A febre da criança sobe e desce acompanhada de tosse, resfriado comum ou covid 19?

Quando a febre de uma criança sobe e desce acompanhada de uma tosse resfriada, você pode ficar preocupado imediatamente. O seu filho está com gripe ou está infectado com Covid-19? Para não entrar em pânico, considere primeiro a seguinte explicação. De acordo com a Associação Indonésia de Pediatras (IDAI), a febre é uma reação normal do corpo quando está lutando contra germes que entram. No entanto, quando isso acontece, os pais muitas vezes sentem que seu filho está "doente com febre", então dão um remédio para reduzir a febre, de modo que a temperatura corporal da criança volte ao normal e seja rotulada como em recuperação. Na verdade, o objetivo principal de dar medicamentos para reduzir a febre não é curar a doença ou manter a temperatura normal, mas fazer com que a criança se sinta confortável. Para que a criança realmente se recupere, é claro que a causa da febre em si deve ser tratada.

Causas de febre em crianças para cima e para baixo acompanhadas por tosse resfriada

Existem três causas para a febre infantil que sobe e desce acompanhada de tosse resfriada. A tosse e a febre resfriada são uma das doenças mais comuns em crianças durante a estação das chuvas, especialmente em crianças menores de 5 anos. Se o seu filho nascer sem nenhuma doença congênita, essa condição não é fatal e pode ser curada por conta própria em 4 a 10 dias. No entanto, há um sentimento excessivo de preocupação sobre os ombros dos pais, considerando que a pandemia de Covid-19 ainda está em andamento. Os sintomas de febre, tosse, resfriado e Covid-19 são semelhantes porque são ambos causados ​​por vírus. Então, qual é a diferença?

1. Febre, resfriado comum (gripe comum)

A febre de uma criança que sobe e desce acompanhada de uma tosse resfriada pode ser um sinal gripe comum também conhecido como febre tosse resfriado comum. Essa condição pode ser causada por vários vírus, além do vírus da gripe e do vírus corona.

Os sintomas apresentados por cada criança são diferentes, mas geralmente incluem:

  • Febre não é muito alta
  • Garganta com coceira
  • Congestão nasal ou secreção de muco (coriza)
  • espirrar
  • A criança ainda está ativa e quer comer e beber normalmente

2. Gripe

A febre alta e baixa em uma criança acompanhada de uma tosse resfriada também pode ser causada por uma infecção pelo vírus da gripe, também conhecida como gripe. Em geral, os sintomas apresentados pela criança serão mais graves do que o resfriado normal e a febre tosse, como:
  • Febre alta repentina
  • A criança sente frio a ponto de tremer
  • Dor de cabeça
  • Dores no corpo
  • Dor de garganta
  • Tem resfriado
  • Tosse
  • Fraco e letárgico
  • Sem apetite
  • Às vezes acompanhada de dor abdominal, náuseas, vômitos e diarreia
Às vezes, a criança vai melhorar por si mesma como um paciente gripe comum, mas os médicos também podem prescrever medicamentos antivirais para aliviar os sintomas da gripe. Como medida preventiva, as crianças também podem ser vacinadas contra a gripe por meio de imunização no posto de saúde.

3. Covid-19

Em geral, as crianças afetadas por Covid-19 apresentam sintomas quase semelhantes a febre, tosse, resfriado comum ou gripe. No entanto, um sintoma específico comumente experimentado por pacientes com Covid-19 é a incapacidade de cheirar ou sentir certos sabores. Para confirmar a infecção por Covid-19, a criança deve ser submetida a um teste de esfregaço(cotonetes) tirando uma amostra de muco da garganta. Se você tiver sintomas leves, seu filho só precisa ser tratado em casa até que ele se recupere, enquanto ainda pratica os protocolos de saúde. Por outro lado, se o seu filho parece muito fraco, especialmente com falta de ar, não deve demorar a levá-lo ao médico ou hospital mais próximo. [[Artigo relacionado]]

Lidar com a febre de uma criança para cima e para baixo acompanhada por uma tosse resfriada

Acredita-se que o mel alivia a tosse. As febres infantis e as febres flutuantes acompanhadas de tosses e resfriados são geralmente causadas por uma infecção viral, conforme descrito acima. Portanto, dar antibióticos não é uma solução, porque os antibióticos só podem matar bactérias, não vírus. Além disso, você não deve dar ao seu filho remédios para tosse sem receita médica. Por outro lado, há coisas que você pode fazer para aliviar os sintomas de febre flutuante de seu filho acompanhada de tosse resfriada, como:

1. Dê paracetamol para reduzir a febre

Paracetamol ou ibuprofeno (em algumas crianças) podem ser administrados quando a temperatura corporal da criança for superior a 38 graus Celsius (por meio da medição da temperatura na axila). A dose deve ser ajustada de acordo com várias coisas, como a idade e o peso da criança.

2. Certifique-se de que as crianças bebam

Isso é feito para evitar a desidratação. Em crianças, dê leite materno ou fórmula. Para crianças mais velhas, você pode dar suco, picolé ou sopa.

3. Remova o muco

Uma opção é pingar soro fisiológico no nariz do bebê e, em seguida, remover o muco com um canudo especial para o nariz da criança. Você também pode posicionar a criança de bruços para que o muco seja drenado.

4. Dar mel

Em crianças com mais de 1 ano, você pode dar mel, que é comprovadamente eficaz no alívio da tosse. Se a febre do seu filho aumentar e diminuir com uma tosse que não passa por 3 dias seguidos, consulte o médico. Além disso, não espere para levá-lo à clínica ou ao hospital se sentir sinais de emergência, como falta de ar, letargia, dor de estômago forte e lábios muito secos que ficam azuis.

Notas de SehatQ

Antes de levar seu filho para a clínica ou hospital, você também pode consulte um médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.