Resíduos inorgânicos ou resíduos são resíduos que não se decompõem facilmente e geralmente não vêm de plantas e animais, como latas, garrafas de vidro, plástico, papel ou embalagens de alimentos. Diferente dos resíduos orgânicos que podem ser decompostos pela natureza, a maioria dos resíduos inorgânicos não pode ser decomposta naturalmente. Mesmo que haja algo que possa ser decomposto naturalmente, o lixo vai demorar muito mais tempo do que o orgânico. Se acumularem, os resíduos inorgânicos podem desencadear várias doenças perigosas, como diarreia e cólera. Além disso, também pode ocorrer poluição ambiental, como poluição da água e do solo.
Tipos de resíduos inorgânicos
O plástico é um tipo de resíduo inorgânico.A divisão dos tipos de resíduos em orgânicos e inorgânicos é efectuada de acordo com a sua natureza. Exemplos de resíduos orgânicos são resíduos ou resíduos que são facilmente decompostos pela natureza, como folhas secas, resíduos vegetais, restos de comida e outros materiais. Enquanto isso, a maioria dos resíduos inorgânicos não pode ser decomposta naturalmente pela natureza. O surgimento desse tipo de resíduo pode ser desde resíduos de processamento industrial, como resíduos de fábrica, até processos de processamento doméstico. Exemplos ou tipos de resíduos inorgânicos incluem:
- Garrafa de vidro
- Garrafas plásticas
- Embalar lanches
- Sacos de plástico
- lata
- Papel
- Pano
- cerâmica
- Metal
- Detergente
O impacto dos resíduos inorgânicos se acumulam
Pilhas de resíduos inorgânicos podem desencadear distúrbios digestivos. Se for permitido que os resíduos inorgânicos se acumulem sem tratamento adequado, podem surgir vários impactos negativos, tais como:
1. Problemas de saúde
Pilhas de resíduos inorgânicos podem ser a fonte inicial do surgimento de agentes causadores de doenças, como bactérias, vírus, fungos e outros parasitas. Algumas das doenças que podem surgir de pilhas de lixo incluem:
- Diarréia
- Cólera
- tifo
- Dengue
- Infecção fúngica da pele
- Infecção por tênia (teníase)
2. Degradação da qualidade ambiental
Os resíduos inorgânicos, principalmente na forma líquida, podem infiltrar-se nos cursos de água e contaminar várias fontes de água disponíveis, desde lençóis freáticos, rios e mar. Esta condição não é apenas perigosa para os humanos, mas também danifica o ecossistema aquático existente. Os peixes tornam-se inseguros para consumo humano. Na verdade, os danos ambientais correm o risco de causar morte súbita em peixes. Além disso, os resíduos inorgânicos que são despejados na água se transformam em ácidos e gases orgânicos liquefeitos que cheiram mal e, em altas concentrações, podem explodir.
3. Prejudicar os aspectos sociais e econômicos da sociedade
Com o declínio da saúde e da qualidade ambiental, os aspectos sociais e econômicos da comunidade serão automaticamente afetados. Quando você sofre de uma doença que surge devido a um ambiente insalubre ou muito lixo, você precisa pagar pelo tratamento. Um ambiente sujo também reduz a sensação de conforto em torno do local de residência.
Como tratar resíduos inorgânicos adequadamente
Resíduos inorgânicos precisam ser reciclados Para evitar o impacto negativo dos resíduos inorgânicos, precisamos tomar medidas de utilização adequadas. Uma das melhores maneiras é reciclar os resíduos inorgânicos em itens reutilizáveis. Antes disso, há uma etapa importante que você precisa realizar, que é separar os resíduos orgânicos e inorgânicos em casa. Dessa forma, os resíduos que ainda podem ser reciclados podem ser processados com mais facilidade. A seguir estão alguns tipos de resíduos que podem ser reutilizados de acordo com o Ministério da Saúde da República da Indonésia:
• Resíduos de papel
A etapa mais simples do gerenciamento de resíduos de papel que você pode fazer em casa é coletar livros ou papéis usados e entregá-los a um banco de lixo ou coletor de papéis em locais de reciclagem. Em vez de apenas se empilhar e se espalhar no mar, os pedaços de papel podem ser processados em papel reciclado, sacolas, máscaras, estátuas e outros artesanatos.
• Latas de lixo
Resíduos enlatados são um tipo de resíduo que não se decompõe nem mesmo por centenas ou mesmo milhares de anos. Portanto, tanto quanto possível você o utiliza como material reciclado para que o volume de lixo não continue aumentando. A maneira mais simples é usar latas de bebida ou tinta usadas, como vasos de flores ou recipientes para guardar outros itens.
• Lixo de garrafa
Em uma instalação de processamento ou reciclagem de resíduos, os resíduos inorgânicos do tipo garrafa geralmente serão reprocessados em novas garrafas. A garrafa em questão aqui é uma garrafa de vidro.
• Resíduos plásticos
Resíduos de plástico, como embalagens de alimentos e bebidas usadas, são agora amplamente processados em vários artesanatos, como bolsas, carteiras, porta-lenços e até roupas. Portanto, se você encontrar lixo de plástico em casa, não deve jogá-lo fora imediatamente. Separe e limpe de outros resíduos, então você pode doar para um banco de lixo ou área de reciclagem na vizinhança.
• Lixo
Um tipo de resíduo inorgânico cuja existência frequentemente ignoramos são os resíduos de tecido. Roupas que não são mais usadas, muitas simplesmente se amontoam no armário. Para aproveitá-la, você pode mudar o uso, desde roupas por panos de cozinha, esfregões, ou doá-los para pessoas carentes, se a roupa ainda estiver em condições de uso. Enquanto isso, nas instalações dos artesãos de resíduos inorgânicos, os resíduos de tecido são frequentemente reciclados em toalhas de mesa, capas de dispensadores e cobertores. [[artigos relacionados]] Resíduos inorgânicos são uma fonte de poluição ambiental que precisa de atenção. Dado que o impacto na saúde também não é fácil, também é preciso estar atento à limpeza do ambiente ao redor da casa. Não permita que haja resíduos que se acumulam e não são tratados de forma adequada. Se você quiser saber mais sobre a saúde ambiental e o impacto dos resíduos ou resíduos na saúde,
pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em
App Store e Google Play.