Quanto maior o FPS no protetor solar, melhor, realmente?

Ao comprar um produto protetor solar, você deve ter visto frequentemente as postagens fator de proteção solar (SPF) na embalagem. Muitos tipos de protetores solares oferecem proteção de FPS 15 até FPS 50. Quanto maior o número de FPS de um produto, mais forte é sua reivindicação de proteção contra a exposição ao sol. Isso está certo? A seguir está uma explicação do significado de SPF e dicas sobre como escolher protetor solar direito.

Mais sobre SPF

Quando estamos ao sol, existem dois tipos de luz ultravioleta que podem causar danos ao corpo, nomeadamente ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB). SPF é uma medida padrão de proteção fornecida protetor solar para a pele, pela exposição aos raios UVB. Quanto mais alto o número do SPF, melhor é a proteção fornecida. Isso ocorre porque o risco de queimaduras solares por causa dos raios UVB diminuirá. Por exemplo, a pele ficará vermelha em aproximadamente 10 minutos, quando você estiver ativo em clima quente, sem usar protetor solar. Enquanto isso, com o uso de protetor solar FPS 30, leva cerca de 300 minutos ou 5 horas, até que a pele comece a ficar vermelha. Mas lembre-se, isso não significa que quanto maior o FPS no protetor solar não garante proteção ideal. O motivo é que existem muitos outros fatores que afetam a eficácia do uso de protetor solar, como:
  • Mudanças de temperatura ou clima
  • Período de exposição
  • tipo de pele
  • Como usarprotetor solar
  • A quantidade de protetor solar usada
  • Outros fatores ambientais e individuais
Portanto, mesmo que você tenha usado protetor solar, você não tem necessariamente a proteção máxima contra a exposição ao sol. Na verdade, apenas cerca de 25-50% das pessoas usam protetor solar na quantidade recomendada. A proteção oferecida pelos filtros solares pode variar dependendo do valor do FPS, conforme abaixo:
  • FPS 15 protege a pele de 93% dos raios UVB
  • FPS 30 protege a pele de 97% dos raios UVB
  • FPS 50 protege a pele de 98% dos raios UVB
Leia também

Reconheça a diferença entre protetor solar e protetor solar

Protetor solar, FPS e raios UV

O valor SPF na embalagem protetor solar ele apenas descreve a capacidade de proteção contra os raios UVB. Pois, no início de seu aparecimento, a UVB é considerada uma exposição aos raios ultravioleta que precisa ser mais cuidadosa, quando comparada à UVA. O comprimento de onda UVB é mais curto. Isso acelera sua exposição à pele. Mas, na verdade, os raios UVA ainda podem causar problemas de pele. Se a exposição excessiva aos raios UVB pode causar queimaduras solares, a exposição aos raios UVA pode causar rugas, manchas escuras na pele e envelhecimento prematuro. Esses dois raios também são os precursores do câncer de pele. Portanto, além de olhar para o valor do FPS, também é aconselhável escolher protetor solar que oferece proteção de amplo espectro (amplo espectro). protetor solar com um amplo espectro pode protegê-lo da exposição aos raios UVB e UVA ao mesmo tempo. Além disso, existem vários outros fatores que você precisa considerar ao escolher o protetor solar certo, como tipo de pele e resistência à água.

Dicas para escolher protetor solar direito

Além de observar o valor do FPS, há vários outros fatores que você precisa considerar ao escolher um protetor solar. Aqui estão algumas dicas para escolher o protetor solar certo, para que sua pele fique saudável e protegida.

1. Considere estas três coisas importantes

Existem três coisas importantes que você precisa considerar ao escolher um protetor solar, a saber:

• Escolher protetor solar com FPS 30 ou mais

protetor solar com FPS 30 ou mais pode fornecer alta proteção para a pele. Além disso, os filtros solares com FPS inferior a 30, como FPS 15 ou menos, podem não fornecer proteção de amplo espectro.

• Pode fornecer proteção de amplo espectro

A proteção de amplo espectro (proteção contra os raios UVA e UVB) é necessária, pois os efeitos da exposição solar não são apenas o escurecimento da pele. Outros riscos, como envelhecimento precoce, aparecimento de rugas e câncer de pele, também precisam ser prevenidos.

• À prova d'água

protetor solar que não são à prova d'água, podem manchar ou desgastar mais rapidamente quando você suar ou nadar. Como resultado, a pele não obterá a proteção máxima. produtos protetor solar que possui um rótulo à prova d'água ou resistente à água, pode sobreviver na pele molhada por aproximadamente 40 minutos. Enquanto isso, os produtos rotulados como muito à prova d'água podem durar até 80 minutos.

2. Ajuste ao tipo de pele

Para que o uso de protetor solar não agrida a pele, escolha um que se adapte ao seu tipo de pele, como os seguintes.

• Pele com tendência a acne e oleosa

Se sua pele é propensa a erupções, escolha protetor solar qual é não comedogênico ou não obstruirá os poros. Certifique-se de encontrar uma descrição sobre ele na embalagem protetor solar.

• Pele alérgica e sensível

Para que o risco de alergias possa ser reduzido, evite protetor solar contendo perfume ou fragrância, parabenos e oxibenzona.

• Pele seca

Para pele seca, você pode escolher protetor solar que contém ingredientes hidratantes. Este produto incluirá uma descrição hidratante ou pele seca na embalagem. Leia também

Dicas de maquiagem para pele seca Depois de saber mais sobre o SPF, protetor solare dicas para escolhê-lo, você não deve mais se esquecer de usá-lo. Pois, usar protetor solar todos os dias, cerca de 30 minutos antes de se expor ao sol, é muito importante para proteger a pele a longo prazo.