6 efeitos colaterais do colágeno que você precisa estar atento

O colágeno tem muitos benefícios para o nosso corpo, um dos quais é manter a pele macia e flexível. Atualmente, existem muitos suplementos contendo colágeno, principalmente na forma de comprimidos ou bebidas para beleza. Por trás dos benefícios, você sabia que existem vários efeitos colaterais do colágeno? Esses efeitos colaterais são geralmente raros em comparação com os benefícios. No entanto, os perigos do colágeno precisam de atenção, especialmente se você tem alergias, pedras nos rins ou distúrbios de humor.

Vários efeitos colaterais do colágeno para a saúde

Aqui estão alguns efeitos colaterais do colágeno para a saúde aos quais você deve prestar atenção se planeja usá-lo ou consumi-lo.

1. Perturbar a saúde digestiva

O abundante conteúdo de proteína nas bebidas de colágeno pode causar uma série de distúrbios digestivos, como constipação, diarréia, distensão abdominal e diminuição do apetite, se não for equilibrado com o consumo adequado de fibras e líquidos. Os efeitos colaterais dessa bebida de colágeno ocorrem porque o corpo está se esforçando para digerir a quantidade de proteína de colágeno que entra. Portanto, você deve consumir bebidas de colágeno com moderação.

2. Sensível ao conteúdo de colágeno

Algumas pessoas têm alta sensibilidade ao conteúdo proteico do colágeno, especialmente ácido glutâmico livre, por isso pode causar alguns efeitos colaterais. Tontura ou dificuldade para dormir são alguns dos efeitos colaterais do colágeno que podem ocorrer se este suplemento for tomado em quantidades excessivas.

3. Risco de causar cálculos renais

Um dos efeitos colaterais mais sérios do colágeno é que ele aumenta o risco de desenvolver cálculos renais. O risco desses efeitos colaterais pode ser maior se você tiver histórico de cálculos renais de oxalato de cálcio. Para reduzir o risco de efeitos colaterais desta bebida de colágeno, é aconselhável limitar o consumo de suplementos de colágeno a não mais do que 5-6 gramas por dia ou cerca de 1 colher de sopa. Além disso, você precisa compensar bebendo muita água.

4. Aumento dos níveis de cálcio

O próximo perigo do colágeno é que ele tem o potencial de aumentar os níveis de cálcio, o que pode causar hipercalcemia. Essa condição pode causar prisão de ventre, fadiga, náuseas, vômitos e dores nos ossos. A hipercalcemia pode ocorrer se você tomar comprimidos de colágeno feitos de fontes marinhas com alto teor de cálcio, como crustáceos.

5. Risco de causar reações alérgicas

Um dos efeitos colaterais do colágeno para o rosto e o corpo é uma reação alérgica. Alguns tipos de colágeno podem ter ingredientes básicos que podem desencadear alergias, como ovos, crustáceos ou peixes marinhos. A presença desses compostos em produtos para a pele pode causar efeitos colaterais do colágeno no rosto, como erupções na pele, vermelhidão e coceira. Uma forte reação alérgica ao consumo de colágeno pode até ser fatal. Aqui estão alguns sintomas de alergia que podem ocorrer como efeito colateral do colágeno no rosto e em outras partes do corpo.
  • Coceira ou formigamento no rosto ou boca
  • Inchaço da língua ou pele
  • Falta de ar e respiração ofegante
  • Dor de estômago
  • Nausea e vomito.
Se você tiver vários efeitos colaterais do colágeno no rosto ou corpo acima, pare imediatamente de usar suplementos ou produtos que contenham colágeno e vá ao hospital mais próximo.

6. Diminuindo o humor

Um humor caótico também pode ser um dos efeitos colaterais do colágeno. Essa condição pode ocorrer porque o colágeno é capaz de desencadear um déficit de triptofano, que resulta na diminuição dos níveis do hormônio serotonina ou do hormônio da felicidade. A redução dos níveis de serotonina pode fazer com que você se sinta nervoso, irritado, ansioso e deprimido. É muito importante prestar atenção a esse assunto, especialmente se você tiver um transtorno de humor. [[Artigo relacionado]]

Como usar ou consumir colágeno corretamente

Em geral, os suplementos de colágeno são bastante seguros para consumo. Por precaução, aqui estão algumas maneiras de reduzir o risco de efeitos colaterais do colágeno.
  • Certifique-se de que os produtos de colágeno usados ​​são produzidos por fabricantes confiáveis ​​e atendem a todos os padrões de produtos de saúde.
  • Conheça os ingredientes básicos para a produção de colágeno que você consumirá. Certifique-se de que você não tem alergia ao conteúdo ou fonte do colágeno.
  • A dosagem usual para suplementos de colágeno é de até 30 mg por dia. No entanto, a dose para cada pessoa pode ser diferente de acordo com cada condição.
Você deve primeiro consultar seu médico antes de consumir ou usar colágeno. Especialmente se você tiver certas condições médicas ou estiver tomando medicamentos. O médico também pode sugerir como usar o colágeno que melhor se adapte à sua condição e necessidades. Se você tiver dúvidas sobre problemas de saúde, pergunte ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe o aplicativo SehatQ agora na App Store ou Google Play.