Estou irritável, o que há de errado?

É muito humano quando alguém está com raiva porque certas coisas são acionadas. Há pessoas que ficam com raiva facilmente em certos momentos, mas isso se torna um problema quando essa condição ocorre de maneira incontrolável. Pode ser, existem problemas emocionais nas pessoas que vivenciam isso. É uma boa coisa deixar suas emoções saírem, incluindo deixá-las sair na forma de raiva. No entanto, a irritabilidade pode ser categorizada como um problema de saúde mental se persistir, mesmo que o gatilho seja simples. Então, o que faz com que uma pessoa se torne irritável? [[Artigo relacionado]]

A razão pela qual alguém fica com raiva facilmente

Claro, a fonte da raiva de uma pessoa pode ser diferente. Algumas das coisas que costumam levar uma pessoa a ficar com raiva em geral são:
  • Problemas pessoais
  • Problemas desencadeados pelo comportamento de outras pessoas
  • Incidente desagradável
  • Memórias de um evento traumático
  • Problemas hormonais instáveis
  • Falta de sono e fadiga.
Mesmo em alguns casos, eventos traumáticos podem mudar o caráter de uma pessoa. A irritabilidade experimentada por uma pessoa pode ser considerada um problema mental se os sintomas forem os seguintes:
  • Irritado facilmente para interferir nos relacionamentos e na vida social
  • O sentimento de querer manter a raiva é tão grande
  • Constantemente pensando negativo
  • Sentindo-se impaciente e irritado
  • Freqüentemente discute com outras pessoas
  • Fazendo violência quando está com raiva
  • Ameaçando outros
  • É difícil controlar a raiva
  • Desejo de fazer coisas perigosas quando está com raiva
  • Evite certas situações porque você se sente ansioso
Na verdade, não existe uma categoria específica de transtornos mentais na forma de irritabilidade. No entanto, existem alguns transtornos mentais, como transtorno de personalidade limítrofe e Transtorno explosivo intermitente um dos sintomas incluindo irritabilidade.

Quando a irritabilidade é perigosa?

Se o hábito da irritabilidade continuar a ser permitido, não é impossível que um dia chegue a um ponto extremo. O comportamento mais comum é a violência. Por exemplo, alguém que fica com raiva facilmente a ponto de bater em outras pessoas, mesmo que não seja essa a intenção. É por isso que a irritabilidade deve ser consultada imediatamente a um profissional. Essa condição pode ser um sintoma de certos transtornos mentais. Uma pessoa precisa de ajuda profissional se sua irritabilidade se tornar destrutiva. Começando por cometer violência doméstica, destruindo coisas, até se colocar em perigo, como dirigir rápido quando está com raiva. Não é impossível cometer uma violência que pode ferir outras pessoas. Nesta fase, a irritabilidade é uma situação séria. A ajuda médica pode variar de sessões de aconselhamento a aulas para controlar a raiva. Gerenciar suas emoções de maneira saudável lhe dará uma ponte para identificar suas frustrações e como lidar com elas. Além disso, a ajuda médica o ajudará a identificar os gatilhos para a raiva e como usar a linguagem corporal ao expressar emoções. Se a irritabilidade for detectada como sintoma de um transtorno mental, o conselheiro ajudará a controlá-la.

Como superar o hábito da irritabilidade

Além de buscar ajuda de profissionais, você também pode fazer em casa para lidar com a irritabilidade. Algumas etapas que você pode seguir são:

1. Aprenda técnicas de relaxamento

Basicamente, as técnicas de relaxamento ensinam a pessoa a respirar profundamente enquanto pensa em coisas que se reconciliam com a alma. Experimente a técnica inspirando pelos pulmões e expirando lentamente. Respirar profundamente acalmará seus nervos tensos. Você também pode repetir palavras para deixar suas emoções mais sob controle. Memórias ou imaginações de atividades que são divertidas e ajudam você a relaxar também podem ajudar. Exercícios como ioga também podem deixá-lo mais calmo.

2. Mude sua mentalidade

Mudar sua mentalidade certamente afetará a maneira como você expressa a raiva. Quando uma pessoa fica com raiva, a tendência é pensar dramaticamente. Mude lentamente essa mentalidade e concentre-se em coisas mais racionais. Evite palavras como “sempre” ou “nunca” em sua mente. Esses pensamentos podem tornar sua raiva ainda mais intensa.

3. Resolva o problema

Às vezes, uma pessoa pode ficar com raiva facilmente por causa dos problemas que está enfrentando naquele momento. Lembre-se de que a raiva não é a solução para um problema. Concentre-se na solução e em como resolvê-la. Se algo não sair como esperado, não fique desapontado. Procure soluções ou outras alternativas para superá-los.

4. Comunicação

O hábito de ficar com raiva facilmente também costuma levar alguém a tirar conclusões precipitadas, sem confirmação prévia. Sua precisão também é questionável. Isso significa que, quando você sentir raiva, tente pensar antes de ficar com raiva. Ouça outras pessoas que fornecem informações sobre os gatilhos que você está experimentando. Ao se comunicar, você pode resolver as coisas antes que sua raiva aumente.

5. Use o humor para lutar contra a raiva

Às vezes, o surgimento da raiva pode fazer você ficar fora de controle. Para superar isso, tente usar o humor para lutar contra a raiva que está queimando dentro de você. Ao tentar controlar as emoções saudáveis, o hábito da irritabilidade pode ser abandonado lentamente. Lembre-se de que a raiva não traz benefícios à vida. Quanto mais emoções saudáveis ​​forem controladas, melhor será a qualidade de vida. Se sua irritabilidade for incontrolável, é uma boa ideia consultar um psicólogo ou psiquiatra. Assim, ele providenciará o tratamento adequado de acordo com a causa. Na verdade, não é impossível que um profissional de saúde mental prescreva medicamentos para tratar sua irritabilidade.