Normozoospermia (esperma fértil), conheça as características

Normozoospermia é um termo usado em testes de triagem de esperma para indicar a qualidade e a quantidade de esperma em condições normais. Quando o esperma está no grupo da normozoospermia, você tem fertilidade normal e pode planejar uma gravidez com seu parceiro, desde que a fertilidade de sua esposa também seja boa. Além disso, o nível de saúde do esperma também pode ser classificado em oligozoospermia leve e oligozoospermia grave. Essa condição significa que a qualidade do esperma é ruim, então o esperma tem dificuldade para fertilizar o óvulo.

Exame de esperma para confirmar normozoospermia

Antes de saber se o esperma é classificado como normal ou não, você deve primeiro fazer um teste de exame de esperma. Este teste de exame de esperma é importante para determinar a fertilidade e as indicações de infertilidade (infertilidade) em homens. No entanto, o teste de exame de esperma só pode determinar o número e a qualidade dos espermatozoides, mas não pode determinar a causa da infertilidade nos homens. Alguns dos indicadores que são considerados no teste de exame de esperma, entre outros:

1. Contagem de esperma e sêmen

Com base em dados da Organização Mundial de Saúde, OMS, uma das características do esperma saudável pode ser observada na quantidade de sêmen. Normalmente, o volume de sêmen de um homem durante a ejaculação varia de 1,5-7,6 mL. Além disso, uma contagem normal de espermatozóides geralmente pode chegar a 15-200 milhões por mililitro de sêmen. Se a quantidade de sêmen e esperma estiver baixa, você precisa estar ciente da possibilidade de oligospermia. Diz-se que os homens têm oligospermia se:
  • Contagem de espermatozoides na ejaculação 10-15 milhões por mL de sêmen (oligozoospermia leve)
  • Contagem de esperma na ejaculação inferior a 5 milhões por mL de sêmen (oligospermia grave)

2. Motilidade espermática

A motilidade do esperma é a habilidade do esperma de se mover para chegar ao óvulo. Com base nos dados da OMS, a motilidade dos espermatozoides (progressiva e não progressiva) é considerada normal se até 40-81% das células espermáticas que saem tiverem uma velocidade de movimento de 25 micrômetros por segundo. Se o número de espermatozoides com motilidade normal estiver abaixo de 32 por cento, essa condição é chamada de astenozoospermia.

3. Concentração de esperma

Outro indicador importante a ser considerado em um teste de triagem de esperma é a concentração de esperma. Com base nos dados da OMS, a concentração de espermatozoides masculinos varia de 15 a 259 milhões por mL de sêmen. Além desses quatro indicadores, testes de exame de esperma também são realizados para determinar a vitalidade e a forma (morfologia) do esperma. A partir dos resultados do teste de exame de esperma, pode-se saber se o esperma é classificado como normozoospermia, oligospermia leve ou oligozoospermia grave. Os resultados do teste também são capazes de indicar a causa inicial da infertilidade em homens. [[Artigo relacionado]]

Exame de acompanhamento se o resultado do teste não for normozoospermia

Se os resultados do teste de esperma mostrarem que você tem espermatozoides de baixa qualidade, seu médico recomendará outros testes para descobrir mais sobre a causa de sua infertilidade. As causas da oligospermia que levam à infertilidade ou infertilidade incluem:
  • Genética
  • Fiz uma cirurgia no passado
  • Condição de saúde
  • Doença sexualmente transmissível
  • Exposição química
  • Estilo de vida não saudável
Para descobrir a causa da infertilidade, o médico pode sugerir os seguintes exames de acompanhamento:

1. Exame físico e histórico médico

Durante um exame físico, o médico também examinará seus órgãos genitais. Várias perguntas serão feitas durante este exame para descobrir a causa de sua infertilidade, incluindo suas condições de saúde, doenças passadas e atuais, para a cirurgia que você fez. Nesse exame, o médico também perguntará sobre seu comportamento sexual e desenvolvimento sexual durante a puberdade, que podem afetar os níveis de fertilidade.

2. Teste hormonal

Este teste é usado para descobrir se há anormalidades hormonais que podem afetar sua fertilidade e a contagem de espermatozoides. Os hormônios estudados neste teste são produzidos pela glândula pituitária, hipotálamo e testículos. Os testes hormonais são realizados através da coleta de uma amostra de sangue do paciente.

3. Teste genético

Por meio de uma amostra de sangue, o médico também fará testes genéticos para determinar a possibilidade de distúrbios genéticos que podem afetar seu nível de fertilidade.

4. Ultra-som do escroto

Um teste de ultrassom escrotal é realizado com ondas sonoras de alta frequência. Este teste é usado para descobrir se há outros problemas com os testículos e órgãos circundantes que podem afetar a fertilidade masculina.

5. Biópsia testicular

A biópsia testicular é feita para determinar se há outras causas possíveis de infertilidade em homens, como vias de transporte de esperma bloqueadas.

Quando fazer um teste de esperma?

Os testes de triagem de esperma precisam ser feitos para os homens quando a gravidez é difícil de conseguir, embora o casamento esteja em andamento por 1-3 anos. Este teste também deve ser feito por homens que apresentam disfunção sexual. Depois que o exame for concluído e o médico determinar o que causa a baixa qualidade do esperma, ele o aconselhará a aplicar uma série de maneiras para aumentar a contagem de esperma, como tomar vitaminas, praticar exercícios regularmente, evitar fumar e beber álcool e descansar o suficiente. Não apenas a quantidade ou a quantidade que é reproduzida, você também precisa melhorar a qualidade do esperma comendo alimentos nutritivos, como frutas e vegetais ricos em antioxidantes e peixes que contêm ácidos graxos ômega-3. Essas substâncias são importantes para garantir que o processo de formação dos espermatozoides (espermatogênese) funcione de maneira otimizada. Se ainda não for suficiente, o médico pode prescrever drogas fertilizantes de esperma para ajudar a estimular os hormônios na produção de esperma, como drogas hCG e drogas FSH.

Notas de SehatQ

A normozoospermia certamente se torna muito importante porque aumenta as chances de gravidez. Por outro lado, ter oligozoospermia reduzirá suas chances de ter filhos. Por isso, não hesite em verificar sua saúde reprodutiva regularmente, especialmente se estiver planejando uma gravidez. Você podepergunte ao médicono aplicativo de saúde da família SehatQ, primeiro sobre a saúde do esperma, antes de realizar novos exames no hospital. Baixe o aplicativo SehatQ agora emApp Store e Google Play.