Causas da dor na omoplata, aqui estão 7 maneiras de lidar com isso

A omoplata é um osso triangular localizado na parte de trás do ombro ou na parte superior das costas. Este osso conecta o osso do braço à clavícula. Existem também três grupos de músculos ligados a ele para ajudar a mover a articulação do ombro. Como o ombro pode se mover de várias maneiras, é mais fácil se machucar e causar dor nas omoplatas. Em alguns casos, a dor na omoplata também é causada por dores em órgãos próximos que são problemáticos.

Causas de dor no ombro

As omoplatas doloridas certamente podem deixá-lo desconfortável e até mesmo interferir nas atividades que você está realizando. Existem várias causas possíveis para a dor na omoplata, a saber:

1. Lesão

Lesões nos músculos ou tendões são uma razão comum para dor na omoplata. Isso pode ser causado por levantar pesos pesados, postura inadequada, exercícios, trabalhar em um computador por longos períodos de tempo, dormir na posição errada e outras atividades que podem tensionar os músculos. Lesões em outras partes do corpo, como manguito rotador Uma laceração, fratura de coluna ou outra lesão que cause trauma também pode causar dor entre as omoplatas.

2. Tendinite

A tendinite é a inflamação dos músculos e tendões que circundam a articulação do ombro. A condição pode se desenvolver com o tempo, especialmente se você dormir sobre os ombros e antebraços. A tendinite também pode causar dor na omoplata. A dor pode até mesmo irradiar para o pescoço e as costas. Não raro, o sono é perturbado e a amplitude de movimento do braço fica limitada.

3. Omoplata quebrada

Fraturas no ombro certamente podem causar dor no ombro. Essa condição pode resultar de uma queda extrema, acidente ou outro trauma. Ao sentir isso, você sentirá dor ao mover o braço, dificuldade em levantar o braço acima da cabeça e inchaço e hematomas na região das omoplatas. No entanto, as fraturas da omoplata são raras.

4. Dissecção da aorta

Além disso, o rompimento ou ruptura do revestimento interno dos grandes vasos sanguíneos que se ramificam do coração (dissecção aórtica) também pode causar dor aguda e intensa na omoplata esquerda ou direita. Dor no ombro às vezes também é um sintoma de ataque cardíaco. No entanto, isso geralmente é acompanhado por dor no peito e falta de ar.

5. Embolia pulmonar

Além disso, a embolia pulmonar também é uma condição séria que pode causar dor nas omoplatas esquerda ou direita. Algumas pessoas relatam uma dor aguda e repentina quando um coágulo sanguíneo na perna se rompe e atinge os pulmões. No entanto, essa condição também é acompanhada por falta de ar. Enquanto isso, outras causas de dor no ombro incluem:
  • nervos comprimidos
  • Doença degenerativa do disco, hérnia ou protuberância na coluna
  • Escoliose
  • Osteoartrite das articulações ao redor do pescoço, coluna ou costelas
  • Estenose espinhal ou estreitamento da medula espinhal
  • Ácido estomacal crescente
  • Fibromialgia
  • Herpes zoster
  • Síndrome de dor miofascial
  • Cálculos biliares acompanhados de náusea e dor na parte superior direita do abdômen
  • Certos tipos de câncer, como câncer de pulmão, linfoma, fígado, esôfago, mesotelioma e cânceres que se espalham para os ossos.
[[Artigo relacionado]]

Como lidar com omoplatas doloridas

Em superar a dor na omoplata, é claro, com base na causa. No entanto, existem alguns remédios caseiros que você pode fazer para aliviar ou aliviar a dor. Quanto a como lidar com a dor no ombro que pode ser tentada, a saber:

1. Descansar

Às vezes, você só precisa descansar para se recuperar rapidamente da dor no ombro, especialmente se ela foi causada por uma lesão. Nessa condição, deite-se na cama confortavelmente até que a dor desapareça.

2. Compressa de gelo

Colocar uma bolsa de gelo na área da omoplata pode aliviar o desconforto. Você pode usar a compressa por 15 minutos a cada 4 horas até que a dor desapareça.

3. Exercício físico

O exercício físico não é bom apenas para a sua saúde geral, mas também pode fortalecer a área nas costas, o que pode ajudar com a dor. Voce pode fazer exercicio flexões , pull-ups , e abdominais para fortalecer os músculos das costas e abdômen.

4. Alongamento

Ioga e outras técnicas de alongamento podem aumentar a circulação para os músculos e articulações, ajudando assim a aliviar a dor. Também pode deixar o corpo mais confortável.

5. Preste atenção à ingestão consumida

Certos alimentos, como alimentos processados, podem causar inflamação no corpo, piorando os sintomas. Portanto, evite esses alimentos e coma mais vegetais e frutas. Acredita-se que a escolha de alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, como o salmão, também ajude.

6. Analgésicos

Você pode usar medicamentos tópicos para aliviar a dor, especialmente se for causada por uma lesão. Além disso, certos medicamentos, como o ibuprofeno, também podem ajudar a aliviar a dor e o desconforto nas omoplatas. Às vezes, os esteróides são administrados na forma de comprimidos ou injeções para tratar a dor e a inflamação.

7. Massagem

Um massagista pode massagear a área entre as omoplatas para relaxar o tecido muscular. Além do terapeuta, você também pode usar um massageador portátil em casa. Se a dor que você sente na omoplata não melhorar ou piorar, você deve consultar um médico. O médico encontrará a causa subjacente da doença e determinará o tratamento apropriado para sua reclamação.