Os perigos dos parabenos para a saúde, mito ou fato?

Nos últimos anos, ativistas ambientais têm se empenhado em fazer campanha pelo uso de cosméticos sem parabenos parabenos grátis. O que realmente está acontecendo com os parabenos e quais são os perigos desses ingredientes para os humanos? Parabens (uma sigla para ésteres de ácido p-hidroxibenzoico) é uma substância química que tem uma função semelhante como conservante para que o cosmético não expire rapidamente. Esse efeito é obtido porque os parabenos podem matar microorganismos, como bactérias e bolor, que podem se desenvolver no produto. Os tipos de parabenos comumente usados ​​em cosméticos são metilparabeno, poliparabeno, butilparabeno e etilparabeno. Não raro, alguns produtos de beleza usam mais de um tipo de parabeno em seus produtos. Os produtos de beleza que geralmente contêm parabenos são Maquiagem, creme de barbear, xampu e outros produtos para os cabelos, hidratantes e desodorantes. Às vezes, esses produtos também incluem outro nome para parabenos, a saber Ácido 4-hidroximetílico éster benzóico ou 4-hidroxibenzoato de metilo.

Os perigos dos parabenos para a saúde

De acordo com ativistas ambientais, os parabenos podem ser absorvidos pelo corpo e causar sérios problemas de saúde aos humanos. Alguns dos perigos dos parabenos aos olhos desses ativistas são:
  • Câncer de mama

Uma doença crônica que costuma ser vista como um efeito negativo dos parabenos é o câncer de mama. Isso é corroborado por pesquisas que afirmam que vestígios de parabenos foram encontrados em pacientes com câncer de mama nessas mulheres. No entanto, o conteúdo de parabenos nas células do câncer de mama é muito pequeno. Em outras palavras, não se pode concluir que o uso de produtos contendo parabenos pode levar ao câncer de mama imediatamente.
  • Perturbar o sistema reprodutivo

Quando entram no corpo, os parabenos têm uma função semelhante ao hormônio estrogênio, de modo que podem interferir no funcionamento desses hormônios no corpo. Como resultado, você terá distúrbios do sistema reprodutivo, distúrbios da fertilidade e distúrbios menstruais. Em mulheres grávidas, os parabenos também causam várias complicações na gravidez. As complicações em questão são partos prematuros para fetos com baixo peso ao nascer.
  • Irritação na pele

Acredita-se também que o uso contínuo de parabenos torna a pele mais sensível. Um dos efeitos colaterais de curto prazo que você pode sentir é a irritação da pele em áreas onde os cosméticos que contêm parabenos são frequentemente aplicados. [[Artigo relacionado]]

Os fatos por trás do uso de parabenos em produtos de beleza

Considerando os perigos desses parabenos, agora existem muitos cosméticos que incluem rótulos parabenos grátis alias não contém parabenos. Além disso, os usuários desses produtos de beleza sem parabenos já têm seus próprios seguidores, você pode até ser um deles. No entanto, a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos não classificou os parabenos como ingredientes em cosméticos que devem ser evitados. O FDA também afirmou que os parabenos não foram comprovados como causadores de vários problemas de saúde em humanos. Na Indonésia, a Food and Drug Supervisory Agency (BPOM) permite o uso de parabenos em produtos de beleza. No entanto, o conteúdo não deve ser superior a 0,4 por cento para parabenos simples e 0,8 por cento para parabenos mistos. Se sentir irritação após usar cosméticos que contenham parabenos, deve parar de usá-los para prevenir pele sensível. Isso também se aplica a cosméticos que são parabenos livres, mas ainda contém outros conservantes, como álcool, amônio quaternário, grupo fenol, antioxidante BHA, vitamina E e ácido benzóico. Para garantir que seus produtos cosméticos estejam protegidos contra produtos químicos prejudiciais, certifique-se de sempre verificar a composição. Certifique-se também de que o produto possui um número de registro BPOM. Você também pode verificar a lista de produtos que são seguros para uso no site oficial do BPOM.