8 sintomas de câncer de mama e como verificá-lo em casa

O câncer de mama é uma doença que surge devido ao desenvolvimento de células cancerosas no tecido mamário, incluindo as glândulas mamárias. Os sintomas do câncer de mama incluem o aparecimento de caroços na mama e na axila, dor e alterações na estrutura da pele da mama e do mamilo. O câncer de mama geralmente se desenvolve lentamente; portanto, se os sintomas forem reconhecidos precocemente, o tratamento pode ser iniciado mais rapidamente e as chances de recuperação serão maiores. A verificação dos sintomas do câncer de mama pode ser feita em casa com 6 etapas simples que são resumidas no movimento BSE (autoexame das mamas). Depois disso, para confirmar o diagnóstico, você pode consultar um médico.

Sintomas de câncer de mama que precisam ser reconhecidos

Não apenas um caroço, aqui estão alguns sintomas do câncer de mama que você pode reconhecer.

1. Protuberância na axila ou mama

O sintoma mais comum do câncer de mama é um caroço, na mama ou na axila. Nódulos cancerosos geralmente são indolores. Mas, em algumas pessoas, pode causar uma leve coceira ou dor como formigamento. As características de um nódulo que é um sintoma de câncer de mama incluem:
  • A consistência é firme e densa
  • Os limites do caroço não são claros, a forma tende a ser irregular
  • O caroço parece estar sendo espremido entre a pele e o tecido subjacente
  • Pode aparecer em todas as áreas da mama, mas na maioria das vezes aparece na parte superior externa
Lembre-se de que nem todos os caroços que aparecem na mama ou na axila devem ser um sinal de câncer. Porque as glândulas nas axilas e nos seios podem aumentar durante a menstruação. Porém, se os caroços que aparecem nos dois locais não desaparecem, mesmo fora do período menstrual, é preciso estar atento para isso como uma das características do câncer de mama.

2. Mudanças na textura da pele da mama

Outra característica do câncer de mama que pode ser facilmente observada são as alterações na textura da pele da mama. Isso ocorre porque o câncer pode desencadear uma inflamação nas células da pele, o que faz com que a textura da superfície da pele seja diferente do normal. As seguintes alterações na textura da pele da mama são sinais de câncer.
  • A pele ao redor da área do mamilo e da aréola (a área escura ao redor do mamilo) parece escamosa, como se estivesse queimada de sol ou parece muito seca.
  • Espessamento da pele em qualquer área da mama. Embora raras, essas alterações também podem causar coceira.
Estas alterações na pele podem ser um sintoma de um tipo raro de cancro da mama denominado doença de Paget.

3. Dor no peito

O câncer de mama pode causar alterações nas células da pele, causando dor, desconforto e sensibilidade mamária. Algumas pessoas também descrevem a dor como semelhante a uma sensação de queimação. Embora essa doença geralmente seja indolor, você precisa ter cuidado se desenvolver uma dor inexplicável na mama.

4. Condensação na pele da mama

O aparecimento de cavidades na pele da mama pode ser um sinal de câncer de mama agressivo, conhecido como câncer inflamatório de mama. As células cancerosas podem causar um acúmulo de líquido glandular na mama, levando ao inchaço e ao aparecimento de cavidades na mama. O aparecimento desta condição tem uma característica, que se parece com a superfície de uma casca de laranja.

5. Mudanças nos mamilos

Outros sintomas do câncer de mama podem ser observados na área do mamilo. As células cancerosas podem causar alterações no tecido atrás do mamilo. Essas mudanças podem fazer com que o mamilo vire para dentro e pareça ter mudado de tamanho.

6. Descoloração da mama

As células cancerosas podem causar alterações na pele que tornam a pele da mama vermelha, até mesmo com hematomas. Se a descoloração não ocorrer devido ao impacto ou outros motivos que não possam ser explicados, é recomendável consultar imediatamente um médico.

7. Descarga de pus da mama

Se houver um fluido, como pus, de cor branca amarelada, verde ou vermelha que sai da mama, você precisa estar ciente disso como um dos sintomas do câncer de mama. Descarga semelhante ao pus, normal ocorre em mães que amamentam. No entanto, você ainda é aconselhado a consultar um médico, se tiver essa condição.

8. Inchaço na clavícula, axila ou área da mama

Os sintomas do câncer de mama também podem se espalhar para outras áreas do corpo, como a clavícula. Quando há inchaço na área da axila ou clavícula, é um sinal de que o câncer se espalhou para as glândulas dessa área. Esse inchaço pode aparecer antes ou depois de você sentir um caroço. O inchaço também pode ser um sinal de câncer de mama agressivo. Leia também:Alimentos que têm potencial para prevenir o câncer

Como verificar os sintomas do câncer de mama em casa

Para obter um diagnóstico definitivo de câncer de mama, é claro que você deve consultar um médico. No entanto, você pode fazer um autoexame das mamas (BSE) como uma detecção precoce. Citando o Ministério da Saúde da Indonésia, aqui estão seis etapas do exame de mama que podem ajudar a detectar o câncer de mama.
  • Etapa 1: mantenha-se ereto

Fique em pé e observe as mudanças na forma ou textura da pele do seio. Também preste atenção se houver inchaço e alterações no mamilo.
  • Etapa 2: levante os dois braços

Em seguida, levante ambos os braços. Em seguida, dobre os cotovelos e coloque as mãos atrás da cabeça. Nesse caso, empurre os cotovelos para a frente e olhe para os seios. Por fim, empurre os cotovelos para trás e observe a forma e o tamanho dos seus seios.
  • Etapa 3: coloque as duas mãos na cintura

Coloque as mãos na cintura, incline os ombros para a frente de forma que os seios caiam, empurre os cotovelos para a frente e contraia (contraia) os músculos do peito.
  • Etapa 4: levante o braço esquerdo e continue com o braço direito

Levante o braço esquerdo e dobre o cotovelo de forma que a mão esquerda segure a parte superior das costas. Depois, use a mão direita para sentir e pressionar o seio esquerdo. Preste atenção também em todas as partes da mama esquerda até a área das axilas. Durante o exame, realize movimentos de cima para baixo, movimentos circulares e movimentos retos da borda da mama ao mamilo e vice-versa. Repita o mesmo movimento em seu seio direito.
  • Etapa 5: aperte os dois mamilos

Belisque os dois mamilos. Observe se há fluido saindo do mamilo.
  • Etapa 6: deitar no travesseiro

Na posição supina, coloque um travesseiro sob o ombro direito. Em seguida, levante os braços. Observe o seio direito e faça os três padrões de movimento como antes. Usando as pontas dos dedos, pressione todo o seio até a axila. [[artigo-relacionado]] Lembre-se de que existem outras condições que podem causar alterações semelhantes nos seios. Fatores de idade, hormônios e outras condições também podem ser os culpados. Portanto, para saber com certeza qual é exatamente a causa dos sintomas que você está apresentando, você precisa consultar um médico. O médico examinará seu histórico médico geral. Se os resultados do exame físico indicarem câncer de mama, o médico poderá instruí-la a realizar exames adicionais, como mamografias, biópsias e raios-x. Como primeira etapa, você pode consultar um clínico geral. Se, a partir do exame feito por um clínico geral, for considerado necessário ser encaminhado para um especialista, você receberá uma carta de encaminhamento para exames adicionais. Para uma discussão mais aprofundada sobre dieta e nutrição alimentar, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.