Perigos do SLS para a pele, irritante para descamação

Se você já leu casualmente a composição do xampu, pasta de dente ou loção que é frequentemente usado, pode ter visto o termo lauril sulfato de sódio listado ali. Este material é freqüentemente referido por seu nome abreviado, SLS. SLS é um ingrediente comumente usado em vários produtos de cuidado corporal. Mas, por outro lado, esse ingrediente é considerado irritante e geralmente está associado a um maior risco de irritação da pele, câncer e outros efeitos prejudiciais. Isso acabou levando à promoção de vários produtos sem conteúdo SLS, também conhecidos como SLS grátis. Para aqueles que estão preocupados com o impacto do uso deste material, aqui está uma explicação sobre o SLS que você precisa saber.

Na verdade, o que é SLS?

O lauril sulfato de sódio ou SLS é um ingrediente usado para emulsificantes. O emulsificante serve para ajudar outros ingredientes do produto a se misturarem bem. Este material emulsificante também pode ser referido como um surfactante. Como sabemos, os produtos para o corpo ou para a pele que usamos contêm muitas matérias-primas. Dentre esses ingredientes, alguns são como água e alguns são como óleo e os dois só podem ser combinados se houver um surfactante. Nesse caso, o surfactante em questão é o SLS. Além disso, o SLS também atua como um agente espumante ou faz com que os produtos de limpeza corporal produzam muita espuma. Na embalagem de um produto, SLS também pode ser escrito como outro nome, a saber:
  • Dodecilsulfato de sódio
  • Ácido sulfúrico
  • Éster monododecílico
  • Sal de sódio
  • Ácido sulfúrico de sal de sódio
  • Dodecilsulfato de sódio
  • Aquarex me ou aquarex metil
SLS não é nada novo. Esse ingrediente já é usado desde a década de 1930 em produtos de xampu e serve para se livrar da oleosidade e da sujeira do cabelo.

Onde posso encontrar o SLS?

Não é difícil encontrar produtos que contenham SLS porque esse ingrediente é usado em muitos lugares. Aqui está um exemplo:

1. Produtos de beleza

Alguns produtos de beleza que geralmente contêm SLS incluem protetor labial, removedor de maquiagem e base. Além disso, muitos produtos como creme de barbear, desinfetante para as mãos, limpador facial e sabonete para as mãos também contêm esse ingrediente.

2. Produtos para o cabelo

O SLS também é freqüentemente encontrado em xampus, condicionadores, tinturas de cabelo, produtos para o cuidado da caspa e géis para o cabelo.

3. Produtos para cuidados dentários

Não só isso se aplica à pele, os produtos odontológicos que entram em nossa boca também contêm SLS. Cremes dentais, enxaguatórios bucais e produtos para clareamento dos dentes podem conter esse ingrediente.

4. Limpador Corporal

Sabonete, sais de banho e muitos banhos de espuma contêm SLS. Portanto, se você pretende evitar esse ingrediente, procure olhar a embalagem com mais atenção.

5. Cremes e loções

Cremes para as mãos, máscaras, loções corporais e até cremes anti-coceira contêm SLS. Algumas marcas de protetor solar também usam SLS como surfactante.

Riscos potenciais SLS

A camada mais externa de nossa pele foi projetada para evitar que substâncias prejudiciais danifiquem sua superfície. No entanto, o SLS pode danificar essa camada protetora, tornando a pele mais sujeita a danos. Além disso, este material também pode infiltrar-se na pele e causar danos internos. Isso faz com que o SLS tenha o potencial de fazer com que a pele experimente os seguintes distúrbios:
  • Irritação
  • Coceira
  • vermelhidão
  • descascar
  • Doloroso
Em algumas pessoas, o SLS também pode causar poros entupidos, causando acne. Na verdade, também há alegações de que esse ingrediente pode desencadear o câncer. No entanto, isso nunca foi provado cientificamente, então a verdade não pode ser verificada. Na verdade, o uso de SLS não é diretamente prejudicial à pele. O perigo de SLS só aparece se os níveis usados ​​excederem as recomendações. O risco de SLS causar problemas de saúde também será reduzido se você enxaguar o produto imediatamente após usá-lo. Os níveis de SLS considerados dentro dos limites seguros de uso são aqueles com concentração de no máximo 1%. Portanto, se os níveis excederem esses limites, o risco de danos à pele será maior. Não apenas na pele de adultos, as crianças também têm o potencial de sofrer danos à pele devido à exposição excessiva a SLS. Editor Médico SehatQ, dr. Karlina Lestari disse que esse ingrediente pode causar o mesmo problema na pele das crianças. "Na superexposição, o SLS provoca irritação na pele das crianças e faz com que a pele pareça vermelha, eczematosa e áspera", disse ele. Para evitar isso, dr. Karlina sugere a escolha de produtos de puericultura rotulados SLS grátis. [[artigo relacionado]] SLS tem efeitos diferentes em cada pessoa. Portanto, para ver o impacto na sua pele, a partir de agora tente prestar mais atenção aos ingredientes listados nas embalagens dos produtos de cuidado utilizados. Dessa forma, você pode saber qual produto está causando irritação ou outras doenças de pele e pode parar de usá-lo imediatamente.