em rosa.

3. Idade de 8 a 10 anos

As crianças nessa idade estão mais prontas para realizar tarefas que antes não podiam ser feitas quando ele tinha 7 anos. Mas agora é a hora de você ver se ele é mais disciplinado ao fazer isso e não precisa ser lembrado repetidamente?
  • Lavar louça
Você não tem que lavar todos os pratos sujos da cozinha, você só tem que pedir a ele para lavar seus próprios pratos depois de comer. Inicialmente, você precisa supervisioná-lo e orientá-lo. No entanto, com o tempo, ele se acostumará a sempre lavar a louça após cada refeição. Não é impossível, ele também tomará a iniciativa de lavar toda a louça suja da cozinha.
  • cozinheiro
Se na idade anterior costumava preparar o próprio desjejum, agora é a hora de começar a confiar nele para usar o fogão. Você ainda precisa ficar de olho nele e lembrá-lo repetidamente de desligar o fogo depois de usar o fogão. Ensine às crianças habilidades culinárias simples, como fritar ovos, ferver macarrão ou fazer arroz frito.
  • jardinagem
Muitas coisas podem ser aprendidas com as atividades de jardinagem, como os tipos de plantas, por que as plantas precisam da luz solar, e os insetos que costumam interferir nas plantas. Peça-lhe para ajudar nas atividades de jardinagem, como regar as plantas, preparar fertilizantes e verificar quais plantas precisam de mais cuidados.

4. Idade adolescente (11+)

Ensino habilidade de vida em adolescentes é sobre a responsabilidade de administrar dinheiro, administrar tempo e manter a higiene pessoal. É hora de se concentrar nas habilidades que ajudarão seu filho a sobreviver de forma independente.
  • Gerenciar dinheiro
Quando você começar a dar mesada para crianças, tente dar-lhes semanalmente ou mensalmente. Deixe-o aprender a administrar seu próprio dinheiro. Pode ser difícil no início porque ele quer gastar o dinheiro assim que for dado. No entanto, se ele ficar sem dinheiro no meio da semana ou do mês, não dê a ele dinheiro extra. Deixe-o aprender com seus erros e administrar melhor as despesas. Peça a ele para separar dinheiro para economizar.
  • Verificando as necessidades domésticas
Seu filho pode cortar a grama sozinho? Substituindo um galão de água potável que acaba? Ligando para um agente de vendas de gás quando a botija de gás em casa está vazia? Verificar se há luzes mortas e substituir as lâmpadas? Comprando produtos domésticos? Se não, ensine a criança devagar. Ele precisa saber o que é importante em casa para que, quando ocorrer um problema em casa enquanto você não estiver por perto, ele possa resolvê-lo. Um dia, seu filho vai morar sozinho e sair de casa. Dotá-lo de conhecimentos variados sobre como cuidar da casa, bem como convidá-lo a limpar e cuidar da casa.
  • Manter a higiene pessoal
Se antes você lembrava constantemente seu filho de tomar banho, usar desodorante e cuidar da pele, agora é a hora de ele se responsabilizar pela higiene pessoal. Deixe que ela escolha seu próprio sabonete líquido, shampoo e cuidados com o corpo. Você não precisa mais lembrar seu filho quando tomar banho. Liberte-o para escolher seu próprio horário de banho.
  • Assuma a responsabilidade por si mesmo
Tente parar de dizer ao seu filho para limpar o quarto para que ele possa brincar jogos Seu favorito. Não precisa mais recompensas pelas coisas que é seu dever fazer. Deixe-o administrar seu próprio tempo e aceite as consequências se não cumprir seu dever. Deixe seu filho ligar pessoalmente para o médico quando marcar uma consulta, chame um agente que vende litros de água e gás em casa ou chame um restaurante para pedir comida. Ensino habilidade de vida nas crianças requer compromisso e uma forte vontade. Pode ser problemático no início, mas tudo isso será uma boa provisão para a criança quando ela crescer.