A inserção de NGT é importante para as seguintes condições médicas

Você deve estar familiarizado com o tubo conectado a um paciente em coma no cinema ou na televisão? A mangueira é chamada sonda nasogástrica (NGT). A inserção de NGT é usada para fornecer comida e bebida a pacientes que têm dificuldade em engolir devido a certas condições médicas. O tubo NG é inserido pela narina, através do esôfago e no estômago do paciente. Após a inserção bem-sucedida do NGT, alimentos, bebidas e medicamentos necessários ao paciente serão entregues de acordo com o cronograma de administração.

Quem precisa de inserção NGT?

A instalação do NGT é necessária, entre outros, por pessoas com distúrbios intestinais. Além de drenar alimentos, bebidas, fluidos intravenosos e medicamentos necessários ao paciente, a instalação NGT também é útil para remover substâncias tóxicas do estômago. Em geral, as pessoas que requerem a inserção de uma sonda nasogástrica são pacientes com as seguintes condições:

1. Tiver uma lesão no pescoço ou rosto

Pacientes com lesões no pescoço ou faciais tendem a ter dificuldade em mover a boca, mastigar e engolir. Para lidar com essa condição, é instalado um NGT, para que seja mantida a ingestão de alimentos, bebidas e medicamentos de que o paciente necessita. No entanto, a ingestão de alimentos, bebidas e medicamentos deve continuar a fluir para o corpo do paciente, mesmo que ele tenha dificuldade em engolir, para que o processo de cicatrização seja mais rápido.

2. Dificuldade em respirar

Pacientes que têm dificuldade para respirar e precisam da ajuda de um aparelho respiratório ou de um ventilador para fornecer oxigênio aos pulmões também precisam de uma inserção de NGT. Este tubo é necessário para garantir que a alimentação e a medicação sejam atendidas.

3. Distúrbios intestinais

Pacientes com função intestinal prejudicada, como obstrução intestinal, precisam de inserção de sonda NG. Assim, suas necessidades de alimentos, bebidas e medicamentos ainda são atendidas. Porque, os pacientes que sofrem de função intestinal prejudicada, têm dificuldade em digerir alimentos texturizados. Portanto, o NGT é instalado para fornecer alimentos e bebidas para que sejam facilmente digeridos.

4. Vírgula

Os pacientes que estão em coma e inconscientes também precisam de uma inserção de NGT. Porque nesse estado de inconsciência, é claro, é difícil continuar atendendo às necessidades nutricionais do corpo sem a ajuda dessa mangueira.

5. Overdose de drogas

Pacientes que sofreram sobredosagem devido ao abuso de drogas ilegais ou outras substâncias perigosas também requerem a inserção de NGT. Não só para fornecer alimentos e bebidas, mas também para instalar NGT para pacientes com overdose ou envenenamento de drogas, pois serve para absorver substâncias nocivas. [[Artigo relacionado]]

Como instalar o NGT

Durante o processo de inserção da NGT, o paciente será solicitado a se deitar na cama com a cabeça elevada para facilitar a entrada do tubo pelo nariz. Quando o tubo está prestes a ser inserido, o pescoço é direcionado ligeiramente para cima. A equipe médica ajudará o paciente a dobrar o pescoço ou certas partes do corpo para ajudar a agilizar o processo de instalação do NGT. Quando o tubo atinge o esôfago, o paciente é solicitado a engolir ou beber um pouco de água para auxiliar no processo de inserção do NGT até atingir o estômago. Quando o NGT atingir o estômago, a equipe médica tentará verificar se o NGT está no lugar, removendo o fluido do estômago do paciente por meio de um tubo ou mesmo inserindo ar enquanto escuta por um estetoscópio.

Efeitos colaterais NGT

A inserção de NGT também tem certos efeitos colaterais que fazem com que o paciente se sinta desconfortável. Mesmo se feita incorretamente, a inserção de NGT pode causar lesões no nariz, seios da face, garganta, esôfago e estômago. Além disso, a colocação inadequada de NGT também corre o risco de fazer com que o tubo alcance os pulmões. Isso é muito perigoso porque suprimentos, alimentos, bebidas e remédios fluirão para os pulmões e causarão aspiração. Na verdade, a instalação normal de NGT também causa efeitos colaterais, como cólicas estomacais, inchaço abdominal, náuseas, vômitos e diarreia.

Como reduzir o risco de complicações devido à instalação de NGT

O tubo NG pode sair ou rasgar os órgãos internos se não for inserido corretamente, causando complicações ao paciente. Para reduzir o risco de complicações devido à inserção de NGT, os pacientes podem fazer de várias maneiras, como:
  • Escovar os dentes regularmente
  • Limpe seu nariz regularmente
  • Verifique se há sinais de vazamento ou bloqueio devido ao NGT. Se houver um bloqueio, não seja descuidado ao abri-lo.
  • Tenha cuidado em caso de irritação, ulceração e infecção.