Quando o nervo do olho está danificado, esta doença que você experimentará

O nervo ocular desempenha um papel muito importante para a saúde do sentido da visão. Quando o 'cabo' localizado atrás do olho é perturbado, sua função visual também é perturbada, o que é caracterizado pelo aparecimento de várias doenças. O nervo óptico é composto por milhões de fibras oculares cuja principal função é transmitir informações visuais da retina para o cérebro. Este nervo não pode ser visto a olho nu, mas é muito fácil de ver com a ajuda de um instrumento chamado oftalmoscópio. Quando a retina, que está localizada na parte posterior do globo ocular, capta a luz, ela é traduzida como uma corrente elétrica que é enviada ao cérebro através do nervo óptico. No cérebro, essa luz é interpretada nas imagens que você vê todos os dias.

Tipos de lesão do nervo ocular

Os danos ao nervo óptico podem ocorrer devido a doença congênita (congênita) ou adquirida devido a certos incidentes quando você está ativo. Danos ao nervo óptico podem resultar em perda de visão em um ou ambos os olhos, cuja gravidade é determinada pela localização do nervo ocular danificado. Em termos gerais, existem três tipos de danos nos nervos oculares que ocorrem em humanos, a saber:

1. O nervo óptico em um globo ocular está danificado

Isso geralmente é marcado por redução ou até mesmo perda de visão em um dos olhos.

2. Danos quiasma óptico

O espaço atrás do olho, onde os nervos do olho se encontram, é danificado de forma que sua visão é perturbada ou mesmo perdida por completo.

3. Danos ao córtex virtual

O nervo do olho que conecta quiasma óptico e o córtex virtual (a parte do cérebro que capta os sinais da retina) também pode ser danificado, prejudicando a visão de um ou de ambos os olhos.

Tipos de doenças causadas por danos aos nervos do olho

Na prática, a lesão do nervo ocular pode assumir a forma de várias doenças que podem ser familiares aos seus ouvidos. Aqui estão algumas doenças comuns que ocorrem quando os nervos do olho são danificados.

1. Glaucoma

Glaucoma é um grupo de doenças que costuma causar cegueira, especialmente em pessoas com mais de 60 anos. O glaucoma ocorre quando há muito líquido no olho que se acumula com o tempo, aumentando a pressão no globo ocular e danificando o nervo óptico. Existem muitos tipos desta doença, mas a maioria não causa os primeiros sintomas. A cegueira devido ao glaucoma também não é instantânea, mas acontece tão lentamente que você pode não perceber até que você mesmo experimente a cegueira. Embora o progresso da oftalmologia tenha sido bastante significativo, até o momento não existe nenhum medicamento ou tratamento que possa curar a cegueira por glaucoma. A única maneira de prevenir a cegueira rapidamente é por meio de exames regulares aos olhos. O glaucoma detectado precocemente pode ser tratado para que não evolua rapidamente para cegueira. Se o seu médico determinar que você tem esses danos nos nervos, talvez você precise se submeter a cuidados oftalmológicos por toda a vida.

2. Neurite óptica

A neurite óptica ocorre quando o nervo óptico fica inflamado, o que pode ser causado por uma infecção ou doença relacionada ao sistema imunológico, como a esclerose múltipla. Essa condição geralmente é caracterizada por perda de visão em um lado do olho. Pacientes com neurite óptica também costumam se queixar de dor em um lado do globo ocular afetado. No entanto, essa dor vai passar e sua visão voltará ao normal quando a inflamação do nervo óptico cicatrizar. A neurite óptica pode desaparecer por conta própria, mas os médicos geralmente prescrevem medicamentos corticosteroides para acelerar o processo. Sua condição irá melhorar gradualmente em 2-3 meses, mas a qualidade da visão geralmente retorna ao normal após 12 meses de tratamento.

3. Atrofia do nervo ocular

A atrofia é um dano moderado a grave ao nervo óptico que afeta a visão central, periférica (lateral) e a maneira como você vê as cores. As causas da atrofia do nervo ocular são tumores, trauma, isquemia (redução do suprimento de sangue ao olho), hipóxia (redução do suprimento de oxigênio), hidrocefalia e outros defeitos congênitos. Infelizmente, até agora, não há tratamento que possa curar a atrofia. No entanto, outros danos ao nervo óptico podem ser evitados eliminando a causa, como a remoção de fluido em pessoas com hidrocefalia ou protegendo o olho que ainda não atrofiou para que a doença não se espalhe. [[artigos relacionados]] Se você suspeitar que tem danos ao nervo óptico, consulte um oftalmologista para um exame especial. Quanto mais cedo sua doença for detectada, mais cedo o problema será tratado, portanto, maior a chance de evitar complicações indesejadas.