Crianças hiperativas têm esses sinais, conheçam-no mais profundamente

Quando você vê que seu filho costuma ficar inquieto, fala muito e se move muito ativamente, você pode sentir que ele é hiperativo. Crianças hiperativas são crianças que têm atividades incomuns e difíceis de controlar. Características de crianças hiperativas, ou seja, movimento constante, comportamento agressivo, comportamento impulsivo e facilmente distraído. Isso pode fazer com que as crianças tenham dificuldade de aprender na escola, tenham um relacionamento ruim com a família ou amigos e resultem em acidentes ou ferimentos.

Causas de crianças hiperativas

A hiperatividade pode ser causada por uma condição mental ou física subjacente, por exemplo, uma que afeta o sistema nervoso ou a tireoide. As causas mais comuns de hiperatividade em crianças incluem:
  • Transtorno de atenção e hiperatividade (TDAH)
  • Distúrbios cerebrais
  • Doenças do sistema nervoso
  • Desordem psicológica
  • Uso de drogas estimulantes
  • Hipertireoidismo (excesso de tireoide)
O TDAH é o mais comumente associado à hiperatividade. Essa condição pode fazer com que as crianças se tornem hiperativas, tenham dificuldade de concentração e tendam a agir sem pensar. Por outro lado, muitas pessoas acreditam que o açúcar pode fazer com que as crianças se tornem hiperativas. No entanto, a pesquisa não apóia isso. Mesmo assim, não é uma boa ideia deixar seu filho comer muito açúcar.

Sinais de uma criança hiperativa

Uma criança animada nem sempre é uma criança hiperativa. Porque é normal que as crianças tenham muita energia e entusiasmo para fazer alguma coisa. As crianças costumam passar rapidamente de uma atividade para outra e não têm a mesma capacidade de atenção que os adultos. Para não se enganar, aqui estão os sinais que uma criança hiperativa pode apresentar:
  • Dificuldade de concentração na escola
  • É difícil ficar quieto ou sentar
  • Correndo aqui e ali
  • pulando
  • mexendo nas coisas
  • Fala rápido
  • Fala muito para jogar tudo fora
  • Às vezes batendo em outras pessoas
Se seu filho mostra esses sinais regularmente, mesmo causando problemas em casa, na escola ou na comunidade, consulte um médico. Sentir-se deprimido com sua condição hiperativa pode fazer com que seu filho sinta ansiedade ou depressão. Não apenas em crianças, a hiperatividade também pode ser experimentada por adultos. Adultos com hiperatividade podem apresentar períodos curtos de atenção, dificuldade de concentração no trabalho e dificuldade de se lembrar de informações, nomes ou números. [[Artigo relacionado]]

Tratamento de crianças hiperativas

Se a hiperatividade de seu filho for causada por uma condição física subjacente, seu médico pode prescrever medicamentos para tratar a doença. Enquanto isso, se for causado por saúde mental, o tratamento deve ser feito com um psicólogo ou psiquiatra. As opções de tratamento incluem:
  • Terapia

Terapia cognitivo-comportamental e psicoterapia (terapia de conversa) Muitas vezes é usado para tratar crianças hiperativas. A terapia cognitivo-comportamental visa mudar a mentalidade e o comportamento de uma criança. Enquanto isso, os psicoterapeutas tendem a discutir com o terapeuta os sintomas que a criança está sentindo. O terapeuta também ajudará a desenvolver estratégias para lidar com a hiperatividade e reduzir seus efeitos.
  • Drogas

Seu filho também pode precisar tomar medicamentos para ajudar a controlar a hiperatividade. Esses medicamentos serão prescritos por um médico para fornecer um efeito calmante. Os medicamentos usados ​​incluem dexmetilfenidato, dextroanfetamina e anfetamina, dextroanfetamina, lisdexanfetamina e metilfenidato. Se usado incorretamente, pode causar novos problemas. Portanto, o médico irá monitorar o uso dessas drogas. Além disso, o médico orientará a criança a evitar estimulantes como a cafeína e a nicotina que podem desencadear os sintomas. Portanto, certifique-se de não dar ao seu filho nada que contenha cafeína e nicotina. Às vezes, muito barulho e atividade em casa também podem dificultar o relaxamento das crianças, por isso elas se comportam de maneira hiperativa. Portanto, tente manter o ambiente calmo e passe um tempo com a família. Você pode ler um livro de histórias para ele com os braços em volta dele para mantê-lo sob controle. As crianças também podem ficar inquietas se não praticarem atividade física suficiente para gastar suas energias. Portanto, você pode levá-la para passear, nadar ou andar de bicicleta. Não hesite em discutir com o professor na escola sobre a condição do seu filho para obter o método de aprendizagem correto. Convide também as crianças a explorar seu potencial e desenvolver seus pontos fortes.