Compreendendo o processo de formação da urina humana e seus estágios

O processo de formação da urina desempenha um papel importante em seu corpo. Em cada corrente sanguínea, existem substâncias "indesejadas" que podem prejudicar o corpo. Felizmente, existe um rim, um órgão vital que o excreta na forma de urina. Na verdade, como funciona o processo de formação da urina? Existem três etapas principais no processo de formação da urina; Filtração, reabsorção e secreção glomerular. Alguns desses processos de formação da urina garantem que apenas os "resíduos" e o excesso de água sejam expelidos pelo corpo através da urina.

Processo de formação de urina

Quando ocorre o processo de formação da urina, várias etapas devem ser passadas, até que finalmente surja a vontade de urinar. Aqui estão as etapas.

1. O glomérulo começa a fazer seu trabalho

O processo de formação da urina começa no glomérulo, que filtra a água e outras substâncias da corrente sanguínea.

O rim humano contém um milhão de estruturas minúsculas chamadas néfrons. Cada néfron possui um glomérulo, onde o sangue é filtrado. O glomérulo é uma rede de capilares circundados por uma estrutura em forma de copo, chamada de cápsula glomerular (cápsula de Bowman). À medida que o sangue flui através do glomérulo, a pressão sanguínea empurra a água e os solutos dos capilares para a cápsula glomerular, através da membrana de filtração. Finalmente, é essa filtração glomerular que inicia o processo de formação da urina.

2. Filtração de membrana

Agora é a vez da membrana de filtração fazer o trabalho. A membrana de filtração armazena glóbulos vermelhos e grandes proteínas na corrente sanguínea. Dentro do glomérulo, a pressão sanguínea continua a empurrar o fluido dos capilares para a cápsula glomerular, através da membrana de filtração. Então, a membrana de filtração dá "permissão" à água e aos solutos para continuar se movendo, enquanto retém grandes células sanguíneas e proteínas na corrente sanguínea. Após a conclusão desse processo, o filtrado (fluido que passou pela membrana de filtração) fluirá para a cápsula glomerular e deslizará para os néfrons.

3. Processo de reabsorção

O glomérulo novamente filtra a água e os solutos da corrente sanguínea. Deve-se notar que o filtrado que passou com sucesso pela membrana de filtração ainda contém substâncias necessárias ao corpo humano. Quando fora do glomérulo, o filtrado flui para o canal do néfron denominado túbulos renais. Ao se mover, as substâncias necessárias ao corpo, junto com a água, serão reabsorvidas pelas paredes dos tubos capilares adjacentes. A reabsorção de nutrientes essenciais para o corpo humano a partir desse filtrado é uma etapa importante no processo de formação da urina.

4. Secreção de urina

O filtrado que foi absorvido no glomérulo fluirá através dos túbulos renais, permitindo que os nutrientes e a água sejam reabsorvidos nos capilares. Ao mesmo tempo, os íons de resíduos e o hidrogênio irão para os túbulos renais. Este processo é denominado secreção. Os íons liberados se combinam com o filtrado restante e se transformam em urina. Finalmente, a urina flui dos túbulos do néfron para o ducto coletor, depois sai do rim, passa pela pelve renal, chega aos ureteres e, finalmente, à bexiga. Os néfrons renais processam o sangue e produzem urina por meio dos processos de filtração, reabsorção e secreção. Para quem não sabe, a urina é 95% água e 5% resíduo. Dos 5% desse resíduo, tudo é nitrogênio. Como uréia, creatinina, amônia e ácido úrico. Tudo sai quando você faz xixi. Íons como sódio, potássio e cálcio também são removidos.

Quanta urina a bexiga pode armazenar?

A bexiga de um homem adulto saudável é capaz de armazenar duas xícaras de urina. A capacidade da bexiga de crianças menores de 2 anos de idade, geralmente chega a 4 onças de urina. Para crianças com mais de 2 anos, a capacidade da bexiga pode ser calculada dividindo a idade por dois e, em seguida, adicionando seis. Por exemplo, a bexiga de uma criança de 8 anos pode armazenar até 300 gramas de urina.

Reter urina pode ser perigoso

Se o seu sistema urinário estiver saudável, reter a urina geralmente é inofensivo. No entanto, os adultos que seguram mais de 2 xícaras de urina, definitivamente sentem desconforto. O treinamento da bexiga pode ser um exercício para desenvolver uma programação intestinal confortável. No entanto, não há referência ao período de tempo recomendado para reter a urina. Porque cada um tem uma resistência diferente. No entanto, em certas circunstâncias, reter a urina por muito tempo pode ser perigoso. Reter a urina por muito tempo pode aumentar o risco de infecção e doença renal. Alguns dos problemas abaixo também podem aparecer.
  • Aumento da próstata
  • Bexiga neurogênica ou perda da função da bexiga devido a danos nos nervos
  • Distúrbios renais
  • Retenção urinária ou dificuldade para passar e esvaziar a urina
Enquanto isso, para mulheres grávidas, o risco de desenvolver infecções do trato urinário já existe. Portanto, prender a urina com mais frequência aumenta o risco. É bom não reter a urina por muito tempo. Se você encontrou um banheiro, urine imediatamente, para evitar coisas indesejadas. Porque, muitas vezes retendo a micção, pode aumentar o risco de infecções do trato urinário. [[artigos relacionados]] Se a vontade de urinar atingiu um nível que interfere nas atividades diárias, é melhor consultar um médico. Assim, você pode descobrir o tratamento certo para lidar com isso. Esse foi o processo de formação da urina e suas etapas. Agora talvez você tenha um melhor entendimento do processo de formação da urina, que acaba desempenhando um papel importante no corpo.