8 Benefícios da Couve de Bruxelas (Mini Repolho) e seu Conteúdo Nutricional

Você pode não estar muito familiarizado com os nomes couve-de-bruxelas ou couve-de-bruxelas. Na verdade, esse vegetal é semelhante ao repolho, mas tem um tamanho pequeno, por isso é comumente conhecido como mini-repolho. Apesar do seu tamanho pequeno, a couve de Bruxelas ou o mini-repolho oferecem uma variedade de nutrientes e benefícios para a saúde. Nada?

Conheça a couve-de-bruxelas e sua nutrição

A couve de Bruxelas ou 'mini-repolho' é um vegetal que pertence à família das Brassicaceae ou Cruciferae. Esses mini-vegetais verdes ainda estão intimamente relacionados a vários tipos de vegetais crucíferos que você consome com frequência, como couve-flor, brócolis, repolho e couve. Como vegetais crucíferos, a couve de Bruxelas também contém uma variedade de nutrientes que são benéficos para o corpo - mas com muito poucas calorias. Aqui está o perfil nutricional da couve-de-bruxelas para cada 78 gramas:
  • Calorias: 28
  • Proteína: 2 gramas
  • Carboidratos: 6 gramas
  • Fibra: 2 gramas
  • Vitamina K: 137% da RDA diária
  • Vitamina C: 81% da RDA diária
  • Vitamina A: 12% da RDA diária
  • Folato: 12% da RDA diária
  • Manganês: 9% da RDA diária
Conforme observado acima, os nutrientes que “brilham” da couve-de-bruxelas são fibras dietéticas, vitamina K e vitamina C. Esses três nutrientes também fazem a couve-de-bruxelas oferecer uma variedade de benefícios. A couve de Bruxelas também contém pequenas quantidades de vários outros micronutrientes, como potássio, ferro, magnésio, fósforo, vitamina B6 e vitamina B1. Leia também: Os benefícios dos vegetais são infinitos, esta é a importância de consumi-los todos os dias

Vários benefícios da couve-de-bruxelas para a saúde

Sua nutrição diversificada faz com que a couve de Bruxelas ofereça uma variedade de benefícios à saúde, por exemplo:

1. Previne danos às células

Existem muitos benefícios da couve de Bruxelas ou da couve de Bruxelas. No entanto, um que é muito impressionante é o conteúdo de antioxidantes. Os antioxidantes desempenham um papel no controle dos radicais livres e na redução do estresse oxidativo. Se não for controlado, o estresse oxidativo pode danificar as células e desencadear várias doenças crônicas. Um dos antioxidantes da couve de Bruxelas é o Kaempferol. É relatado que o Kaempferol tem o potencial de prevenir o crescimento de células cancerosas, reduzir a inflamação e nutrir o coração.

2. Sistema digestivo saudável

A couve de Bruxelas é um dos vegetais ricos em fibras. Para cada 78 gramas desse vegetal, a ingestão diária de fibras será atendida em até 8%. A couve de Bruxelas contém um alto teor de fibras. A fibra é importante para atender às necessidades, pois é um nutriente muito vital para o corpo. Como você provavelmente sabe, as fibras ajudam na constipação ou prisão de ventre. Esses nutrientes das plantas também nutrem o sistema digestivo, pois estimulam o crescimento de bactérias nos intestinos.

3. Potencial para inibir o câncer

Os antioxidantes contidos na couve de Bruxelas têm o potencial de reduzir o risco de certos tipos de câncer. Em um estudo publicado em Nutrição Molecular e Pesquisa de Alimentos, mencionou que este vegetal pode combater os agentes cancerígenos que causam câncer e prevenir o dano oxidativo às células. O conteúdo da couve de Bruxelas também tem o potencial de aumentar as enzimas de desintoxicação, por isso está associado a um risco reduzido de câncer colorretal. Mais estudos são necessários para corroborar esses achados.

4. Controle de açúcar no sangue

Outra razão pela qual você deve comer regularmente couve de Bruxelas é seu efeito positivo sobre o açúcar no sangue. Diz-se que esse pequeno vegetal é capaz de controlar o açúcar no sangue, de modo que tem o potencial de reduzir o risco de diabetes. Acredita-se que a eficácia da couve-de-bruxelas é sustentada por seu conteúdo de fibra, que ajuda a desacelerar a absorção do açúcar na corrente sanguínea. O conteúdo de ácido alfalipóico no mini-repolho também aumenta a eficiência da atividade da insulina para reduzir o açúcar no sangue.

5. Potencial para reduzir a inflamação no corpo

A inflamação ou inflamação é uma resposta normal do sistema imunológico. No entanto, se a resposta tende a ser crônica e incontrolável, a inflamação pode desencadear doenças crônicas, incluindo câncer, diabetes e doenças cardíacas. A couve-de-bruxelas também é um vegetal crucífero com propriedades antiinflamatórias. Um estudo publicado em 2014 também afirmou que os vegetais crucíferos podem reduzir os marcadores de inflamação no sangue. O conteúdo antioxidante da couve de Bruxelas também é impressionante. Os antioxidantes ajudam a controlar os radicais livres, uma das principais causas de inflamação no corpo.

6. Rico em vitamina K

Um dos nutrientes brilhantes na couve de Bruxelas é a vitamina K. Na verdade, cada 78 gramas de couve de Bruxelas pode cobrir as necessidades básicas diárias de vitamina K do corpo, que chega a 137%. A vitamina K desempenha um papel importante para o desempenho do corpo, como desempenhar um papel na coagulação do sangue para parar o sangramento. As necessidades adequadas de vitamina K também têm o potencial de manter a saúde óssea, incluindo a prevenção da osteoporose.

7. Rico em vitamina C

Outra vitamina com alto teor de couve de Bruxelas é a vitamina C. Essa vitamina popular é muito benéfica para o corpo porque desempenha um papel em uma variedade de funções, incluindo:
  • Restaurar e manter os tecidos do corpo
  • Tem efeito antioxidante para controlar os radicais livres
  • Estimula a produção de colágeno
  • Fortalecer o sistema imunológico
  • Otimizando a absorção de ferro

8. Manter o peso

A couve de Bruxelas contém um alto teor de fibras, o que é benéfico para a perda de peso. Este mini-repolho costuma ser incluído no menu de saladas para dietas. O conteúdo de fibra leva muito tempo para ser digerido, então pode fazer você se sentir satisfeito por mais tempo. Leia também: Alimentos saudáveis, bons para o corpo e importantes para saber

Notas de SehatQ

A couve de Bruxelas oferece uma variedade de benefícios à saúde, desde o controle da pressão arterial até seu potencial para prevenir o câncer. Esses benefícios são sustentados por uma variedade de nutrientes, incluindo antioxidantes, vitaminas e fibras. Você pode processar couve de Bruxelas torrando, salteando ou cozinhando no vapor. Enquanto estiver cozinhando, espere a água ferver na panela, adicione as bruxelas e deixe descansar por 5 minutos. Se você quiser consultar um médico diretamente, você podechat médico no aplicativo de saúde da família SehatQ.

Baixe o aplicativo agora no Google Play e na Apple Store.