As infecções estomacais geralmente estão associadas ao consumo de alimentos apimentados, estresse e estilos de vida pouco saudáveis, como fumar. No entanto, essa infecção é, na verdade, causada por um ataque bacteriano Helicobacter pylori. H. pylori pode entrar no corpo humano por meio de alimentos, bebidas ou pelo uso de utensílios para comer que tenham sido contaminados com essas bactérias. À medida que passa pelo trato digestivo,H. pylori em seguida, ataca a parede do estômago que, em condições normais, serve para proteger o estômago da produção de ácido usado pelo corpo para digerir os alimentos. Esta infecção bacteriana pode danificar a parede do estômago de forma que o ácido gástrico pode causar úlceras no estômago (úlceras pépticas). Essa ferida causa uma infecção no estômago que torna os alimentos difíceis de digerir ou, em condições graves, causa sangramento no estômago.
Sintomas de infecção gástrica
H. pylori é na verdade um microorganismo encontrado na maioria das pessoas no mundo. Essas bactérias geralmente entram no corpo humano na infância, mas os adultos também podem ser expostos a essas bactérias sem perceber. A maioria das pessoas que tem H. pylori dentro de seu corpo não apresentava nenhum sintoma. No entanto, quando a bactéria causou um ferimento, você experimentará sintomas de uma infecção estomacal, como:- Dor abdominal, especialmente quando o estômago está vazio. Essa dor vai ser irritante, mas pode ir e vir
- Inchado
- Azia
- Arrotos excessivos
- Enjoativo
- Azia
- Febre
- Sem apetite (anorexia)
- Há perda de peso sem motivo aparente.
- Dificuldade em mastigar ou engolir
- Anemia
- Existem manchas de sangue nas fezes
- Vômito com manchas pretas como café.
Causas de infecção gástrica
Os profissionais de saúde ainda não sabem a causa exata da infecção gástrica. Além de passar por objetos contaminados, bactérias H. pylori pode entrar no corpo humano por meio do contato direto com a saliva, vômito ou fezes de alguém que tenha essa bactéria. Enquanto isso, também existem fatores de risco que aumentam suas chances de ter uma infecção estomacal, a saber:- Viva em uma área densamente povoada ou sob o mesmo teto com muitas pessoas
- Morar em uma área sem abastecimento de água potável
- Morar com alguém que tem uma infecção estomacal causada por bactérias H. pylori
- Viva em um país em desenvolvimento.
Tratamento de infecções gástricas
Para determinar o tratamento adequado da infecção gástrica, o médico deve primeiro determinar a bactéria H. pylori está no corpo. Esse diagnóstico pode ser confirmado por meio de vários testes, como exame de respiração, fezes ou endoscopia, também conhecido como inserção de um tubo especial no estômago para coletar amostras de tecido da parede gástrica. Depois de ser positivo para infecção gástrica devido a: H pylori, O médico prescreverá medicamentos de acordo com sua condição. Esses medicamentos, entre outros:- Antibióticos. Usado para matar bactérias pylori em si. Esses antibióticos incluem amoxicilina, claritromicina, metronidazol, tetraciclina ou tinidazol. Os médicos podem prescrever dois tipos de antibióticos ao mesmo tempo.
- analgésico estomacal, para inibir a produção de ácido gástrico. Exemplos dessas drogas são dexlansoprazol, esomeprazol, lansoprazol, omeprazol, pantoprazol ou rabeprazol.
- Subsalicilato de bismuto, medicamento para ajudar os antibióticos a matar bactérias pylori.
- drogas anti-histamínicas, para conter a produção de histamina, uma substância química que estimula o corpo a produzir mais ácido estomacal. Exemplos dessas drogas são cimetidina, famotidina, nizatidina ou ranitidina.