Função da enzima Renin e sua relação com a hipertensão

Para as pessoas que fizeram testes de pressão alta, o termo enzima renina pode ser familiar. Mas se você nunca fez esse teste, não há nada de errado em saber a função da enzima renina no metabolismo do corpo. Renina é uma enzima iniciativa do sistema renon-angiotensina e é uma das enzimas proteinase. No entanto, as características da renina apresentam algumas diferenças com enzimas da mesma classe, nomeadamente em termos do nível de acidez (pH) e um nível muito elevado de seletividade para a sequência de aminoácidos em ambos os lados da ligação peptídica de clivagem. Esta enzima é produzida em Aparelho justaglomerular (parte do rim). A enzima renina circula por todo o corpo através dos vasos sanguíneos quando o corpo sofre hipotensão (pressão arterial baixa) e hipernatremia (níveis elevados de sódio no sangue), de modo que freqüentemente causa hipertensão ou pressão alta.

Qual é a função da enzima renina?

Existem várias funções da enzima renina para a saúde. No entanto, para obter essa função, a enzima renina não atua sozinha, mas em conjunto com outros hormônios do corpo. Algumas das funções da enzima renina são:
  • Equilibre eletrólitos no corpo

A produção da enzima renina pode iniciar o surgimento de outro hormônio denominado angiotensina e desempenha um papel no funcionamento do sistema renina-angiotensina (ARs). O próprio hormônio angiotensina é um peptídeo que pode regular a pressão arterial, o crescimento celular, a apoptose e o equilíbrio eletrolítico no corpo. A função da renina aqui é limitar a taxa de produção de angiotensina II (Ang II), um hormônio encarregado de integrar as funções cardiovasculares e renais. Posteriormente, esse hormônio desempenhará um papel no controle da pressão arterial, bem como na homeostase (equilíbrio) dos níveis de sal e do volume de líquidos no corpo. Em um estudo descobriu que o risco de pressão alta aumenta com a quantidade de sódio (sal) que entra no corpo. Quando o SRA funciona constantemente, a sensibilidade ao sal do mecanismo de ocorrência da hipertensão fica cada vez mais visível.
  • Controlar a pressão arterial

A principal função da enzima renina é controlar a pressão arterial quando o corpo sofre hipotensão e hipernatremia. Essa condição aumenta a produção da enzima renina nos rins, que então circula por todas as partes do corpo através do sangue. A hipotensão é uma condição em que sua pressão arterial está muito baixa e abaixo de 90/60, enquanto a hipernatremia é um alto nível de sódio no sangue que resulta em poucos fluidos corporais para equilibrar o sódio. Os altos níveis da enzima renina, como resultado dessas duas coisas, farão com que o corpo produza o hormônio angiotensina e as glândulas supra-renais liberem o hormônio aldosterona. Este processo em cadeia também é conhecido como sistema renina-angiotensina-aldosterona (RAAs). A angiotensina então torna os vasos sanguíneos mais estreitos, enquanto a aldosterona estimula os rins a reter sal e fluidos corporais. Ambas as coisas causam um aumento na pressão arterial que, se continuar continuamente, fará com que você sofra de hipertensão ou pressão alta. [[Artigo relacionado]]

Como manter a função da enzima renina em ótimas condições?

Para que a função da enzima renina não mude e cause hipertensão, você deve evitar coisas que desencadeiam um aumento na produção da enzima renina. Algumas etapas fáceis que você pode seguir, por exemplo:
  • Reduza os alimentos que contenham sal (sódio) para que o corpo não experimente hipernatremia. Evite também alimentos que contenham muitas calorias, gordura e açúcar
  • Coma mais frutas e vegetais, especialmente aqueles que contenham potássio
  • Cuide do seu peso, não fique com sobrepeso ou obeso
  • Exercício regular
  • Limite o consumo de álcool, se possível, evite esta bebida.
Como medida preventiva para prevenir o aumento dos níveis da enzima renina que leva à hipertensão, você também deve monitorar sempre a pressão arterial regularmente. Os médicos podem detectar quando você tem pré-hipertensão, que é quando sua pressão arterial atinge 120-139 / 80-89 mmHg, para que você possa discutir o tratamento para que sua condição não evolua para hipertensão.