9 benefícios do óleo de cravo, não perca

Desde o início, o cravo-da-índia não é usado apenas como tempero na culinária, mas também como medicamento fitoterápico para várias doenças. Além de ter um aroma distinto, essas especiarias podem até produzir óleos com vários benefícios. O uso de óleo de cravo não é tão popular quanto o óleo de coco ou azeite de oliva, mas esse óleo não é menos eficaz do que os dois óleos. O óleo de cravo-da-índia possui uma infinidade de benefícios que são considerados bons para o corpo.

Benefícios para a saúde do óleo de cravo

O óleo de cravo é um óleo essencial derivado da árvore de cravo ( Syzygium aromaticum ) Este óleo é produzido pela extração de botões de flores de cravo-da-índia secos. O óleo de cravo varia de amarelo claro a marrom dourado e possui um forte aroma de especiarias. Este óleo é rico em fenilpropanóides, grupo de compostos vegetais cujo principal composto é o eugenol. Outros compostos bioativos encontrados no óleo de cravo são timol, carvacrol e cinamaldeído. Os benefícios do óleo de cravo para a saúde, incluindo:
  • Superando a acne

Acredita-se que o óleo de cravo trate a acne porque tem fortes propriedades antimicrobianas. A pesquisa mostra que este óleo pode inibir o crescimento da bactéria Staphylococcus que pode causar acne, furúnculos, erupções cutâneas, bolhas e impetigo. No tratamento da acne, você pode aplicar um cotonete com óleo de cravo e mel na área da pele afetada. Em seguida, enxágue com água limpa depois que a área secar.
  • Tratamento de infecções fúngicas

O eugenol e o carvacrol contidos no óleo de cravo têm efeitos antifúngicos. De acordo com um estudo publicado em Oral Microbiology and Immunology Journal , o óleo de cravo pode ser usado para tratar candidíase causada por fungos Candida albicans . Esta infecção fúngica pode ocorrer na boca, orelhas, unhas, nariz, vagina e trato digestivo. O óleo de cravo também é eficaz para matar os parasitas intestinais que podem causar diarreia e outros problemas digestivos. Você pode consumir este óleo em pequenas quantidades, mas deve estar sob a supervisão de um médico.
  • Tratando dor de dente

As propriedades antibacterianas e anestésicas do óleo de cravo o tornam muito eficaz no alívio de dores de dente, gengivas inflamadas e aftas. Além disso, de acordo com um estudo, o óleo de cravo e suas moléculas também são eficazes na prevenção da erosão dentária. Você pode aplicar um cotonete com óleo de cravo e azeite de oliva no dente dolorido. Mas não pingue em aftas graves e feridas abertas. Depois disso, gargareje com água morna. As duas misturas também podem ajudar a eliminar o mau hálito.
  • Superando vários problemas de pele

O óleo de cravo tem propriedades anti-sépticas úteis para prevenir infecções. Suas propriedades anti-sépticas também podem ajudar a tratar vários problemas de pele, como cortes, sarna, pulgas d'água, hematomas, coceira e picadas de insetos. No entanto, aqueles de vocês que têm pele sensível e feridas abertas devem ter cuidado ao usar este óleo.
  • Reduz a náusea

Acredita-se que o óleo de cravo seja útil na redução de náuseas e vômitos. Às vezes, esse óleo pode ser usado como aromaterapia. Para parar a náusea, você pode aplicá-lo em um travesseiro ou lenço para inalar. Além disso, este óleo também pode acalmar e aliviar as tonturas.
  • Alivia dores de cabeça

O óleo de cravo contém muitos flavonóides como agentes antiinflamatórios que podem ajudar a aliviar a tensão nos vasos sanguíneos. Essa tensão pode causar dores de cabeça. Você pode aplicar uma mistura de óleo de cravo e sal na testa para aliviar as dores de cabeça.
  • Superando problemas respiratórios

O óleo de cravo-da-índia tem um efeito refrescante e antiinflamatório amplamente utilizado para limpar as passagens nasais para alívio. Seu efeito expectorante também pode ajudar a tratar vários problemas respiratórios, como resfriados, tosse, asma, bronquite e sinusite.
  • Previna doenças crônicas

O eugenol no óleo de cravo é um poderoso antioxidante que pode eliminar os radicais livres. Isso certamente pode reduzir o estresse oxidativo e prevenir doenças crônicas. Além disso, os antioxidantes do óleo de cravo também podem ajudar a aumentar a imunidade e a combater várias doenças.
  • Potencial anticâncer

De acordo com um relatório publicado em Oncology Research and Treatment Journal, O ácido oleanólico, que é o composto bioativo do óleo de cravo, pode ajudar a diminuir o risco de crescimento do tumor em um estudo preliminar. Acredita-se que o extrato de cravo e seu óleo também ajudem a reduzir o desenvolvimento do câncer. No entanto, mais pesquisas são necessárias para substanciar essa afirmação. [[Artigo relacionado]]

Os riscos do uso de óleo de cravo

Embora tenha uma variedade de benefícios que são bons para o corpo, o óleo de cravo também pode representar riscos para algumas pessoas que o usam. A seguir estão os possíveis efeitos colaterais do uso de óleo de cravo:
  • Irritação na pele

O óleo de cravo pode causar irritação na pele em algumas pessoas, caracterizada por vermelhidão, coceira e inchaço. Antes de usar, você deve fazer um teste de sensibilidade aplicando um pouco de óleo de cravo na parte interna do cotovelo. Se ocorrer irritação na pele, não o use topicamente.
  • Alergia

Embora raro, o óleo de cravo também pode causar alergias. Podem ocorrer reações alérgicas, nomeadamente erupção na pele, comichão, respiração ruidosa, tosse, falta de ar, dificuldade em engolir, vómitos, diarreia ou cãibras. Você também deve ter cuidado em caso de anafilaxia ou reação alérgica grave, pois pode ser fatal. Evite usar óleo de cravo se estiver tomando medicamentos anticoagulantes, tiver úlceras estomacais, distúrbios sangüíneos e se tiver feito recentemente uma grande cirurgia. Se sentir sintomas incomuns ao usar óleo de cravo, consulte imediatamente um médico para o tratamento adequado. [[Artigo relacionado]]