Aqui estão três causas para a pele dos dedos do pé grossa e preta

Você já teve problemas com a pele dos dedos dos pés? Um dos problemas que muitas vezes ocorre aqui é a pele do dedo do pé engrossada e preta. As doenças da pele dos dedos dos pés geralmente estão relacionadas à pressão ou fricção na superfície da pele. Além disso, o formato dos pés e dos dedos dos pés que não são normais também pode aumentar o risco de espessamento, dor, coceira e escurecimento dos dedos dos pés.

Várias causas de pele espessa e preta do dedo do pé

A seguir estão algumas das condições que podem fazer com que os dedos dos pés fiquem espessos e pretos ou descoloridos.

1. Calosidades

Calosidades são uma condição em que a pele dos dedos do pé torna-se mais espessa e endurecida. Uma descoloração preta, vermelha ou marrom pode ocorrer sob os calosidades após irritação prolongada da pele. Essa condição é causada por um pequeno sangramento entre a pele normal e espessada. Calos podem ocorrer em qualquer parte do corpo, incluindo os dedos dos pés. A causa da pele do dedo do pé engrossada e preta é mais comum em áreas com ossos proeminentes ou frequentemente suportam cargas pesadas. A pele dos dedos dos pés fica mais espessa e preta devido aos calosidades, o que é, na verdade, uma tentativa da pele de se proteger. Essa mudança tem como objetivo fortalecer o tecido cutâneo de diversas pressões e fricções. Calosidades são mais propensas a ocorrer se você tiver deformidades nos pés, por exemplo dedo do pé em martelo, onde as pernas são curvas como garras. Aqui estão algumas características da pele calejada dos dedos dos pés.
  • A pele dos dedos dos pés está espessada e áspera
  • A presença de um caroço duro na pele do dedo do pé com uma área que varia, tanto em termos de forma como de tamanho
  • Sente-se macio sob a pele dos dedos dos pés
  • A pele do dedo do pé fica seca ou escamosa
  • A pele dos dedos dos pés é preta, marrom ou avermelhada.
Se não houver queixas perturbadoras, a pele dos dedos dos pés está espessa e preta devido a calosidades, não requer tratamento médico especial. Essa condição pode ser curada por si mesma, desde que você evite a causa do atrito e da pressão excessiva sobre os pés. Calos também podem ser tratados com autocuidado, como o uso de um tratamento de remoção de células mortas da pele. No entanto, se os calosidades causarem coceira ou dor incômoda, você deve consultar um médico para obter o tratamento correto.

2. Fisheye (milho)

Olho de peixe (milho) é um espessamento da pele que é redondo e tem um núcleo que pode ser duro ou macio, rodeado por pele inflamada. Essa condição geralmente ocorre na ponta dos dedos, incluindo os dedos dos pés. Tal como acontece com os calosidades, a condição da pele dos dedos dos pés fica mais espessa e preta no olho do peixe, causada pela pressão e fricção que ocorrem repetidamente nos dedos dos pés. Essa condição geralmente ocorre em peças que não suportam peso. Milho geralmente redondo e não muito grande. Em comparação com calosidades, essa condição costuma ser acompanhada de dor, feridas e até mesmo infecção. Aqui estão algumas causas possíveis do olho de peixe:
  • Uso de calçado desconfortável
  • Atividades extenuantes que causam pressão repetitiva e atrito nos dedos dos pés, como corrida ou caminhada de longa distância.
Algumas deformidades do pé ou dedo do pé também podem aumentar o risco de pele espessa e preta do dedo do pé devido a: milho. Se o olho de peixe que você experimenta não causar interferência em suas atividades, essa condição pode se curar por si mesma. No entanto, se o olho do peixe ficar inflamado e causar dor, você deve consultar um médico imediatamente para o tratamento adequado.

3. Gangrena

Gangrena é uma condição do tecido do corpo morto devido à obstrução do fluxo sanguíneo ou infecção bacteriana na área. Essa condição geralmente ocorre nas mãos e nos pés, especialmente nas pontas dos dedos. A gangrena pode fazer com que a parte afetada do corpo fique escura, como a pele enegrecida do dedão do pé. Aqui estão alguns dos sintomas que a gangrena pode causar:
  • A pele dos dedos dos pés é escurecida ou descolorida em azul, roxo, bronze ou vermelho (dependendo do tipo de gangrena que ocorre)
  • Dor repentina e intensa seguida de dormência
  • Pele endurecida
  • Inchaço
  • Pele com bolhas
  • Uma secreção fétida da ferida
  • Existe uma fina camada de pele, brilhante ou sem pelos
  • A pele fica fria ou ao toque.
A gangrena pode ser causada por falta de suprimento de sangue na área afetada. Além disso, essa condição também pode ser desencadeada por infecção e lesão bacteriana. A pele espessa e preta dos dedos do pé devido à gangrena é uma condição de emergência que requer atenção médica imediata. Os médicos podem dar antibióticos e analgésicos para reduzir os sintomas. Além disso, a cirurgia pode ser realizada para remover o tecido morto para reduzir o risco de complicações. [[Artigo relacionado]]

Outras causas possíveis

Além das três causas acima, a pele espessa e preta dos dedos do pé também pode ser causada por irritação, infecção fúngica, coágulos sanguíneos devido a lesões ou alergias da pele. Você deve consultar um médico imediatamente se os sintomas da pele enegrecida do dedo do pé não melhorarem em alguns dias ou se a condição piorar. Se você tiver dúvidas sobre problemas de saúde, pergunte ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe o aplicativo SehatQ agora na App Store ou Google Play.