Metabolismo é o processo de converter os alimentos e bebidas que você consome em energia e usar essa energia como combustível para realizar várias funções no corpo humano. Nesse processo, o corpo combinará as calorias que chegam com o oxigênio e, em seguida, os dois trabalharão juntos para produzir energia. Coisas vivas precisam de energia, não apenas para realizar atividades físicas como correr. Outros processos, como respiração, circulação sanguínea, trabalho hormonal, para o crescimento e reparo celular também requerem energia.
Conheça os processos metabólicos do corpo
Depois de comer algo, o sistema digestivo do corpo usará enzimas para fazer várias coisas, a saber:
- Decompõe a proteína em aminoácidos
- Converta gordura em ácidos graxos
- Converte carboidratos em açúcares simples, como a glicose
Aminoácidos, ácidos graxos e açúcares que serão usados como fonte de energia. Os três componentes também serão absorvidos pelo sangue e circulados por todas as células do corpo. Nas células, todos os três serão re-metabolizados por enzimas. Os resultados desse segundo metabolismo serão então usados pelas células para mantê-las funcionando. O resto será armazenado nos tecidos do corpo, especialmente fígado, músculos e gordura.
Processos metabólicos no corpo
A essência dos processos metabólicos é o equilíbrio. Assim, quando o corpo humano usa a energia existente como combustível para realizar suas várias funções, ao mesmo tempo ocorrerá um processo de formação de energia para que o combustível esteja continuamente disponível. Esses dois processos são conhecidos como anabolismo e catabolismo.
1. Anabolismo
Anabolismo é o processo que ocorre quando o corpo usa a energia disponível para construir células e armazena o resto para que possa ser usado quando necessário. Este processo anabólico permite o crescimento de novas células e mantém as funções dos tecidos funcionando. No anabolismo, pequenas moléculas são convertidas em moléculas maiores e mais complexas de carboidratos, proteínas e gorduras.
2. Catabolismo
Catabolismo é o processo pelo qual o corpo produz a energia necessária para várias atividades celulares. Nesse processo, as células quebram grandes moléculas, como carboidratos e gorduras, para liberar energia. Essa energia será usada no processo de anabolismo. Essa energia também será usada para aquecer o corpo, fazer os músculos se contraírem e dar ao corpo força para se mover. Após a ocorrência desses dois processos, os restos de produtos metabólicos existentes serão excretados pela pele, rins, pulmões e intestinos. [[Artigo relacionado]]
Coisas que afetam o metabolismo do corpo
O número de calorias necessárias ao corpo para realizar um ciclo metabólico é conhecido como
taxa metabólica basal ou taxa metabólica basal. Muitas pessoas acreditam que quanto mais rápida a taxa metabólica basal de uma pessoa, mais fácil será perder peso. Por outro lado, as pessoas com ritmo lento terão dificuldade em atingir o peso corporal ideal. No entanto, isso não foi realmente provado como verdade. Existem várias coisas que afetam a taxa metabólica basal do seu corpo, tais como:
1. Idade
À medida que envelhecemos, a quantidade de músculos no corpo tende a diminuir. Quanto mais você envelhece, a gordura vai dominar o corpo. É isso que torna a queima de calorias mais lenta.
2. Tamanho e composição corporal
Quanto maior o tamanho do corpo de uma pessoa, mais rápida será sua taxa metabólica. Porque eles têm mais músculos. Isso permite que a pessoa queime calorias mesmo em repouso.
3. Gênero
Os homens geralmente têm mais músculos e menos gordura do que as mulheres com o mesmo peso e idade. Assim, a queima de calorias no corpo de um homem geralmente ocorre mais rápido.
4. Temperatura corporal
O metabolismo corporal também pode ser afetado por fatores ambientais, como a temperatura. Quando você está em uma área com temperaturas extremas, como muito quente ou muito frio, o processo metabólico ocorre mais rapidamente.
5. Ingestão de alimentos
O tipo de ingestão que você consome também afetará sua taxa metabólica. A ingestão de cafeína, por exemplo, acelera o metabolismo. Enquanto isso, se você não comer comida suficiente, seu metabolismo ficará lento.
6. Hormônios
Se houver um distúrbio na produção do hormônio tireoidiano no corpo, a taxa metabólica também apresentará problemas, sendo mais rápida ou mais lenta do que deveria, dependendo dos níveis hormonais no corpo.
7. Atividade física
Pessoas que são ativas na atividade física, sua taxa metabólica será mais rápida. A atividade física em questão não significa exercícios extenuantes. Movimentos simples, como caminhar, também ajudam a acelerar o metabolismo.
Desordens do metabolismo do corpo
Quando o processo metabólico deixa de ocorrer, haverá um desequilíbrio na quantidade de substâncias importantes como açúcar, proteína e gordura no corpo. O corpo pode ter muito ou pouco dessas substâncias. Isso pode desencadear várias doenças no corpo, como:
1. Diabetes
O diabetes é uma das doenças metabólicas mais comuns. Em geral, esta doença pode ser dividida em 2 tipos, nomeadamente diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2. A diabetes tipo 1 é a diabetes que ocorre devido a doenças auto-imunes. Em pessoas com essa doença, o sistema imunológico do corpo ataca realmente as células do pâncreas, de modo que o corpo não consegue produzir insulina suficiente. Esse tipo pode acontecer com crianças. Enquanto isso, o diabetes tipo 2 é aquele com o qual muitos de nós estamos familiarizados. Causada por uma dieta pouco saudável, a função do hormônio insulina no corpo ao longo do tempo não funciona adequadamente.
2. Síndrome metabólica
A síndrome metabólica é um grupo de distúrbios de saúde que ocorrem juntos e aumentam o risco de doenças cardíacas, derrame e diabetes tipo 2. Os distúrbios em questão são aumento da pressão arterial, níveis elevados de açúcar no sangue, acúmulo de gordura na área da cintura e abdômen e níveis anormais de colesterol e triglicerídeos.
3. Doença de Gaucher
Essa doença torna o corpo incapaz de quebrar as gorduras do fígado, baço e medula óssea. Isso faz com que o sofredor sinta dor constante, experimente danos nos ossos ou mesmo a morte. Essa condição pode ser curada com terapia de reposição enzimática.
4. Hemocromatose hereditária
Nessa condição, há excesso de ferro no organismo. O acúmulo de ferro no corpo pode causar várias doenças, como cirrose diária, câncer de fígado, diabetes e doenças cardíacas. Esta doença pode ser tratada com a remoção de sangue do corpo por meio de um procedimento de flebotomia regularmente.
5. Doença da urina do xarope de bordo (MSUD)
MSUD faz com que o metabolismo dos aminoácidos no corpo do sofredor seja interrompido. Isso pode causar danos às células nervosas. Se não for tratada imediatamente, a MSUD corre o risco de causar a morte do bebê algum tempo após o nascimento. Enquanto isso, para o tratamento, o médico fornecerá limites para o consumo de certos tipos de aminoácidos. [[artigo relacionado]] O processo metabólico é muito importante para o corpo, de modo que, quando há um distúrbio, a doença que ocorre é bastante grave. Portanto, continue a manter os níveis metabólicos no corpo consumindo regularmente alimentos saudáveis e fazendo exercícios regularmente.